Prepare as finanças da sua empresa para o pagamento do 13º

part • 16 de novembro de 2020

O pagamento do 13º salário é motivo de tensão para muitos empresários, principalmente em períodos de crise. Apesar da indicação de poupar ao longo do ano e estar preparado para a ocasião, este ano foi bastante atípico e muitos empreendedores precisaram utilizar as economias para manter seu negócio ao longo de 2020. 

Para proteger os negócios dos impactos do Corona Vírus na economia, o Governo Federal introduziu a MP 936, transformada na lei 14.020, que estipula suspensão de contratos de trabalho, reduções de jornada de trabalho e também de salários. 

A lei foi motivo de alívio para empresários, no entanto, a medida provisória e a lei não tratam especificamente do pagamento do 13º salário, deixando espaço para diferentes interpretações sobre o pagamento do benefício. 

Alguns especialistas afirmam que o pagamento deve ser feito com base no contrato de trabalho. Neste caso, o pagamento do 13º deverá ser feito em sua totalidade, sem incidência de descontos, tendo como base o valor definido no contrato firmado entre as partes.

Outros especialistas orientam que o pagamento deve ser realizado de acordo com a quantidade de meses trabalhados e fazendo então o cálculo para pagamento proporcional. Se o colaborador trabalhou apenas 9 meses ao longo do ano de 2020, ele tem direito a receber apenas 9 partes (do total de 12) de um salário completo. 

Para não errar, é importante consultar os contadores que atendem sua empresa e pedir a orientação específica para este assunto. Eles possuem informações mais atualizadas sobre o tema e podem te orientar sobre o melhor caminho a ser seguido.

Após conversar com seu contador, é importante analisar como está o caixa de sua empresa. Existem recursos disponíveis para os pagamentos da primeira e segunda parcela do 13º salário de seus colaboradores? 

Se a resposta for negativa, uma boa alternativa é solicitar crédito para o pagamento da folha. Com um empréstimo, você pagará seus colaboradores à vista e o montante sairá de seu caixa em parcelas iguais. Isto te trará mais tranquilidade e um tempo maior para o gerenciamento e organização de suas contas. 

Portanto, pesquise todas as linhas de crédito disponíveis para o seu negócio, as taxas praticadas e o prazo para pagamento.  

Por fim, vale lembrar que o período das festas de final de ano é muito quente para o comércio e para o ramo de serviços. Isto pode aquecer suas vendas e melhorar o caixa de seu negócio. Lembre-se que com os efeitos da pandemia da COVID19, a previsão é que a forma de se comprar e vender siga diferente dos anos anteriores.

Para garantir que nenhuma venda deixe de ser feita, comece a vender online , explore os comunicadores para vender mais e crie uma logística de entrega eficiente !

No blog do BDMG Orienta você encontra mais conteúdos para o sucesso do seu negócio. Para não perder nenhum lançamento, assine nossa newsletter.

Crédito barato para empresas mineiras que faturam

até R$ 4,8 milhões/ano

Simulação Online

Mais publicações

Uma pessoa está usando um smartphone com um gráfico na tela.
Por part 20 de fevereiro de 2026
Confira sete dicas de aplicativos de controle financeiro para facilitar e otimizar a organização financeira de sua empresa e evitar dívidas.
mulher fazendo controle de estoque páscoa
Por Marcos Favero 19 de fevereiro de 2026
Aprenda como planejar o estoque de Páscoa, calcular volumes corretos, analisar histórico de vendas e reduzir perdas em negócios.
empreendedor calculando fluxo de caixa projetado
Por Marcos Favero 4 de fevereiro de 2026
Fluxo de caixa projetado: aprenda como prever entradas e saídas da sua empresa ao longo do ano, antecipar riscos, planejar investimentos e tomar decisões financeiras.
empreendedor pesquisando sobre credito 2026
Por Marcos Favero 4 de fevereiro de 2026
Entenda como funciona a análise de crédito em 2026, os principais motivos da recusa de crédito e o que fazer após um empréstimo negado.
mulher buscando crédito empresarial
Por Marcos Favero 30 de janeiro de 2026
Aprenda como organizar sua empresa ao longo do ano para buscar crédito empresarial com mais estratégia, planejamento financeiro e maiores chances de aprovação.
mulher calculando score de crédito empresarial
Por Marcos Favero 30 de janeiro de 2026
Entenda o que é score de crédito empresarial, como ele é calculado e quais práticas ajudam a melhorar a pontuação e conquistar melhores condições de crédito.
Mostrar mais