Como começar a organizar as finanças do seu negócio?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 20 de Agosto de 2020.

Os últimos meses mostraram a importância da organização e do planejamento financeiro no dia-dia dos negócios, por este motivo preparamos este guia rápido para te orientar sobre a importância de organizar as finanças da empresa e compartilhar também dicas para reorganizar o seu caixa e lidar com as dívidas.

Para uma rotina financeira com as finanças mais organizadas, é primordial que você comece fazendo uma lista sobre os custos do negócio. Esta lista precisa considerar todos os gastos ou possíveis gastos e você deve incluir também os pequenos detalhes. Uma dica é avaliar as notas fiscais recebidas e separar esta lista em duas colunas, em uma você deverá listar os custos com mercadorias/produtos e na outra os custos do negócio (contas, despesas com aluguel, contabilidade, funcionários e até mesmo o cafézinho servido aos clientes e colaboradores). 

Depois que você souber todos os custos de sua empresa, você terá um panorama completo de como está a saída do dinheiro em estabelecimento e o próximo passo é analisar a entrada do dinheiro. Quando você vende ou produz mais? Existe um período do mês ou do ano em que as vendas costumam ser mais altas? Somando as entradas dos últimos meses, você conseguirá traçar a média das vendas mensal e então poderá conciliar a lista dos custos do negócio com a lista de entrada do dinheiro.

A maioria das empresas sentiu os impactos da crise financeira do COVID19, por isso é importante analisar todos os números passados para poder se planejar para o ano corrente e para os meses que estão por vir. 

Renegociar com fornecedores é um jeito prático de começar a organizar as finanças de sua empresa e reduzir as dívidas. A conversa amigável e aberta é sempre o melhor caminho para conciliação das dívidas, no entanto, antes de propor uma negociação é importante que você siga os passos acima para entender todos os detalhes da movimentação financeira em seu comércio.

Depois de conciliar a lista dos custos do negócio com a lista de entrada do dinheiro, você precisará recalcular os preços e valores praticados em seu negócio. O mercado também está fazendo o mesmo para manter as operações funcionando, então não tenha medo da reação de seu público. Este aumento pode ser gradual ou apenas em alguns itens, a dica aqui é conferir com parceiros de negócios e concorrentes como estão os preços praticados.

Quando você tiver a compreensão de como estão as finanças com negócio, ficará mais fácil criar estratégias de vendas, realizar promoções ou criar combos de produtos. Lembre-se que ampliar os canais de vendas é uma boa estratégia nesse período, já que as vendas online e a procura por atendimento virtual aumentaram exponencialmente. Nós já falamos sobre este assunto neste conteúdo: Comece a vender online em 4 passos.

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários