E-mail marketing: conheça as boas práticas para vender mais
Você conhece aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Assim, saiba que uma forma de manter seu negócio sendo visto e lembrado por seus clientes ou possíveis clientes é a utilização do e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma maneira simples, barata e eficaz de vender mais e manter um bom relacionamento com o cliente. Você pode avisá-los sobre novos lançamentos, promoções exclusivas e até mesmo enviar felicitações em datas comemorativas (dia da secretária, dia do médico, dia do advogado) ou no aniversário de seu cliente.
Como montar a sua lista de e-mails?
A oferta de listas de e-mails na internet é grande. Apesar de parecer uma boa opção, isto acaba prejudicando a imagem de sua empresa. Você enviará mensagens a contatos que não autorizaram receber contato, ou seja, as chances de seus e-mails serem deletados antes mesmo de serem abertos é muito alta.
Além disso, de acordo com a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) , você deverá ter o consentimento dos destinatários para enviar mensagens, ou seja, as listas não estão de acordo com a lei .
O melhor jeito de construir sua lista de contatos com e-mails de clientes é fazer um cadastro rápido no momento da compra física ou online. Dados como nome, endereço de e-mail e data de nascimento já fornecerão possibilidades para que você se comunique e mantenha um melhor relacionamento com o cliente.
Se o seu negócio é online , você pode aumentar um pouco o número de informações para cadastro incluindo o número de celular, por exemplo, mas é importante não solicitar muitos dados ou a pessoa pode desistir antes mesmo de começar a preencher seu questionário.
Ainda tem dúvidas sobre as vendas online?
Ferramentas de e-mail marketing
Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e algumas delas são gratuitas. Para testar o resultado do disparo de alguns e-mails e vender mais , considere começar com uma ferramenta gratuita e depois migre para um plano pago, que normalmente traz algumas opções extras para o seu negócio.
Aqui estão duas sugestões de ferramentas para você testar e começar: Sender e NitroNews .
Boas práticas do e-mail marketing
Desenvolva um texto curto e direto para otimizar a leitura. Além disso, defina uma linha de raciocínio que não seja longa e que represente o conteúdo da mensagem. Algumas outras dicas são:
- revisar a ortografia;
- utilizar o tom de voz de seu público;
- pedir para alguém ler e opinar sobre o seu texto antes do envio;
- oferecer informações completas e estimular que o cliente entre em contato com você;
- assinar seu e-mail e colocar dados de contatos adicionais, como telefone ou número para mensagens rápidas .
Para evitar que seus e-mails sejam classificados como SPAM , você pode testar seu e-mail neste site . A análise é gratuita e a plataforma mostrará palavras usadas em seu texto que podem fazer com que seu e-mail seja considerado lixo eletrônico.
Crie uma estratégia de disparo de e-mail marketing
Antes de começar a disparar e-mail marketing para seu público, é importante criar uma estratégia que apoie esses envios. Outro ponto importante é que sua comunicação deve conter “chamadas para ação”, mais conhecidas como “CTAs”. Elas instigam a interação do leitor com a sua empresa.
Um ‘CTA’ pode sugerir a leitura de um texto em seu blog , o contato via redes sociais com seu negócio ou até mesmo um contato telefônico. Veja um exemplo de CTA logo abaixo:
Alguns pontos para você analisar ao construir sua estratégia são:
- quantos e-mails serão enviados? ;
- qual será o CTA de cada mensagem? ;
- qual será a periodicidade dos e-mails ? (semanal, quinzenal, mensal);
- qual será o público? (atuais clientes, consumidores que não frequentam sua loja há algum tempo, quem já fez contato com sua marca mas ainda não comprou, etc.);
- qual o objetivo de cada e-mail ? (oferecer descontos, contar uma novidade ou informar sobre tendências de mercado, por exemplo).
Como você pôde ver, o e-mail marketing pode ser um grande aliado do seu negócio e, para isso, é importante construir uma lista de contatos de qualidade e manter o foco na estratégia seguindo as boas práticas.
Agora você já está por dentro sobre manter um melhor relacionamento com o cliente e vender mais!
Tenha uma linha de crédito para investir em sua empresa.
Crédito barato para empresas mineiras que faturam
até R$ 4,8 milhões/ano