logo
logo

E-mail marketing: conheça as boas práticas para vender mais

part • nov. 20, 2020

Você conhece aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Assim, saiba que uma forma de manter seu negócio sendo visto e lembrado por seus clientes ou possíveis clientes é a utilização do e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma maneira simples, barata e eficaz de vender mais e manter um bom relacionamento com o cliente. Você pode avisá-los sobre novos lançamentos, promoções exclusivas e até mesmo enviar felicitações em datas comemorativas (dia da secretária, dia do médico, dia do advogado) ou no aniversário de seu cliente.

Como montar a sua lista de e-mails?

A oferta de listas de e-mails na internet é grande. Apesar de parecer uma boa opção, isto acaba prejudicando a imagem de sua empresa. Você enviará mensagens a contatos que não autorizaram receber contato, ou seja, as chances de seus e-mails serem deletados antes mesmo de serem abertos é muito alta. 

Além disso, de acordo com a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) , você deverá ter o consentimento dos destinatários para enviar mensagens, ou seja, as listas não estão de acordo com a lei

O melhor jeito de construir sua lista de contatos com e-mails de clientes é fazer um cadastro rápido no momento da compra física ou online. Dados como nome, endereço de e-mail e data de nascimento já fornecerão possibilidades para que você se comunique e mantenha um melhor relacionamento com o cliente.

Se o seu negócio é online , você pode aumentar um pouco o número de informações para cadastro incluindo o número de celular, por exemplo, mas é importante não solicitar muitos dados ou a pessoa pode desistir antes mesmo de começar a preencher seu questionário. 

Ainda tem dúvidas sobre as vendas online?

Ferramentas de e-mail marketing

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e algumas delas são gratuitas. Para testar o resultado do disparo de alguns e-mails e vender mais , considere começar com uma ferramenta gratuita e depois migre para um plano pago, que normalmente traz algumas opções extras para o seu negócio.

Aqui estão duas sugestões de ferramentas para você testar e começar: Sender e NitroNews .

Boas práticas do e-mail marketing

Desenvolva um texto curto e direto para otimizar a leitura.  Além disso, defina uma linha de raciocínio que não seja longa e que represente o conteúdo da mensagem. Algumas outras dicas são:

  • revisar a ortografia;
  • utilizar o tom de voz de seu público;
  • pedir para alguém ler e opinar sobre o seu texto antes do envio;
  • oferecer informações completas e estimular que o cliente entre em contato com você;
  • assinar seu e-mail e colocar dados de contatos adicionais, como telefone ou número para mensagens rápidas

Para evitar que seus e-mails sejam classificados como SPAM , você pode testar seu e-mail neste site . A análise é gratuita e a plataforma mostrará palavras usadas em seu texto que podem fazer com que seu e-mail seja considerado lixo eletrônico.

Crie uma estratégia de disparo de e-mail marketing

Antes de começar a disparar e-mail marketing para seu público, é importante criar uma estratégia que apoie esses envios. Outro ponto importante é que sua comunicação deve conter “chamadas para ação”, mais conhecidas como “CTAs”. Elas instigam a interação do leitor com a sua empresa. 

Um ‘CTA’ pode sugerir a leitura de um texto em seu blog , o contato via redes sociais com seu negócio ou até mesmo um contato telefônico. Veja um exemplo de CTA logo abaixo:

Alguns pontos para você analisar ao construir sua estratégia são:

  • quantos e-mails serão enviados? ;
  • qual será o CTA de cada mensagem? ;
  • qual será a periodicidade dos e-mails ? (semanal, quinzenal, mensal);
  • qual será o público? (atuais clientes, consumidores que não frequentam sua loja há algum tempo, quem já fez contato com sua marca mas ainda não comprou, etc.);
  • qual o objetivo de cada e-mail ? (oferecer descontos, contar uma novidade ou informar sobre tendências de mercado, por exemplo).

Como você pôde ver, o e-mail marketing pode ser um grande aliado do seu negócio e, para isso, é importante construir uma lista de contatos de qualidade e manter o foco na estratégia seguindo as boas práticas. 

Agora você já está por dentro sobre manter um melhor relacionamento com o cliente e vender mais!

Tenha uma linha de crédito para investir em sua empresa.

empréstimo para expansão empresarial
Por Marcos Favero 07 mai., 2024
Descubra se vale a pena pegar crédito para expandir seu negócio. Explore dicas e estratégias essenciais para uma expansão empresarial bem-sucedida.
como fazer faturamento da empresa
Por Marcos Favero 30 abr., 2024
Descubra como calcular e aumentar o faturamento da sua empresa. Conheça estratégias e saiba quando é o momento certo para solicitar financiamento.
cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Mais Posts
Share by: