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Planejamento estratégico: como aplicar a matriz SWOT no seu negócio

part • dez. 21, 2020

Sabemos que muitos negócios foram fortemente impactados pela COVID-19, especialmente, as micro e pequenas empresas. E um dos motivos pode ter sido a falta de conhecimento ou de ferramentas para criar um planejamento estratégico focado na redução das perdas geradas pela pandemia. 

O planejamento estratégico nada mais é do que o profundo conhecimento sobre o seu negócio e análise dos fatores internos e externos, que podem auxiliar ou afetá-lo. 

Existem diferentes metodologias e jeitos de se fazer um planejamento estratégico empresarial. Neste texto, trouxemos para você uma matriz de 4 eixos chamada SWOT.

Por meio dessa matriz, você consegue ter um diagnóstico completo da situação do seu negócio e dos fatores que estão no seu entorno, para evitar riscos e poder aproveitar as oportunidades.

O que é Análise SWOT? 

A expressão SWOT é uma combinação das primeiras letras das palavras (em inglês) Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), desenvolvida pelos professores Roland Christensen e Kenneth Andrews da Harvard Business School, uma importante instituição de ensino dos EUA. 

A matriz SWOT traz um jeito simples de se fazer o planejamento estratégico dos negócios, apresentando todos os fatores que podem ajudar ou atrapalhar o sucesso da sua empresa. Esses fatores são divididos em quatro categorias:

  • Strengths -> Forças
  • Weaknesses -> Fraquezas
  • Opportunities -> Oportunidades
  • Threats -> Ameaças

Eixo Interno do Negócio: Strengths (Forças) + Weaknesses (Fraquezas)

Você conhece as potencialidades e as fraquezas de seu negócio? É neste eixo que precisa listar todas que achar relevantes. Por exemplo, se sua equipe é eficaz no atendimento ou atende com destreza as necessidades de seus clientes. Se a sua resposta for sim, você deve colocar sua equipe na parte de potencialidades, mas, se a resposta for não, sua equipe estará na parte de fraquezas.

Outro exemplo é sobre as finanças da empresa. Você possui um plano de organização de sua reserva emergencial? Se tiver, deverá listar este item em potencialidades, caso contrário marque-o em fraquezas. 

Eixo Externo do Negócio: Opportunities (Oportunidades) + Threats (Ameaças)

Existem fatores externos que podem ajudar ou atrapalhar os resultados do seu negócio. A finalização da construção de um prédio comercial próximo a sua empresa pode, por exemplo, ser uma oportunidade, já que haverá mais pessoas caminhando próximo ao seu estabelecimento. 

Por outro lado, a dificuldade em encontrar matéria-prima ou o seu custo elevado, são consideradas ameaças. Isso porque pode, entre outras coisas, prejudicar a produção ou deixar sua empresa menos competitiva.

Como montar uma matriz SWOT? 

Aplicar a matriz SWOT para a criação de um planejamento estratégico não é algo muito difícil e, por isso, é muito utilizada por empresas de todos os tamanhos.

Vamos ver, então, um passo a passo para aplicar a matriz SWOT na análise do seu negócio:

  • Faça uma reunião com seus sócios e sua a equipe para levantar todos os fatores;
  • Em seguida, analise os fatores internos e externos;
  • Monte a sua matriz SWOT;
  • Avalie a viabilidade do que foi analisado para inclusão no planejamento estratégico;
  • E ao final, a análise SWOT se tornará a sua estratégia.
Quais fatores posso incluir em minha análise?

Todos os fatores relevantes para o seu negócio podem ser incluídos em seu planejamento estratégico. No entanto, é importante analisar com cautela e evitar responder por impulso ou achismo. Uma análise coerente deixará seu planejamento estratégico assertivo para as necessidades da sua empresa e fácil de ser executado. 

Confira aqui alguns exemplos de fatores que podem ser incluídos na matriz SWOT:

  • Clima;
  • Cotação do dólar;
  • Equipe;
  • Finanças;
  • Gestão da empresa;
  • Localização;
  • Logística de entrega;
  • Marca;
  • Produtos;
  • Matéria-prima;
  • Presença na Internet;
  • Fornecedores.
Aplicando a matriz SWOT no planejamento estratégico

Com a matriz SWOT, você poderá identificar de maneira rápida e visual os possíveis gargalos de sua empresa. E a partir de então, definir no planejamento estratégico os meios para diminuí-los. 

Assim, é recomendável iniciar o planejamento estratégico do seu negócio pela análise SWOT. Você terá informações e uma visão melhor do todo para definir as metas de curto, médio e longo prazo da sua empresa.  

Além disso, a matriz pode ajudá-lo a identificar ou rever procedimentos internos de gestão, produção ou mesmo de vendas, renegociar e buscar por novos fornecedores, treinar colaboradores, entre outros. 

Gostou do nosso conteúdo? Preencha o formulário abaixo para fazer o download da matriz SWOT e planejar o próximo ano da sua empresa. 

 



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