O planejamento estratégico nada mais é do que o profundo conhecimento sobre o seu negócio e análise dos fatores internos e externos, que podem auxiliar ou afetá-lo.
Existem diferentes metodologias e jeitos de se fazer um planejamento estratégico empresarial. Neste texto, trouxemos para você uma matriz de 4 eixos chamada SWOT.
Por meio dessa matriz, você consegue ter um diagnóstico completo da situação do seu negócio e dos fatores que estão no seu entorno, para evitar riscos e poder aproveitar as oportunidades.
A expressão SWOT é uma combinação das primeiras letras das palavras (em inglês) Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), desenvolvida pelos professores Roland Christensen e Kenneth Andrews da Harvard Business School, uma importante instituição de ensino dos EUA.
A matriz SWOT traz um jeito simples de se fazer o planejamento estratégico dos negócios, apresentando todos os fatores que podem ajudar ou atrapalhar o sucesso da sua empresa. Esses fatores são divididos em quatro categorias:
Você conhece as potencialidades e as fraquezas de seu negócio? É neste eixo que precisa listar todas que achar relevantes. Por exemplo, se sua equipe é eficaz no atendimento ou atende com destreza as necessidades de seus clientes. Se a sua resposta for sim, você deve colocar sua equipe na parte de potencialidades, mas, se a resposta for não, sua equipe estará na parte de fraquezas.
Outro exemplo é sobre as finanças da empresa. Você possui um plano de organização de sua reserva emergencial? Se tiver, deverá listar este item em potencialidades, caso contrário marque-o em fraquezas.
Existem fatores externos que podem ajudar ou atrapalhar os resultados do seu negócio. A finalização da construção de um prédio comercial próximo a sua empresa pode, por exemplo, ser uma oportunidade, já que haverá mais pessoas caminhando próximo ao seu estabelecimento.
Por outro lado, a dificuldade em encontrar matéria-prima ou o seu custo elevado, são consideradas ameaças. Isso porque pode, entre outras coisas, prejudicar a produção ou deixar sua empresa menos competitiva.
Aplicar a matriz SWOT para a criação de um planejamento estratégico não é algo muito difícil e, por isso, é muito utilizada por empresas de todos os tamanhos.
Vamos ver, então, um passo a passo para aplicar a matriz SWOT na análise do seu negócio:
Todos os fatores relevantes para o seu negócio podem ser incluídos em seu planejamento estratégico. No entanto, é importante analisar com cautela e evitar responder por impulso ou achismo. Uma análise coerente deixará seu planejamento estratégico assertivo para as necessidades da sua empresa e fácil de ser executado.
Confira aqui alguns exemplos de fatores que podem ser incluídos na matriz SWOT:
Com a matriz SWOT, você poderá identificar de maneira rápida e visual os possíveis gargalos de sua empresa. E a partir de então, definir no planejamento estratégico os meios para diminuí-los.
Assim, é recomendável iniciar o planejamento estratégico do seu negócio pela análise SWOT. Você terá informações e uma visão melhor do todo para definir as metas de curto, médio e longo prazo da sua empresa.
Além disso, a matriz pode ajudá-lo a identificar ou rever procedimentos internos de gestão, produção ou mesmo de vendas, renegociar e buscar por novos fornecedores, treinar colaboradores, entre outros.
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