logo
logo

Como criar um modelo de orçamento? Dicas básicas para vender mais

part • mar. 31, 2021

A Internet e os diferentes dispositivos eletrônicos facilitaram muito o fluxo de informações, em especial entre vendedores e compradores. Quem vende algum produto e especialmente serviços precisa estar pronto para receber solicitações de orçamento e cotações de preços on-line e a qualquer hora. Estar familiarizado com o envio e recebimento frequentes de vários tipos de orçamentos é uma característica que todo profissional de vendas deve dominar e que pode representar um diferencial do seu negócio sob a visão do seu cliente. 

Mas, você já parou para pensar quais são os motivos que te levam a validar um orçamento ou que fazem com que seus clientes aceitem ou rejeitem sua proposta? Nesse post, buscamos esclarecer suas dúvidas sobre como fazer um orçamento claro e objetivo, e os tipos de orçamento mais comuns. Confira.

O que é um orçamento e como ele pode melhorar os resultados do seu processo de venda ?

Os orçamentos são documentos que descrevem os produtos e serviços a serem vendidos e/ou prestados por uma determinada empresa a um cliente. Quando o cliente entra em contato com sua empresa, ele deseja uma resposta rápida, informativa e precisa sobre seu serviço e/ou produto e seus valores. Caso concorde com o que é oferecido e o valor cobrado, conclui a compra. Por isso, é essencial ter um modelo de orçamento bem estruturado e atrativo.

O que é um modelo de orçamento?

É um documento base, que deve ser utilizado para agilizar o envio das propostas aos seus clientes. Você não precisa começar do zero toda vez que receber uma solicitação e pode ainda definir diferentes modelos para os seus diferentes tipos de clientes. O maior benefício de utilizar um modelo de orçamento é agilizar o processo de venda e também agregar um certo nível de personalização para o seu cliente. Lembre-se: um orçamento pode ser a primeira impressão sobre a sua empresa, por isso tome bastante cuidado na sua elaboração.

Quais dados devem estar presentes no orçamento?

As informações que devem estar presentes no orçamento variam de acordo com o tipo e complexidade do produto ou serviço que a empresa oferece a seus clientes, mas existem algumas informações que são comuns para a maioria dos orçamentos. Confira:

  • Descrição dos serviços/produtos : insira todos os detalhes do serviço ou produto que está sendo oferecido, como o escopo do trabalho ou a quantidade de itens que o cliente vai receber. Nesse momento, é essencial que você especifique bem todos esses dados e mostre para seu cliente o que ele está comprando ou contratando. 
     
  • Valores : informe o valor total (dividindo-o em mão-de-obra e materiais a serem utilizados, se aplicável) caso seja um serviço a ser prestado. Em caso de venda de produtos, é fundamental que você informe o valor unitário e o valor total da compra .
  • Condições de pagamento : informe se o pagamento deve ser realizado à vista ou a prazo (nesse caso, indique a quantidade de parcelas), as formas de pagamento disponíveis (cartões de crédito, débito, transferência bancária, pagamento digital , etc.) e os descontos, caso você trabalhe com essa possibilidade.
  • Prazo de validade do orçamento : segundo o Código de Defesa do Consumidor (faça o download aqui ), o prazo mínimo deve ser de 10 dias, mas você pode estendê-lo caso ache viável.
  • Informações da sua empresa : informe seus contatos, como e-mail, telefone e outros canais disponibilizados por sua empresa. É importante estar disponível para o atendimento de dúvidas e questões relacionadas à proposta e não se esqueça de responder com prioridade! 

 

  • Outras informações: avalie a necessidade de incluir outros dados interessantes para seu cliente e que precisam ser considerados, como o prazo de entrega de produtos , possíveis custos extras não inclusos na proposta, etc. 

Dica extra: personalize cada proposta com as informações de seu cliente, como nome, empresa, e-mail e telefone, por exemplo. Isso torna a proposta exclusiva para aquele cliente específico e ajuda a agregar mais valor à sua proposta.

Caso tenha em seu histórico de clientes, histórias parecidas, faça um resumo de um cliente que foi atendido com a mesma solução, busque depoimentos e referências. Esta é uma estratégia que enriquece muito este primeiro contato e cria uma maior aproximação.

Como fazer um modelo de orçamento?

Confira essas dicas para elaborar um modelo eficiente e otimizado para suas vendas:

  1. Antes de tudo é preciso se colocar no lugar do cliente e pensar “quais são as informações que eu gostaria de receber para comprar esse produto ou contratar esse serviço?”. Com isso você já tem uma base e um ponto de partida. 
  2. Lembre-se de indicar o que não está incluso no orçamento. A transparência gera confiança e pode aumentar as chances de fechamento do negócio com você. Isso também faz parte do processo de atração e fidelização de clientes
  3. Aposte em um visual atrativo.  Esse é um dos fatores que agregam valor à sua proposta e mostra que você trata com seriedade sua relação com o cliente.
  4. Revise! Após organizar seu modelo de orçamento e sua proposta, confira se todos os dados estão batendo, desde o nome de seu cliente até os valores indicados. Tudo o que você não quer é que sua apresentação seja feita com dados errados.
  5. Apresente e reforce sua venda! A entrega de um orçamento é um ótimo momento para você reforçar os benefícios que você oferece aos seus clientes e os pontos positivos de sua marca. Valorize seu trabalho.

Agora é hora de vender!

Ao investir alguns momentos na elaboração de um modelo de orçamento, você avança alguns passos preciosos em direção ao fechamento de uma venda. 

Aproveite as informações que você obteve aqui, coloque em prática em sua rotina e aumente as chances de sucesso em suas vendas

E, para que você crie novas oportunidades de negócios e veja seu negócio crescer, conte com a gente. Clique no botão abaixo e confira as opções que temos para você alavancar suas vendas.

credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
Mais Posts
Share by: