Entender esse conceito é essencial para quem tem uma empresa, independente de seu porte. O faturamento é, basicamente, a soma das receitas obtidas pelo seu negócio, seja pela venda de produtos ou prestação de serviços. Além disso, é um dos principais indicadores operacionais de uma empresa.
Entender o faturamento também é o primeiro passo para começar a organizar as finanças do seu negócio , pois, assim, é possível ter uma visão mais ampla da saúde financeira de sua empresa.
Agora que você entendeu a definição de faturamento, que tal vermos como calcular o faturamento do seu negócio? Prepare-se e boa leitura!
É importante lembrar que o faturamento da empresa só pode ser obtido após as análises das vendas de produtos e / ou serviços, que resultarão nos valores reais obtidos dessas transações.
No primeiro momento, é preciso fazer uma estimativa de faturamento , que é uma previsão da receita obtida pelo seu negócio em um determinado período do ano.
São variadas as formas que temos de calcular a estimativa de faturamento. Seja com base em números anteriores de suas vendas, projeções de mercado, projeções com referência na margem de contribuição e outros dados. Verifique a mais adequada ao seu negócio e independentemente da forma escolhida, saiba que essa estimativa pode auxiliar no planejamento de suas ações a curto, médio e longo prazo e nas estratégias escolhidas para alcançar esse planejamento.
Entenda mais sobre os tipos de previsão de faturamento
Vamos avaliar, juntos, alguns exemplos de previsão de faturamento que podem ser criadas para que você consiga avaliar a situação financeira de sua empresa:
Esse tipo de projeção, como o próprio nome indica, é realizada tendo-se como referência algum período específico de vendas de sua empresa . Alguns exemplos são as previsões baseadas em dados trimestrais, semestrais e anuais, que indicam metas a serem superadas nos próximos períodos.
Essas projeções levam em consideração dados da concorrência, a situação financeira do mercado como um todo, as possibilidades de crescimento dentro da realidade, entre outras informações obtidas com pesquisa de mercado.
Esse tipo de estimativa leva em consideração todos os valores necessários para cobrir as despesas de funcionamento de sua empresa, seja com pagamento de funcionários, obtenção de matéria-prima, investimentos em expansão, etc.
Depois de atingida essa meta de faturamento, todo valor acrescido será o lucro da empresa.
O faturamento é o valor bruto arrecadado pela empresa. Já o lucro é o valor resultante do faturamento após subtraídos os valores correspondentes às despesas gerais para a manutenção da empresa e do negócio.
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Agora que você entendeu como são feitas as previsões e a diferença entre o faturamento e o lucro, veja algumas dicas de como fazer uma previsão de faturamento eficiente e que pode te ajudar no controle de seu negócio:
Evite o otimismo em excesso na hora de fazer sua projeção. O faturamento mensal pode trazer surpresas, pois depende sempre de fatores externos. Procure basear sua previsão nos dados de seu fluxo de caixa .
Na gestão de uma empresa os “achismos” não têm vez. Faça sua projeção sempre com base em informações confiáveis e no desempenho de sua empresa nos meses anteriores.
Analise todos os dados de sua empresa e referências externas do mercado. Veja quais são os meses mais e menos lucrativos, avalie as perdas e lucros em datas específicas e elabore, com base nesses fatores, planos para sazonalidades .
É preciso manter-se sempre atualizado sobre os dados financeiros de seu negócio para estabelecer um ponto de equilíbrio em que, a partir deste, você possa ter lucro.
Defina cenários de vendas para todas as casualidades que possam ocorrer durante sua operação. Assim você torna maiores as chances de obter lucro com o bom funcionamento do seu negócio.
A partir deste conteúdo, você já entende um pouco melhor sobre como funciona o faturamento e as previsões de faturamento de uma empresa e, com base nessas informações, você já consegue avaliar o status de seu negócio.
Em todos os momentos, você pode contar com o BDMG para que seu faturamento seja o melhor possível e para alcançar suas metas.
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