logo
logo

Finanças: entenda o que é o faturamento de uma empresa

part • mar. 19, 2021

Se você abriu uma empresa agora ou ainda não está familiarizado com os conceitos que envolvem a operação de um negócio, entenda, neste post, o que é o faturamento de uma empresa e esclareça suas principais dúvidas.

O que é o faturamento de uma empresa?

Entender esse conceito é essencial para quem tem uma empresa, independente de seu porte. O faturamento é, basicamente, a soma das receitas obtidas pelo seu negócio, seja pela venda de produtos ou prestação de serviços. Além disso, é um dos principais indicadores operacionais de uma empresa.

Entender o faturamento também é o primeiro passo para começar a organizar as finanças do seu negócio , pois, assim, é possível ter uma visão mais ampla da saúde financeira de sua empresa.

Agora que você entendeu a definição de faturamento, que tal vermos como calcular o faturamento do seu negócio? Prepare-se e boa leitura!

Estimativa de faturamento

É importante lembrar que o faturamento da empresa só pode ser obtido após as análises das vendas de produtos e / ou serviços, que resultarão nos valores reais obtidos dessas transações. 

No primeiro momento, é preciso fazer uma estimativa de faturamento , que é uma previsão da receita obtida pelo seu negócio em um determinado período do ano. 

São variadas as formas que temos de calcular a estimativa de faturamento. Seja com base em números anteriores de suas vendas, projeções de mercado, projeções com referência na margem de contribuição e outros dados. Verifique a mais adequada ao seu negócio e independentemente da forma escolhida, saiba que essa estimativa pode auxiliar no planejamento de suas ações a curto, médio e longo prazo e nas estratégias escolhidas para alcançar esse planejamento. 

Entenda mais sobre os tipos de previsão de faturamento

Vamos avaliar, juntos, alguns exemplos de previsão de faturamento que podem ser criadas para que você consiga avaliar a situação financeira de sua empresa:

Projeção com base nas vendas

Esse tipo de projeção, como o próprio nome indica, é realizada tendo-se como referência algum período específico de vendas de sua empresa . Alguns exemplos são as previsões baseadas em dados trimestrais, semestrais e anuais, que indicam metas a serem superadas nos próximos períodos. 

Projeção baseada no mercado

Essas projeções levam em consideração dados da concorrência, a situação financeira do mercado como um todo, as possibilidades de crescimento dentro da realidade, entre outras informações obtidas com pesquisa de mercado.

Projeção com base na margem de contribuição 

Esse tipo de estimativa leva em consideração todos os valores necessários para cobrir as despesas de funcionamento de sua empresa, seja com pagamento de funcionários, obtenção de matéria-prima, investimentos em expansão, etc.

Depois de atingida essa meta de faturamento, todo valor acrescido será o lucro da empresa.

Mas qual a diferença entre faturamento e lucro?

O faturamento é o valor bruto arrecadado pela empresa. Já o lucro é o valor resultante do faturamento após subtraídos os valores correspondentes às despesas gerais para a manutenção da empresa e do negócio.

{{cta(‘5026929d-1e8a-404c-a221-bb95a341a275′,’justifycenter’)}}

E agora? Como elaborar uma previsão de faturamento eficiente?

Agora que você entendeu como são feitas as previsões e a diferença entre o faturamento e o lucro, veja algumas dicas de como fazer uma previsão de faturamento eficiente e que pode te ajudar no controle de seu negócio:

1- Seja realista!

Evite o otimismo em excesso na hora de fazer sua projeção. O faturamento mensal pode trazer surpresas, pois depende sempre de fatores externos. Procure basear sua previsão nos dados de seu fluxo de caixa

2- Tenha como base dados confiáveis!

Na gestão de uma empresa os “achismos” não têm vez. Faça sua projeção sempre com base em informações confiáveis e no desempenho de sua empresa nos meses anteriores.

3- Avalie e reavalie!

Analise todos os dados de sua empresa e referências externas do mercado. Veja quais são os meses mais e menos lucrativos, avalie as perdas e lucros em datas específicas e elabore, com base nesses fatores, planos para sazonalidades

4- Mantenha um ponto de equilíbrio

É preciso manter-se sempre atualizado sobre os dados financeiros de seu negócio para estabelecer um ponto de equilíbrio em que, a partir deste, você possa ter lucro.

5- Estipule metas desafiadoras

Defina cenários de vendas para todas as casualidades que possam ocorrer durante sua operação. Assim você torna maiores as chances de obter lucro com o bom funcionamento do seu negócio.

Agora é com você, mas podemos te ajudar!

A partir deste conteúdo, você já entende um pouco melhor sobre como funciona o faturamento e as previsões de faturamento de uma empresa e, com base nessas informações, você já consegue avaliar o status de seu negócio.

Em todos os momentos, você pode contar com o BDMG para que seu faturamento seja o melhor possível e para alcançar suas metas.

Seja para obter crédito para honrar os compromissos de seu negócio ou mesmo se tem a intenção de investir e fazê-lo crescer, conte com a gente!

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: