Meios de pagamento: como escolher a melhor opção para ampliar as suas vendas?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 20 de setembro de 2019.

Existem diversas formas de pagamento disponíveis no mercado, mas você sabe qual delas é a melhor para o seu micro ou pequeno negócio? Conhecer profundamente o seu público-alvo é essencial para responder essa pergunta.

Hoje, manter um bom relacionamento e proporcionar experiências que satisfaçam o cliente são os maiores diferenciais que uma empresa pode ter em relação aos seus concorrentes.

Por isso, muitos empreendedores se esforçam para disponibilizar o melhor mix de formas de pagamento, visando atrair mais consumidores e aumentar suas vendas com os meios de pagamento que oferecem mais comodidade para os clientes.

Vamos apresentar algumas formas de pagamento e quais são as suas vantagens e desvantagens. Fique de olho e avalie a melhor opção para os seus clientes:

Meios de pagamento: opções viáveis e seguras para o empreendedor ampliar a venda

  • Pagamento à vista em dinheiro

Apesar do “dinheiro de plástico” — como é chamado o cartão de crédito e débito — ser cada vez mais usado pela praticidade que proporciona ao cliente, o dinheiro em espécie ainda é um meio de pagamento muito utilizado, especialmente em estabelecimentos que têm um valor médio de compra baixo.

As principais vantagens dessa forma de pagamento para você empreendedor são duas: a liquidez, pois você recebe o dinheiro no ato da venda, e a economia, pois não terá a cobrança de uma taxa sobre cada transação, que pode influenciar no seu fluxo de caixa.

  • Pagamento em cheque

O cheque já foi uma forma de pagamento muito utilizada, mas, ultimamente, vem caindo em desuso devido ao surgimento de outras opções.

Entretanto, apesar de possuir menos transações, os valores movimentados em cheque superam os dos cartões de débito e crédito, uma vez que essa forma de pagamento é utilizada para grandes aquisições, como a compra de um carro ou o pagamento de salários.

Essa modalidade de pagamento permite o parcelamento de compras por meio de cheques pré-datados assinados pelo cliente e se torna vantajosa, pois não existem taxas adicionais cobradas.

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Porém, quanto ao fator segurança, há o risco do titular da conta bancária não possuir fundos suficientes para cobrir o valor do documento, o chamado cheque sem fundo — essa é uma possibilidade real e que gera muitos transtornos.

  • Depósito via boleto bancário

O carro-chefe dos pagamentos online no Brasil ainda é o boleto. Mesmo com a ascensão dos cartões, essa opção é a preferida pela maioria dos consumidores na hora de realizar suas compras na internet.

A partir do pagamento do boleto, a entrega do produto é liberada e o dinheiro entra em até três dias úteis na conta da sua empresa. A taxa que um banco cobra por boleto emitido é menor do que as que envolvem uma transação por cartão de crédito ou débito.

Oferecer esse meio de pagamento no momento da compra pode ser uma das formas de conquistar os clientes desbancarizados. Atualmente, cerca de 40% da população brasileira, cerca de 55 milhões de pessoas, ainda não possuem conta corrente ou poupança em instituições bancárias.

Dessa forma, como o usuário não precisa ter conta em banco, a cobrança por meio do boleto bancário é simplificada e pode ser recebida, por exemplo, em lotéricas ou pelo internet banking.

O boleto possui taxas menores, permitindo a oferta de melhores preços aos clientes. Além disso, os consumidores online tendem a optar por essa forma de pagamento, já que não exige a inserção de dados bancários, o que aumenta sua sensação de segurança na hora de realizar uma compra pela web.

Uma grande desvantagem é a constatação do pagamento, que pode demorar um pouco. Além disso, os clientes podem passar por todo o processo de compra, emitir o boleto e simplesmente não realizar o pagamento.

  • Pagamento com cartões de crédito ou débito

Se você tem uma loja física e não aceita pagamentos em cartão de crédito e débito, certamente está deixando de conquistar uma significativa parcela do seu público-alvo.

Nos cartões de débito, o pagamento é feito à vista. Nesse caso, ele é um meio seguro porque dispensa o porte de dinheiro em espécie. O empresário garante o recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, reduz a inadimplência e promove agilidade nas transações.

Já nos cartões de crédito, a principal vantagem para o empreendedor é que ao vender no crédito de maneira parcelada, contará com a certeza do pagamento por parte da bandeira de cartão, independentemente do cliente quitar sua fatura.

Mas, por outro lado, é importante que você fique atento as taxas cobradas por cada transação — que, geralmente, variam de 2% a 5% do valor da venda, além do aluguel ou compra da maquininha, quando exigido pelo prestador do serviço.

De acordo com a pesquisa divulgada recentemente pelo Sebrae, saltou de 39% em 2016 para 46% em 2018 a parcela de micro e pequenas empresas que possuíam maquininha de cartão.

Entre as principais explicações para o avanço, podemos apontar a queda das taxas de desconto – paga pelos estabelecimentos comerciais sobre o valor de cada transação – e a possibilidade de comprar a maquininha de cartão, ficando livre das despesas mensais com o aluguel e ainda opções sem custo com aluguel e assinatura mensal.

Agora que você conhece os principais meios de pagamento para micro e pequenas empresas, e já sabe quais são as formas que os seus clientes mais utilizam, é a hora de decidir quais você irá implementar na sua empresa.

Por isso, é importante estar de olho em alguns pontos, como:

  • Qual o melhor sistema de cobrança para o seu modelo de negócio;
  • Comparar as taxas cobradas por transação;
  • Comparar as taxas cobradas por emissão de boletos;
  • Quantidade de bandeiras aceitas.

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