logo
logo

Como atrair e fidelizar clientes?

part • fev. 05, 2021

Delivery, home office e outras tantas transformações mudaram os hábitos de consumo e, também, a forma como as pessoas escolhem onde e de quem vão comprar seus produtos no dia a dia. Os negócios de milhares de micro e pequenas empresas foram afetados nos últimos meses, mas sempre é tempo de colocar estratégias em ação para atrair novos clientes, fidelizar os atuais e ganhar a simpatia daqueles que sempre dão uma olhadinha, mas nunca entraram ou clicaram em comprar! Vamos juntos nessa? 

Nós, do BDMG Orienta, trazemos uma série de dicas que, com certeza, vão fazer a diferença para o seu negócio! Após a leitura deixe nos comentários a sua opinião e se conseguiu aplicar alguma das dicas que estamos apresentando. Boa leitura!

Ouça seus clientes 

Os clientes têm muito a dizer sobre sua empresa e ouvi-los é uma maneira de evitar que procurem novas lojas ou fornecedores. O seu público ainda pode auxiliar na identificação dos pontos fortes e fracos do seu negócio e, certamente, pontuar algumas situações e opiniões essenciais para ajustes em seu “ modus operandi”.

Reunir essas visões valiosas e começar a agir são formas de se trabalhar para fidelizar clientes, deixando seu negócio mais próximo daquilo que seus consumidores esperam. 

É verdade que existem clientes que se preocupam apenas com preços baixos, mas lembre-se que também existe um público que não se importa em pagar um pouco a mais para receber um atendimento de qualidade e excelência. 

Crie um plano tático

Simplesmente ouvir seus clientes não implica automaticamente no aumento das vendas de seu negócio. Antes, utilize os feedbacks obtidos para criar um plano de ação. Também ajuste os pontos negativos e otimize os positivos, com o objetivo de aumentar as vendas. 

Itens simples como demora na resposta de mensagens, falta de interação com perguntas nas redes sociais ou horários de entregas reduzidos, são os vilões de muitos negócios em tempos de Covid-19 e esses problemas não são difíceis de serem resolvidos.

Como interagir para obter respostas?

Se você conhece os seus clientes mais fiéis não hesite em fazer suas perguntas diretamente quando estiverem em seu estabelecimento. Fale que está trabalhando em melhorias e que gostaria de ouvir o que eles têm a dizer. Essa ação mostrará aos clientes o quão eles são importantes para você e, consequentemente, pode-se fidelizá-los.

Os clientes que optam por compras on-line também precisam ser ouvidos. Um simples e-mail ou uma mensagem nos aplicativos de bate-papo terá um efeito positivo na fidelização. Nesta fase, é importante responder, agradecer todas as respostas obtidas e dizer que os apontamentos serão considerados. Não esqueça de compilar todas as informações obtidas para colocá-las em prática. 

Oriente sua equipe

Para atrair novos ou fidelizar clientes, é importante ainda ter uma equipe bem treinada para recepção de feedbacks ou mesmo reclamações. Oriente seus colaboradores sobre sua intenção e frise que, ao repassarem as informações para você, isso não implica em uma forma de punição no caso de opiniões negativas. Deixe claro que isto é uma maneira de melhorar o atendimento, bem como proporcionar um ambiente de trabalho melhor para todos. 

Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
mulher com pasta na mão solicitando empréstimo para MPE
Por Marcos Favero 05 mar., 2024
Descubra por que optar por um empréstimo empresarial é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça as vantagens e como fazer a escolha certa.
pessoa calculando linhas de crédito
Por Marcos Favero 29 fev., 2024
A gestão de equipes externas pode ser um desafio para algumas empresas. Confira algumas dicas para aumentar a produtividade do seu time.
homem usando um notebook para consultar a taxa selic
Por Marcos Favero 22 fev., 2024
Neste artigo, abordaremos os benefícios que as micro e pequenas empresas poderão colher com a futura redução da Taxa Selic.
homem feliz calculando capital de giro
Por Marcos Favero 08 fev., 2024
Guia completo sobre capital de giro para MPEs: entenda sua importância, aprenda a calcular, gerenciar e conheça soluções de financiamento com o BDMG Giro.
imagem mostra mulher pensando no pró-labore
Por Marcos Favero 01 fev., 2024
Neste artigo queremos ajudar os empreendedores que ainda não sabem como calcular um pró-labore com eficiência, com dicas práticas e objetivas.
homem sentado em seu escritório com seu notebook e segurando um papel calculando Prazo de carência
Por Marcos Favero 25 jan., 2024
Descubra o impacto do prazo de carência nas finanças das micro e pequenas empresas. Saiba como otimizar e enfrentar desafios.
Mais Posts
Share by: