E-mail marketing: conheça as boas práticas para vender mais

Equipe BDMGEquipe BDMG - 27 de Novembro de 2020.

Você conhece aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Assim, saiba que uma forma de manter seu negócio sendo visto e lembrado por seus clientes ou possíveis clientes é a utilização do e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma maneira simples, barata e eficaz de vender mais e manter um bom relacionamento com o cliente. Você pode avisá-los sobre novos lançamentos, promoções exclusivas e até mesmo enviar felicitações em datas comemorativas (dia da secretária, dia do médico, dia do advogado) ou no aniversário de seu cliente. 

Como montar a sua lista de e-mails?

A oferta de listas de e-mails na internet é grande. Apesar de parecer uma boa opção, isto acaba prejudicando a imagem de sua empresa. Você enviará mensagens a contatos que não autorizaram receber contato, ou seja, as chances de seus e-mails serem deletados antes mesmo de serem abertos é muito alta. 

Além disso, de acordo com a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), você deverá ter o consentimento dos destinatários para enviar mensagens, ou seja, as listas não estão de acordo com a lei. 

O melhor jeito de construir sua lista de contatos com e-mails de clientes é fazer um cadastro rápido no momento da compra física ou online. Dados como nome, endereço de e-mail e data de nascimento já abrirão possibilidades para você se comunicar e manter um melhor relacionamento com o cliente.

Se o seu negócio é online, você pode aumentar um pouco o número de informações para cadastro incluindo o número de celular, mas é importante não solicitar muitos dados ou a pessoa pode desistir antes mesmo de começar a preencher seu questionário. 

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Ferramentas de e-mail marketing

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e algumas delas são gratuitas. Para testar o resultado do disparo de alguns e-mails e vender mais, considere começar com uma ferramenta gratuita e depois migre para um plano pago, que normalmente traz algumas opções extras para o seu negócio.

Aqui estão duas sugestões de ferramentas para você começar: Sender e NitroNews.

Boas práticas do e-mail marketing

Desenvolva um texto curto e direto para otimizar a leitura, além de definir uma linha de assunto que não seja longa e represente o conteúdo da mensagem. Algumas outras dicas são:

  • Revise o português;
  • Utilize o tom de voz de seu público;
  • Peça para alguém ler e opinar sobre o seu texto antes do envio;
  • Ofereça informações completas e estimule que o cliente entre em contato com você;
  • Assine seu e-mail e coloque dados de contatos adicionais, como telefone ou número para mensagens rápidas

Para evitar que seus e-mails sejam classificados como SPAM, você pode testar seu e-mail neste site. A análise é gratuita e a plataforma mostrará palavras usadas em seu texto que podem fazer com que seu e-mail seja considerado lixo eletrônico.

Crie uma estratégia de disparo de e-mail marketing

Antes de começar a disparar e-mail marketing para seu público, é importante criar uma estratégia que apoie estes envios. Outro ponto importante é que sua comunicação deve conter “chamadas para ação”, mais conhecidas como “CTA”, e que instigam uma interação do leitor com o seu negócio. 

Um ‘CTA’ pode sugerir a leitura de um texto em seu blog, o contato via redes sociais com seu negócio ou até mesmo um contato telefônico. Veja um exemplo de CTA logo abaixo:

Site ou loja virtual: qual é o melhor para a minha empresa?

Saiba mais 

Alguns pontos para você analisar ao construir sua estratégia são:

  • Quantos e-mails serão enviados? 
  • Qual será o CTA de cada mensagem?
  • Qual será a periodicidades dos e-mails? (semanalmente, quinzenalmente, mensalmente)
  • Qual será o público? (atuais clientes, consumidores que não frequentam sua loja há algum tempo, etc.)
  • Qual o objetivo de cada e-mail? (oferecer descontos, contar uma novidade ou tendência de mercado)

Como pode ler aqui, o e-mail marketing pode ser um grande aliado de seu negócio e, para isso, é importante construir uma lista de contatos de qualidade e manter o foco na estratégia seguindo as boas práticas. Agora você já está por dentro sobre manter um melhor relacionamento com o cliente e vender mais!

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