Saiba como preparar sua empresa para as vendas de fim de ano

part • 1 de dezembro de 2020

Chegamos à época mais esperada do ano pelos empresários. O aquecimento do comércio neste período do ano é tradicional e movido pelas compras de Natal e pelo pagamento do 13º salário. Na tentativa de ajudar os empreendedores a equalizarem as vendas perdidas ao longo do ano de 2020, o BDMG preparou estas dicas rápidas para as vendas de fim de ano.

Muitos empresários estão se perguntando por onde começar. No entanto, ainda não é possível prever se os consumidores farão suas compras presencialmente ou se vão optar por comprar pelos canais digitais. Por este motivo, a nossa primeira dica é preparar o seu negócio para ambos os cenários. 

Personalize a experiência digital de seus clientes

Aproveite a oportunidade para criar ou atualizar o perfil de seu estabelecimento nas redes sociais e criar canais de comunicação utilizando aplicativos e comunicadores. Se você já possui um site , inclua banners ou pop-ups natalinos para estimular as vendas de fim de ano e não deixe de decorar, também, o seu espaço físico.

Amplie os meios de pagamento e recebimento

Ao longo de 2020, novos meios de pagamentos passaram a ser utilizados pelos compradores, pagamentos via aplicativos, carteiras digitais e até mesmo com o PIX. Por isso, visite alguns dos aplicativos e estude como incluí-los em sua loja. 

Seus clientes certamente gostarão da novidade e ainda receberão benefícios ou recompensas diretamente pelos aplicativos. Alguns dos nomes mais comuns do mercado são: PicPay, Mercado Pago, AME e RecargaPay. 

Gerencie seu estoque constantemente 

Um dos maiores desafios dos negócios que se digitalizaram e passaram a vender na internet é a gestão do estoque . Quando itens anunciados na internet são vendidos em sua loja física, é preciso fazer a baixa destes itens em sua loja física. Isso garantirá uma boa experiência de compra e reduzirá a frustração dos compradores ao terem suas vendas canceladas. 

Aproveitar o movimento maior do comércio também é uma oportunidade para oferecer um desconto especial nos itens que estão na prateleira há bastante tempo. Você terá espaço livre para novas mercadorias e ampliará as vendas de fim de ano.

Coordene as entregas e políticas de troca de produtos 

Com o aumento das compras virtuais, as entregas passaram a estar cada vez mais presentes no dia a dia de lojistas e empreendedores. Vale a pena coordenar as entregas de perto e estudar maneiras de expandir o horário de atendimento e das entregas nos dias que antecedem o Natal. 

Como já mencionamos, é difícil prever o comportamento de compra dos consumidores, mas estar com a loja preparada para recebê-los com segurança é essencial.

Aumente a quantidade de dispensadores de álcool em gel em sua loja, troque os copos ou xícaras de vidro por copos descartáveis e tenha algumas máscaras descartáveis sobrando para clientes que, eventualmente, não estejam com suas próprias. 

Treine sua equipe e boas vendas de fim de ano! 

Ter uma equipe treinada e pronta para atender às necessidades e dúvidas de seus clientes transformará a experiência de compra do consumidor. Recicle os vendedores que estão em seu estabelecimento há mais tempo e treine os novos membros para garantir que seu negócio seja lembrado pela qualidade dos produtos e do atendimento. 

Crédito barato para empresas mineiras que faturam

até R$ 4,8 milhões/ano

Simulação Online

Mais publicações

Person working on accounting with pen, calculator, and laptop on desk.
Por Marcos Favero 13 de agosto de 2025
Neste artigo, exploramos as melhores práticas para uma eficaz gestão de fluxo de caixa em MPEs e como o BDMG pode auxiliar empresas.
Two women smiling, looking at a laptop in a workshop. One in an orange dress, the other in pink.
Por Paloma Almeida 11 de agosto de 2025
Reunimos as melhores práticas sobre como fazer sua empresa crescer sem comprometer a saúde financeira do negócio.
Woman with short gray hair using laptop at desk with piggy bank and bookshelves.
Por Paloma Almeida 8 de agosto de 2025
Entenda como uma reserva de emergência é essencial para garantir a estabilidade financeira das micro e pequenas empresas (MPEs), especialmente em momentos de imprevistos ou baixa nas vendas.
Uma mulher aperta a mão de um homem em uma mesa.
Por Marcos Favero 10 de julho de 2025
Você já parou para pensar como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento do seu negócio?
mesa com moedas, dinheiro em espécie e calculadora, cenário de cálculos das perspectivas economicas
Por Izak Carlos da Silva 2 de julho de 2025
Descubra as perspectivas da economia brasileira para o segundo semestre de 2025 e os impactos para MPEs.
mulher pesquisando sobre Investimento em Tecnologia
Por Marcos Favero 30 de junho de 2025
Descubra como investir em tecnologia pode transformar sua MPE, aumentar a eficiência e superar desafios financeiros com opções de financiamento acessíveis.
Mostrar mais