Logística de entrega: saiba como estruturar processos eficientes!

Equipe BDMGEquipe BDMG - 28 de Setembro de 2020.

Nós já falamos algumas vezes sobre a importância de vender online e preparamos algumas dicas para você ter sucesso nesta tarefa. No entanto, a parte da logística de entrega é um dos fatores de sucesso na hora de vender pela internet e ter seus clientes felizes e positivamente surpreendidos. 

O caminho percorrido entre o estoque e o despacho deve ser rápido e é possível incluir uma etapa para deixar seus clientes ainda mais satisfeitos. Vamos lá? 

  • Processamento e Atendimento do Pedido:

    Estas fases ocorrem na plataforma de e-commerce onde sua loja está hospedada. O processo é automático e envolve diferentes responsabilidades de confirmação de dados, aprovação da transação pelas administradoras de cartão de crédito ou quitação de boletos pelas instituições financeiras. 

Estas informações normalmente ficam disponíveis em seu painel de vendas e sugerimos que você ative as notificações de compras em seu e-mail para que nenhuma compra seja esquecida.

  • Preparação do Pedido:


    Assim que as informações forem confirmadas pelas partes citadas acima, você será notificado de que a compra foi aprovada e pode preparar seu pedido para despacho. 

Lembre-se de oferecer opções que permitam o rastreamento das entregas pelo seu comprador, assim eles poderão acompanhar a encomenda sem a necessidade de interação com sua loja. 

Os Correios oferecem diferentes modalidades de pacotes e de entregas, os valores normalmente tendem a aumentar com a rapidez dos prazos.  Quando seu volume de vendas não é grande, você deverá comparecer até uma das agências para postagem de seus pacotes. 

Já as transportadoras normalmente operam com prazos e valores fixos e são mais flexíveis quanto a postagem dos produtos. Algumas delas retiram os pacotes em seu comércio e você não precisa se preocupar com nada. 

Se você utiliza o Mercado Livre, por exemplo, a plataforma possui uma rota de distribuição própria e você só precisa levar seus produtos devidamente embalados ao ponto de coleta mais próximo de seu endereço. 

Estoques organizados economizam muito tempo nesta fase do processo, clique aqui para algumas dicas especiais sobre o tema. 

  • Cuidados com a apresentação:


    Seus clientes estarão ansiosos pela chegada do produto e a apresentação dos itens pode fazer toda a diferença na fidelização dos compradores. 

Uma cartinha de agradecimento, um convite para opinar e contar como foi a experiência de compra, elevam a qualidade da entrega e seu cliente ficará contente e satisfeito ao abrir o pacote. 

Se você possui amostras grátis ou brindes disponíveis, pode incluí-los também. Seus clientes vão adorar o mimo. 

  • Entrega:


    Engana-se quem pensa que este é o último passo nas vendas virtuais. Você precisa estar preparado para possíveis reclamações e problemas que podem ter ocorrido com a entrega do item vendido. 

Tenha um pequeno roteiro pronto sempre em mãos para saber como conduzir estes casos e deixar seus clientes satisfeitos.

Para finalizar todo o processo, envie uma pesquisa de satisfação após alguns dias da entrega. Essas informações serão importantes e você terá insights muito úteis sobre seu negócio, podendo tomar decisões baseadas em números.  

 

 

 

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