Dicas para organizar seu estoque na quarentena

Equipe BDMGEquipe BDMG - 10 de Agosto de 2020.

O estoque é o core de seu negócio, por isso é importante gerenciá-lo de maneira correta e inteligente para manter suas atividades rodando perfeitamente. Com os efeitos da Pandemia, alguns estoques se tornaram volumosos e por este motivo é preciso dedicar ainda mais atenção a eles. Se você tem um estoque de produtos perecíveis, demos algumas dicas de negociação com fornecedores neste post.

  • O primeiro passo para a organização dos estoques é o INVENTÁRIO! Inventariar significa contar e listar todos os itens que estão disponíveis em seu negócio. Prepare uma planilha e liste a quantidade de cada item, especificando variações como cores, tamanhos e até mesmo data de vencimento (quando houver). Não deixe de contar também os itens que estão nas prateleiras disponíveis para os consumidores, eles precisam ser considerados para você ter um panorama atualizado. 

Se você vende online, o inventário é importante para atualizar as quantidades em sua loja virtual. Se você ainda não vende, clique aqui para acompanhar nosso passo a passo exclusivo

  • Crie uma logística que seja funcional! A organização de seu estoque precisa ser funcional. Por exemplo, organizar um estoque em ordem alfabética pode ser prático para alguns negócios, mas problemático para outros. Converse com sua equipe, veja quais são os itens mais acessados e separe uma prateleira ou espaço para estes. Isto facilitará a organização e diminuirá o trânsito de pessoas ao estoque. 

Existem técnicas mais elaboradas para organização de estoques que consideram a data de vencimento ou compra dos itens. Você pode testá-las como um segundo passo para garantir que nenhum item ultrapasse a data de validade ou seja perdido nas prateleiras.

  • Relacione as entradas e saídas de produtos e mercadorias. Fazer um inventário requer um esforço maior de tempo de todos os envolvidos em seu negócio, por isso é importante relacionar as entradas e saídas de novos itens em uma planilha ou sistema, para ter uma visão de tudo o que está disponível para ser vendido em seu negócio. Você pode então conciliar os controles com um inventário mensal, bimestral ou na periodicidade que achar necessário. 
  • Para itens pequenos, utilize caixas. Para itens grandes, utilize as prateleiras superiores. Caixas plásticas transparentes (e identificadas) podem facilitar bastante a busca de itens em seu estoque, basta passar os olhos para encontrar o item desejado. A mesma proposta vale para as mercadorias com grandes dimensões, colocá-las no alto facilitará a localização!

Manter um estoque organizado pode te oferecer dados e insights especiais em sua gestão! Diante dos números reais e atualizados, você saberá o momento exato para comprar novos itens (ganhando assim mais prazo para pagamento) e terá visibilidade dos itens que estão encalhados em sua loja (podendo fazer promoções para escoamento destes). Além disso, com um estoque atualizado e em dia, você pode explorar novos mercados sejam eles com vendas pela internet ou com lojistas parceiros.

 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários