Os [+importantes] indicadores financeiros da saúde do seu negócio

Equipe BDMGEquipe BDMG - 15 de Junho de 2022.

Uma forma de manter a saúde do seu negócio é acompanhar os indicadores financeiros. O rastreamento desses números pode ajudá-lo a identificar áreas problemáticas e fazer as alterações necessárias.

O que são indicadores financeiros? Por que eles são importantes para manter a saúde do seu negócio?

Os indicadores financeiros são importantes para manter o seu negócio saudável porque podem ajudá-lo a identificar tendências e tomar decisões sobre onde e como alocar recursos.

Existem vários indicadores financeiros diferentes que podem ser usados para esse fim, mas alguns dos mais comuns incluem: lucro líquido, receitas e despesas, fluxo de caixa, ativos totais e passivos totais.

Ao monitorar esses indicadores de perto, você pode garantir que sua empresa esteja operando da melhor maneira possível e progredindo em direção aos seus objetivos.

Leia também: 5 dicas para criar uma reserva de caixa e a importância disso para a empresa

Quais são os principais indicadores financeiros a serem observados?

Lucro líquido

O lucro líquido informa aos investidores e analistas o quão bem um negócio está indo e se está ganhando dinheiro ou não. Um lucro líquido saudável indica que o negócio está gerando receita suficiente para cobrir seus custos e cumprir suas obrigações.

Um lucro líquido baixo pode sinalizar que o negócio está com problemas e pode precisar fazer cortes nas despesas ou aumentar as vendas para se manter à tona.

Saiba como calcular o lucro da sua empresa.

Receita e despesas

Este é talvez o indicador mais básico, pois informa quanto dinheiro sua empresa está ganhando e gastando. Fique de olho no seu lucro bruto e nas margens de lucro líquido, que devem crescer ao longo do tempo, indicando que o seu negócio está caminhando na direção correta.

Conhecer esses números dá uma boa ideia de onde a empresa está gastando seus recursos, como reduzir as despesas e quais tendências podem valer a pena investigar mais.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa reflete a quantidade de caixa disponível para uma empresa investir em suas operações, pagar suas contas e fazer pagamentos de suas dívidas. Um fluxo de caixa saudável indica que o negócio é capaz de gerar receita suficiente para cobrir seus custos e atividades.

Uma boa maneira de medir o desempenho de uma empresa é observar suas tendências de fluxo de caixa ao longo do tempo. Essas informações podem ajudar a identificar áreas em que a empresa pode precisar fazer alterações para melhorar sua lucratividade ou liquidez.

Quer uma dica? Aprenda a montar uma planilha de fluxo de caixa.

Ativos totais

Os ativos totais incluem dinheiro, investimentos e outros ativos, como propriedades e equipamentos. 

Um alto nível de ativos totais pode indicar que o negócio é lucrativo. Isso ocorre porque um negócio lucrativo tem dinheiro suficiente disponível para cobrir suas despesas sem precisar pedir dinheiro emprestado a investidores ou credores.

Dívidas e passivos

Esta informação ajuda você a avaliar a estabilidade financeira da sua empresa. Olhe para o seu passivo total (tanto de curto quanto de longo prazo) para ter uma ideia de quanta dívida você poderia estar carregando, bem como com que facilidade você poderia pagar essa dívida em caso de um problema.

Este indicador mostra quanto dinheiro uma empresa deve a seus credores, como bancos e outros. Um indicador de passivo total alto pode sinalizar que uma empresa corre riscos financeiros. Ao monitorar esse indicador, você pode ajudar a evitar uma crise e manter seu negócio funcionando sem problemas.

É fundamental também você fazer o planejamento da sua empresa, considerando as suas dívidas.

Como medir e acompanhar os principais indicadores financeiros?

Para medir e monitorar esses indicadores, você precisará criar um orçamento e acompanhar os gastos reais em relação a esse orçamento. Você também pode usar índices para avaliar o desempenho de suas finanças.

Por exemplo, se suas vendas estão aumentando, mas suas despesas também, você pode querer investigar se está gastando demais ou não. Além disso, a análise de dados históricos pode ajudar a identificar tendências e mudanças na saúde do seu negócio no decorrer do tempo.

Ao monitorar esses indicadores-chave, você pode garantir que sua empresa esteja atingindo seu potencial e se protegendo de possíveis problemas no futuro.

Existem alguns aplicativos que podem te ajudar a fazer esse controle.

A importância de acompanhar as linhas de tendência e o desempenho ao longo do tempo

As linhas de tendência são uma ferramenta valiosa para gerenciar seus negócios. Ao rastrear sua linha de tendência, você pode ter certeza de que está tomando as decisões certas e continuando a expandir seus negócios.

Você também deve observar o desempenho nos meses seguintes para ver como sua empresa está se saindo. Isso ajudará você a ver se há alguma área em que você precisa fazer alterações para continuar crescendo.

Conclusão

Pode ser difícil determinar a saúde do seu negócio, especialmente se você não estiver familiarizado com a terminologia contábil e financeira.

No entanto, existem esses indicadores-chave, você pode usar para ter uma ideia geral da saúde do seu negócio.

Portanto, esteja sempre atento a qualquer sinal para que decisões sejam tomadas antes que um problema se agrave.

Precisa investir no seu negócio e não tem verba suficiente?

O BDMG pode ter a solução ideal para você, com a linha de crédito que cabe no seu bolso e as melhores condições do mercado.

Clique abaixo e conheça:

BDMG 60 Anos: Pronampe o crédito mais barato do mercado! 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários