logo
logo

Os [+importantes] indicadores financeiros da saúde do seu negócio

part • jun. 15, 2022

Uma forma de manter a saúde do seu negócio é acompanhar os indicadores financeiros. O rastreamento desses números pode ajudá-lo a identificar áreas problemáticas e fazer as alterações necessárias.

O que são indicadores financeiros? Por que eles são importantes para manter a saúde do seu negócio?

Os indicadores financeiros são importantes para manter o seu negócio saudável porque podem ajudá-lo a identificar tendências e tomar decisões sobre onde e como alocar recursos.

Existem vários indicadores financeiros diferentes que podem ser usados para esse fim, mas alguns dos mais comuns incluem: lucro líquido, receitas e despesas, fluxo de caixa, ativos totais e passivos totais.

Ao monitorar esses indicadores de perto, você pode garantir que sua empresa esteja operando da melhor maneira possível e progredindo em direção aos seus objetivos.

Quais são os principais indicadores financeiros a serem observados?

Lucro líquido

O lucro líquido informa aos investidores e analistas o quão bem um negócio está indo e se está ganhando dinheiro ou não. Um lucro líquido saudável indica que o negócio está gerando receita suficiente para cobrir seus custos e cumprir suas obrigações.

Um lucro líquido baixo pode sinalizar que o negócio está com problemas e pode precisar fazer cortes nas despesas ou aumentar as vendas para se manter à tona.

Receita e despesas

Este é talvez o indicador mais básico, pois informa quanto dinheiro sua empresa está ganhando e gastando. Fique de olho no seu lucro bruto e nas margens de lucro líquido, que devem crescer ao longo do tempo, indicando que o seu negócio está caminhando na direção correta.

Conhecer esses números dá uma boa ideia de onde a empresa está gastando seus recursos, como reduzir as despesas e quais tendências podem valer a pena investigar mais.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa reflete a quantidade de caixa disponível para uma empresa investir em suas operações, pagar suas contas e fazer pagamentos de suas dívidas. Um fluxo de caixa saudável indica que o negócio é capaz de gerar receita suficiente para cobrir seus custos e atividades.

Uma boa maneira de medir o desempenho de uma empresa é observar suas tendências de fluxo de caixa ao longo do tempo. Essas informações podem ajudar a identificar áreas em que a empresa pode precisar fazer alterações para melhorar sua lucratividade ou liquidez.

Ativos totais

Os ativos totais incluem dinheiro, investimentos e outros ativos, como propriedades e equipamentos. 

Um alto nível de ativos totais pode indicar que o negócio é lucrativo. Isso ocorre porque um negócio lucrativo tem dinheiro suficiente disponível para cobrir suas despesas sem precisar pedir dinheiro emprestado a investidores ou credores.

Dívidas e passivos

Esta informação ajuda você a avaliar a estabilidade financeira da sua empresa. Olhe para o seu passivo total (tanto de curto quanto de longo prazo) para ter uma ideia de quanta dívida você poderia estar carregando, bem como com que facilidade você poderia pagar essa dívida em caso de um problema.

Este indicador mostra quanto dinheiro uma empresa deve a seus credores, como bancos e outros. Um indicador de passivo total alto pode sinalizar que uma empresa corre riscos financeiros. Ao monitorar esse indicador, você pode ajudar a evitar uma crise e manter seu negócio funcionando sem problemas.

Como medir e acompanhar os principais indicadores financeiros?

Para medir e monitorar esses indicadores, você precisará criar um orçamento e acompanhar os gastos reais em relação a esse orçamento. Você também pode usar índices para avaliar o desempenho de suas finanças.

Por exemplo, se suas vendas estão aumentando, mas suas despesas também, você pode querer investigar se está gastando demais ou não. Além disso, a análise de dados históricos pode ajudar a identificar tendências e mudanças na saúde do seu negócio no decorrer do tempo.

Ao monitorar esses indicadores-chave, você pode garantir que sua empresa esteja atingindo seu potencial e se protegendo de possíveis problemas no futuro.

A importância de acompanhar as linhas de tendência e o desempenho ao longo do tempo

As linhas de tendência são uma ferramenta valiosa para gerenciar seus negócios. Ao rastrear sua linha de tendência, você pode ter certeza de que está tomando as decisões certas e continuando a expandir seus negócios.

Você também deve observar o desempenho nos meses seguintes para ver como sua empresa está se saindo. Isso ajudará você a ver se há alguma área em que você precisa fazer alterações para continuar crescendo.

Conclusão

Pode ser difícil determinar a saúde do seu negócio, especialmente se você não estiver familiarizado com a terminologia contábil e financeira.

No entanto, existem esses indicadores-chave, você pode usar para ter uma ideia geral da saúde do seu negócio.

Portanto, esteja sempre atento a qualquer sinal para que decisões sejam tomadas antes que um problema se agrave.

Precisa investir no seu negócio e não tem verba suficiente?

O BDMG pode ter a solução ideal para você, com a linha de crédito que cabe no seu bolso e as melhores condições do mercado.

Clique abaixo e conheça:

cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
Mais Posts
Share by: