A sua equipe de vendas é um ponto muito sensível e fundamental para os bons resultados e alcance de metas. E a montagem dessa equipe é um desafio ainda maior para micro e pequenas empresas.
Neste artigo nós vamos dar algumas dicas para montar a sua equipe. Boa leitura!
Uma boa equipe de vendas precisa contar com um líder capacitado e designado exclusivamente para gerir o time de vendas.
Sem uma liderança forte, dificilmente sua empresa conseguirá ter uma equipe de vendas com alta performance.
O líder é a pessoa responsável por distribuir as tarefas, manter a motivação e o foco dos colaboradores, além de buscar a otimização dos processos.
É preciso escolher qual caminho seguir para chegar aos resultados esperados! Por isso, um passo fundamental é decidir qual será a sua estratégia de vendas.
Você vai apostar em uma guerra de preços ou manter o foco na fatia premium de clientes? Essas são algumas das questões que você precisa responder.
Ao saber qual estratégia será adotada, você também saberá qual perfil da equipe de vendas que precisará montar.
Esse é um passo fundamental, especialmente para as micro e pequenas empresas e microempresas que contam com uma equipe de vendas mais enxuta.
A cultura das análises e devolutivas deve ser implementada se você deseja ter uma boa gestão das vendas.
Uma forma de agregar esse processo no dia a dia da sua empresa é através de reuniões semanais, onde você deve esclarecer para a equipe como estão as metas, a aplicação das técnicas de vendas e o feedback dos clientes.
Falar de forma franca, mas respeitosa, os pontos fortes e fracos da sua equipe é uma forma de encontrar formas para otimizar as práticas e processos de venda.
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Outro passo importante para a construção de uma boa equipe de vendas é investir na formação contínua desses profissionais.
Eventos como palestras e workshops podem contribuir de forma significativa para os bons resultados da sua equipe e, consequentemente, do seu negócio .
Para além de buscar talentos, é fundamental que a empresa entenda que diversas vezes vale a pena lapidar um diamante.
A definição de metas claras e objetivas é uma excelente estratégia e que traz inúmeros benefícios para a gestão de vendas.
Assim, você consegue acompanhar os resultados diários, encontrar os gargalos e otimizar o processo no dia a dia. Além disso, você proporciona para a sua equipe de vendas a visão daquilo que deve ser alcançado.
Uma boa maneira de trabalhar com metas em vendas, é estabelecer uma participação em lucros caso a mesa seja batida. Essa prática é muito comum tanto em varejo quanto atacado e costuma trazer bons resultados para os empresários.
Gostou das nossas dicas? Agora é o momento de colocá-las em prática e ver montar uma equipe de vendas que vai te auxiliar na manutenção e crescimento do seu negócio.
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