logo
logo

Você tem desafios de vendas? Saiba como superá-los

Equipe BDMG • jan. 11, 2023

 

Ser MPE é enfrentar diversos desafios relacionados às vendas. Para ajudar, elencamos os principais e como enfrentá-los.


Quando se trata de gestão de vendas, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) são as mais afetadas no cenário atual. Isso porque as mudanças no comportamento de compra dos consumidores afetam diretamente os processos tradicionais de venda. A disponibilidade de informações sobre os produtos, a concorrência entre os canais on-line e off-line, a capacidade em ofertar preços cada vez mais baixos, são apenas alguns dos pontos de atenção que exigem dedicação, conhecimento e porque não investimentos dos empreendedores. 

Não custa relembrar, que as MPE 's são de extrema importância para a economia do país. Para se ter uma ideia, em 2021, segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), foram abertas mais de 682 mil microempresas em todo o Brasil, o que representa cerca de 17% do total de empreendimentos abertos naquele ano.


Gestão de vendas de MPEs: Como superar os desafios


Vender mais e melhor é um desafio constante em qualquer empresa e por este motivo estamos trazendo 7 tópicos que podem ajudar o seu negócio a superar os desafios para melhorar a gestão de vendas e consequentemente o seu faturamento. Veja a seguir!


1. Administrar e integrar tarefas


Realizar vendas está diretamente relacionado com a execução de tarefas associadas, sejam elas de logística, administração ou faturamento. A questão é que muitos empreendedores, principalmente MPE 's, enxergam a integração de todas as tarefas como uma dificuldade porque não possuem um sistema de gerenciamento de vendas ou mesmo um processo organizado.


O funcionamento integrado e automatizado de tarefas deixa a demanda de trabalho mais eficiente. Por exemplo: Quando uma venda é fechada, pode ser gerada uma notificação instantânea para a expedição com dados e prazos. O mesmo pode ser feito para emissão fiscal do setor administrativo. Trabalhos manuais e repetitivos também podem ser automatizados, abrindo espaço para a elaboração de estratégias e assuntos relevantes.


2. Coordenar equipe externa


Empresas que possuem vendedores e representantes comerciais externos, podem ter como desafio a monitoração dessas equipes, seja no acompanhamento de resultado ou na gestão de vendas. O desalinhamento comercial é um dos principais fatores que reduzem não só as vendas, mas também o controle gerencial de pequenas empresas.


Para contornar isso, é preciso centralizar todas as informações e os envolvidos em um sistema virtual a fim de registrar todos os processos comerciais envolvidos. Assim, informações e dados ficam registrados e disponíveis para todos. 


3. Capacitação da equipe


Com a constante evolução e descoberta de novos métodos relacionados à área comercial e gestão de vendas, é comum que algumas estratégias estejam ultrapassadas. Assim, para que os times comerciais não estejam fadados a mais dificuldades nos processos de venda, se faz necessário a adoção de um programa de treinamento e capacitação dentro das empresas. 


A capacitação deve ir desde técnicas de oratória, comunicação e comportamento até persuasão, pitchs de vendas e treinamentos de plataformas. É fundamental entender a necessidade da equipe e promover melhorias para superar todos os desafios.


4. Diferentes tipos de perfis de clientes


Existem diferentes tipos de perfis de clientes mundo afora. Em geral, pequenas empresas possuem uma equipe menor que trabalha com todas as demandas de uma única maneira. Todavia, é preciso entender que existem processos de vendas diferenciados para cada tipo de perfil. 


Um exemplo são as formas de contratação de serviços e realização de compras entre empresas e pessoas físicas. São diferentes públicos, com necessidades diferentes, que necessitam de atendimento e processos de vendas diferenciados, o que acaba sendo um desafio para as MPE 's. Entender quem é seu público e como ele se comporta em uma jornada de compra, por exemplo, é essencial para definir os formatos de vendas.


5. Evolução constante da tecnologia


Embora a tecnologia faça parte das nossas vidas, muitos empreendedores ainda possuem receio em investir em ferramentas e dispositivos tecnológicos. E esse é um dos maiores desafios, pois torna a execução de tarefas simples muito mais demorada e ineficiente.


Entender que a tecnologia possui um papel crucial na gestão de vendas é primordial para controlar finanças, indicadores, otimizar processos e, claro, fazer uma gestão de equipe eficiente, por menor que ela seja. 


Para entender e buscar opções de tecnologia que façam sentido para o seu negócio, é importante saber quais são as dores, os problemas e dificuldades do seu modelo de negócio. Assim, fica mais fácil encontrar a solução mais adequada à sua empresa.


6. Vendas Online


As vendas online ganharam muita força durante a pandemia e isso transformou o modo como pequenas empresas fazem a gestão de vendas. 


Entretanto, não se trata apenas de ter um e-commerce ou marketplace com os produtos. É preciso ter uma organização eficiente para esse formato de venda a fim de controlar as vendas e fazer uma entrega eficiente e de qualidade, bem como prestar um atendimento ao cliente diferenciado. 


7. Métodos de pagamento


Pode parecer que não, mas ainda existem empresas com métodos de pagamento engessados. Não estamos falando sobre oferecer a possibilidade de contratação do cartão da loja, crediário ou formas de pagamento mais robustas. Estamos falando de métodos de pagamento que, hoje, são comumente usados, como o PIX, QR code e por aproximação. 


É de extrema importância se atentar aos modelos de pagamento que um negócio aceita, pois isso pode ser fator decisivo para a realização ou não de uma venda. Segundo uma pesquisa realizada pela Nuvemshop, com o apoio das empresas Iugu e Pagar.me, 80% dos entrevistados já deixaram de concluir um pedido por não poder realizar o pagamento através do método preferido.


Para evitar que isso aconteça, é preciso alinhar as estratégias de vendas ao cenário atual, oferecendo diferentes métodos de pagamento para que o cliente sinta-se confortável e tenha uma boa experiência de compra.

A gestão de vendas é fundamental para a rentabilidade do seu negócio. Ainda que a habilidade ou “talento” comercial sejam importantes diferenciais, é cada vez mais importante apontar o foco da administração para a organização dos processos, melhorando o fluxo de informações e a integração entre a equipe. 


Entender a jornada e o comportamento de compra dos seus clientes são fundamentais, e como vimos acima fazem parte do conjunto de desafios que passa ainda por uma gestão de caixa eficiente, permitindo que sejam realizadas melhores compras, tendo como consequência melhores ofertas, preços e prazos de pagamento aos seus clientes.

E se precisar de mais ajuda…


Conte com o BDMG para equilibrar o seu negócio


No BDMG você encontra capital de giro com taxas competitivas! E você não precisa conhecer ninguém, não precisa comprovar relacionamento prévio e tampouco contratar outros produtos financeiros para ter acesso às melhores condições do mercado. Clique no banner abaixo e saiba mais! 

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: