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Como definir o Perfil de Cliente Ideal (ICP) para o seu negócio?

part • jan. 11, 2023

Descubra agora mesmo o que é e como definir o perfil de cliente ideal (ICP) para o seu negócio, com dicas práticas que vão alavancar as suas vendas e a sua empresa.

Você já ouviu falar em ICP? Como o próprio nome sugere, o Ideal Customer Profile (ICP) é, basicamente, o seu perfil de cliente ideal. Ou seja, é o tipo de cliente cujas demandas “casam” com as suas soluções.

Afinal, ao abrir um negócio, quem empreende sabe onde quer chegar, não é mesmo?

Mas a trilha até o sucesso requer direção e planejamento. Isso porque, além de idealizar resultados, sua empresa deve idealizar também estratégias para atingir seu cliente ideal. Neste artigo, portanto, você vai entender o que é e como definir o seu ICP. Vamos lá?

Qual a diferença entre ICP, público-alvo e buyer persona?

Embora esses conceitos tenham o objetivo de compreender o cliente ao observar comportamentos, intenções, desejos, dores, entre outros aspectos, eles se diferenciam em alguns aspectos. 

A grande diferença está na singularidade de cada um. Enquanto o público-alvo é mais abrangente, a buyer persona é mais precisa. Já o ICP, podemos dizer que é um intermediário entre os dois.

Público-Alvo

É um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental das pessoas que serve para identificar um segmento compatível com as soluções da empresa através de marcadores como gênero, idade, localização geográfica, escolaridade, poder aquisitivo, entre outros.

Buyer Persona

Já a buyer persona é uma representação fictícia do perfil de cliente ideal, é ela que guia as ações de marketing da empresa ao longo de toda a jornada de compra como, por exemplo, a nutrição de leads (oportunidades reais de fechamento de negócio) com conteúdos adequados e uma comunicação personalizada.

Além dos dados de público-alvo e do ICP, que veremos a seguir, contempla também características físicas, psicológicas e comportamentais. Assim, ao criar uma persona, é possível entender hábitos, hobbies, estilos de vida, valores, preferências, dificuldades que passa, medos, expectativas, etc.

Ideal Customer Profile (ICP)

O ICP, por outro lado, é um instrumento comercial criado para otimizar o processo de vendas. Seu objetivo é filtrar, na etapa de captação, as melhores oportunidades para a equipe de vendas . Dessa forma, o time prospecta apenas leads maduros e ganha tempo para nutrir os outros com mais inteligência.

Nesse sentido, além das informações gerais, o ICP reúne ainda dados corporativos e de mercado, pois corresponde ao perfil de uma conta (e não de um consumidor final). 

Dentre seus principais critérios, o ICP contempla:

  • Porte da empresa;
  • Estrutura ou capacidade do negócio;
  • Segmento de atuação;
  • Ticket médio;
  • Ciclo de vendas;
  • Breve histórico de resultados e marcos importantes;
  • Maturidade no mercado;
  • Maturidade digital;
  • Organização da equipe;
  • Quadro decisório da empresa

Como definir o ICP da sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é o ICP, v amos colocar a mão na massa e alavancar seus resultados e suas estratégias de venda a partir desse conceito. Confira:

Conheça profundamente o seu negócio

Antes de focar no público, você precisa refletir sobre o seu negócio. Faça a pergunta “o que eu tenho de melhor para oferecer aos meus clientes?”. Isso é a base para você entender melhor os valores e objetivos da sua empresa.

O melhor é que você mesmo pode iniciar essa etapa e criar um planejamento realista, afinal, quem conhece mais o seu negócio do que você mesmo? Pense nas dores, expectativas e objeções que o seu público tem e como você consegue solucionar isso. Também vale a pena entender o que ameaça e o que causa fragilidade no seu negócio. É preciso estar preparado para todas as situações, não é mesmo?

Mapeie seus melhores clientes

Agora que você tem um mapa do seu negócio, é a hora de pensar quem você quer atingir. Sabemos que o cliente ideal é o que demanda menos esforços de vendas e obtém máxima satisfação. Ou seja, trata-se de alguém que se identifica com a sua proposta, entende a sua oferta e utiliza seus produtos e serviços com sucesso. 

Por isso, entender se na sua base atual existem clientes que atendem melhor a esses requisitos é fundamental. Se não for possível gerar relatórios e registros de interações com clientes ou, ainda, quiser expandir para um novo mercado, você pode considerar clientes de empresas do mesmo segmento através de um estudo de concorrência, isso chama-se benchmarking.

Assim, à medida que o seu negócio prosperar, você pode integrar ferramentas de análise que ajudarão ainda mais nisso e poderá adequar o ICP para a realidade da sua organização .

Reúna informações sobre os clientes listados

Selecionados os melhores clientes, é hora de estudá-los individualmente para revelar padrões entre clientes distintos. 

Uma boa forma de fazer isso é bater um papo com os clientes escolhidos ou criar formulários de pesquisas que contemplem pontos que te ajudem a entender como ele chegou até você, como a sua solução o ajuda, necessidades, dificuldades, objetivos e expectativas, bem como dados dados demográficos, socioeconômicos e comportamentais.

Elabore o ICP

Agora chegou a hora de analisar as informações para encontrar recorrências e ter acesso às principais características, problemas e valores desses clientes-modelo – pilares básicos do Perfil de Cliente Ideal. É à vista disso que sua força de vendas deve agir para potencializar processos e obter resultados positivos.

O ICP, alinhado a estratégias voltadas ao consumidor, como programas de fidelidade, por exemplo, podem alavancar os resultados financeiros  e as vendas da empresa.

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