Em muitas empresas o setor de vendas é considerado o carro chefe das operações. Isso porque é de onde vem o faturamento do negócio, é pensando nas vendas que fazemos o planejamento financeiro, programamos as entregas e estruturamos a empresa.
Engana-se quem entende por gestão comercial apenas a administração do volume de vendas. Fazer a gestão comercial envolve habilidades variadas como recursos humanos, administração, marketing, gestão de pessoas e principalmente visão de negócios.
É através dos processos de gestão comercial que o planejamento para essa área é estruturado e executado. É preciso entendimento do contexto econômico da empresa e do mercado na hora de incluir estratégias comerciais com metas e objetivos dentro desse planejamento.
Com habilidades de marketing, a gestão comercial também é responsável por definir preço, margem de lucro, promoções e o principal entender a demanda do mercado para fazer com que a empresa acompanhe as tendências do segmento.
Um sistema de gestão comercial bem implementado pode trazer inúmeros benefícios para o negócio.
Esses benefícios atuam diretamente na entrega final da empresa, o que nos leva a concluir que processos de gestão comercial são eficientes e um bom investimento para os que buscam melhorias para o empreendimento.
Boas ferramentas podem auxiliar nos processos de gestão comercial. Elas facilitam processos básicos, otimizam tempo, recursos financeiros e automatizam grandes etapas.
Uma das principais ferramentas para gestão comercial e que hoje está acessível a todos tipo e tamanho de negócio é o CRM.
CRM é uma plataforma que pode ser acessada pelo computador ou mesmo pelo telefone celular e que permite uma visão ampla das atividades comerciais da empresa. É possível verificar a situação dos clientes, o nível de atendimento prestado, o nível de demanda para os vendedores, automatizar o processo de envio de propostas, gerenciar a fila de leads e seu encaminhamento para os vendedores, entre muitas outras funções.
Com a evolução promovida pela transformação digital dos negócios, hoje existe uma ampla oferta de sistemas, com preços bastante justos e serviços de suporte que podem fazer a sua empresa economizar bastante, extraindo o melhor desempenho da sua equipe comercial.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais entende que uma boa gestão comercial pode alavancar o seu negócio a níveis escaláveis e ser um excelente investimento para a saúde do negócio.
Conte com o nosso apoio para fazer a gestão comercial da sua empresa acontecer!
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