Gestão Comercial: o que faltava para impulsionar sua Empresa

Em muitas empresas o setor de vendas é considerado o carro chefe das operações. Isso porque é de onde vem o faturamento do negócio, é pensando nas vendas que fazemos o planejamento financeiro, programamos as entregas e estruturamos a empresa.
O que faz uma gestão Comercial?
Engana-se quem entende por gestão comercial apenas a administração do volume de vendas. Fazer a gestão comercial envolve habilidades variadas como recursos humanos, administração, marketing, gestão de pessoas e principalmente visão de negócios.
É através dos processos de gestão comercial que o planejamento para essa área é estruturado e executado. É preciso entendimento do contexto econômico da empresa e do mercado na hora de incluir estratégias comerciais com metas e objetivos dentro desse planejamento.
Com habilidades de marketing, a gestão comercial também é responsável por definir preço, margem de lucro, promoções e o principal entender a demanda do mercado para fazer com que a empresa acompanhe as tendências do segmento.
Benefícios da Gestão Comercial
Um sistema de gestão comercial bem implementado pode trazer inúmeros benefícios para o negócio.
- Melhorias significativas no controle financeiro da empresa
- Redução do desperdício em recursos financeiros e humanos
- Automação comercial
- Segurança das informações
- Melhora no atendimento
- Aumento da produtividade
- Melhoria do processo de tomada de decisão
- Melhor controle fiscal
Esses benefícios atuam diretamente na entrega final da empresa, o que nos leva a concluir que processos de gestão comercial são eficientes e um bom investimento para os que buscam melhorias para o empreendimento.
Como Implementar Gestão Comercial
- Controle rigorosamente o planejamento, o estoque, os preços. Construa esse valor dentro da empresa.
- Estimule o time a ter uma visão ampla do negócio. A gestão comercial precisa enxergar além do que a empresa já faz, ela precisa enxergar e criar as oportunidades no mercado de atuação da empresa e para isso todos da área precisam desenvolver um olhar crítico sobre a operação. Observar os concorrentes, sob a ótica do negócio, entender sua oferta, valor para o cliente, pode gerar importantes insights para melhoria dos processos da empresa..
- Planejamento! Ele precisa ser muito bem feito e muito bem executado. Qualquer alteração no plano comercial pode gerar sérias consequências para o restante da empresa. Portanto, essa etapa é importantíssima.
- Trace metas bem definidas. Isso vai deixar claro onde a empresa e principalmente essa área precisa chegar, além de apontar o nível de entrega das demais áreas da empresa.
- Implemente ferramentas para auxiliar o processo de gestão comercial.
Ferramentas para uma boa Gestão Comercial
Boas ferramentas podem auxiliar nos processos de gestão comercial. Elas facilitam processos básicos, otimizam tempo, recursos financeiros e automatizam grandes etapas.
Uma das principais ferramentas para gestão comercial e que hoje está acessível a todos tipo e tamanho de negócio é o CRM.
CRM é uma plataforma que pode ser acessada pelo computador ou mesmo pelo telefone celular e que permite uma visão ampla das atividades comerciais da empresa. É possível verificar a situação dos clientes, o nível de atendimento prestado, o nível de demanda para os vendedores, automatizar o processo de envio de propostas, gerenciar a fila de leads e seu encaminhamento para os vendedores, entre muitas outras funções.
Com a evolução promovida pela transformação digital dos negócios, hoje existe uma ampla oferta de sistemas, com preços bastante justos e serviços de suporte que podem fazer a sua empresa economizar bastante, extraindo o melhor desempenho da sua equipe comercial.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais entende que uma boa gestão comercial pode alavancar o seu negócio a níveis escaláveis e ser um excelente investimento para a saúde do negócio.
Conte com o nosso apoio para fazer a gestão comercial da sua empresa acontecer!