Maturidade Financeira: Como saber se a sua Empresa chegou lá?!

Equipe BDMGEquipe BDMG - 3 de Novembro de 2021.

Quando falamos em maturidade financeira para negócios, muitos entendem como um assunto abstrato. Como medir a maturidade financeira do empreendimento? Como saber se a minha empresa é independente financeiramente?

O primeiro passo é entender que a saúde financeira do seu empreendimento é um assunto a ser tratado todos os dias. Controlado, avaliado, analisado e sentido de perto. Mesmo que o assunto assuste e pareça complexo, às vezes. 

Ter proximidade e afinidade com esse departamento da sua empresa pode levar o seu negócio para outro patamar. Saber onde você está financeiramente não só permite que você aplique melhorias, mas permite que você entenda o que você pode fazer com aquele dinheiro, onde ele pode ser investido, aplicado, direcionado. 

iStock-1149286232

É importante também ter consciência de que não há problemas em estar em um nível inferior financeiramente, o problema é identificar isso e se conformar com essa realidade. 

Mas como saber em qual nível de maturidade financeira minha empresa está? 

Responda com atenção as seguintes perguntas:

  1. Tenho registrado quanto e a quem a empresa deve?
  2. Tenho registrado  quanto e quem deve a empresa?
  3. Tenho capital de giro calculado de forma correta? 
  4. Tenho clareza do tempo que o meu negócio roda com o dinheiro que tenho em caixa?
  5. O saldo da conta e a quantia em registro estão em harmonia? 
  6. Tenho anotado quantos dias consigo operar com o valor do meu capital de giro? 
  7. Tenho um planejamento financeiro?
  8. Meu faturamento bate com o meu planejamento financeiro? 
  9. Todas as despesas da empresa são controladas? 
  10. Os gastos futuros da empresa já estão projetados? 
  11. O planejamento financeiro de 2022 já está pronto? 
  12. Os gastos da empresa são classificados por segmento? 

As perguntas acima são perguntas básicas referentes à saúde financeira de uma empresa. Ter controle de gastos, dívidas, custo de operação são fundamentais para garantir independência e a longevidade do seu negócio. 

Agora, vamos avaliar os resultados das respostas às perguntas acima colocadas: 

De 1 a 4 respostas afirmativas:

Se você respondeu no máximo 4 perguntas com a resposta “sim”, o nível de maturidade financeira da sua empresa é muito baixo e aquém do ideal. Reveja alguns controles de informação e se aproxime mais dessa parte da sua empresa. Um nível de maturidade baixo indica que o seu negócio pode estar em risco sob a ótica financeira e alguma eventualidade pode colocar sua operação em problemas. 

De 5 a 8 respostas afirmativas:

Se você respondeu entre 5 e 8 perguntas com a resposta “sim” você pode até ter uma noção do que precisa ser feito nessa área, mas não faz com assertividade. É preciso mais firmeza, controle e iniciativa para organizar a casa. Nesse nível médio de maturidade atenção aos detalhes nunca é demais. Zele pelo capricho. 

De 8 a 12 respostas afirmativas:

Você está no caminho certo. Parabéns! O nível de maturidade financeira da sua empresa pode ser o grande diferencial da sua empresa. Você tem controle dos gastos, planeja o futuro, cuida do presente e se preocupa com os detalhes. Não descuide e continue buscando o melhor para sua empresa. Invista em gestão financeira e tenha cada vez mais controle dessas informações. 

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais busca apoiar negócios e fomentar o cenário econômico do Estado de Minas Gerais. Através do empréstimo BDMG você pode impulsionar os recursos financeiros da sua empresa e se organizar para conquistar mais autonomia e controle de gastos. 

Faça uma simulação e entre em contato conosco! Conte com o apoio do BDMG para conquistar sua maturidade financeira. 

 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários