logo
logo

Maturidade Financeira: como saber se a sua Empresa chegou lá

part • nov. 03, 2021

Quando falamos em maturidade financeira para negócios, muitos entendem como um assunto abstrato. Como medir a maturidade financeira do empreendimento? Como saber se a minha empresa é independente financeiramente?

O primeiro passo é entender que a saúde financeira do seu empreendimento é um assunto a ser tratado todos os dias. Controlado, avaliado, analisado e sentido de perto. Mesmo que o assunto assuste e pareça complexo, às vezes. 

Ter proximidade e afinidade com esse departamento da sua empresa pode levar o seu negócio para outro patamar. Saber onde você está financeiramente não só permite que você aplique melhorias, mas permite que você entenda o que você pode fazer com aquele dinheiro , onde ele pode ser investido, aplicado, direcionado. 

É importante também ter consciência de que não há problemas em estar em um nível inferior financeiramente, o problema é identificar isso e se conformar com essa realidade. 

Mas como saber em qual nível de maturidade financeira minha empresa está? 

Responda com atenção as seguintes perguntas:

  1. Tenho registrado quanto e a quem a empresa deve?
  2. Tenho registrado  quanto e quem deve a empresa?
  3. Tenho capital de giro calculado de forma correta? 
  4. Tenho clareza do tempo que o meu negócio roda com o dinheiro que tenho em caixa?
  5. O saldo da conta e a quantia em registro estão em harmonia? 
  6. Tenho anotado quantos dias consigo operar com o valor do meu capital de giro? 
  7. Tenho um planejamento financeiro?
  8. Meu faturamento bate com o meu planejamento financeiro? 
  9. Todas as despesas da empresa são controladas? 
  10. Os gastos futuros da empresa já estão projetados? 
  11. O planejamento financeiro de 2022 já está pronto? 
  12. Os gastos da empresa são classificados por segmento? 

As perguntas acima são perguntas básicas referentes à saúde financeira de uma empresa. Ter controle de gastos, dívidas, custo de operação são fundamentais para garantir independência e a longevidade do seu negócio. 

Agora, vamos avaliar os resultados das respostas às perguntas acima colocadas: 

De 1 a 4 respostas afirmativas:

Se você respondeu no máximo 4 perguntas com a resposta “sim”, o nível de maturidade financeira da sua empresa é muito baixo e aquém do ideal. Reveja alguns controles de informação e se aproxime mais dessa parte da sua empresa. Um nível de maturidade baixo indica que o seu negócio pode estar em risco sob a ótica financeira e alguma eventualidade pode colocar sua operação em problemas. 

De 5 a 8 respostas afirmativas:

Se você respondeu entre 5 e 8 perguntas com a resposta “sim” você pode até ter uma noção do que precisa ser feito nessa área, mas não faz com assertividade. É preciso mais firmeza, controle e iniciativa para organizar a casa. Nesse nível médio de maturidade atenção aos detalhes nunca é demais. Zele pelo capricho. 

De 8 a 12 respostas afirmativas:

Você está no caminho certo. Parabéns! O nível de maturidade financeira da sua empresa pode ser o grande diferencial da sua empresa. Você tem controle dos gastos, planeja o futuro, cuida do presente e se preocupa com os detalhes. Não descuide e continue buscando o melhor para sua empresa. Invista em gestão financeira e tenha cada vez mais controle dessas informações. 

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais busca apoiar negócios e fomentar o cenário econômico do Estado de Minas Gerais. Através do empréstimo BDMG você pode impulsionar os recursos financeiros da sua empresa e se organizar para conquistar mais autonomia e controle de gastos. 

Faça uma simulação e entre em contato conosco! Conte com o apoio do BDMG para conquistar sua maturidade financeira. 

Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
mulher com pasta na mão solicitando empréstimo para MPE
Por Marcos Favero 05 mar., 2024
Descubra por que optar por um empréstimo empresarial é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça as vantagens e como fazer a escolha certa.
pessoa calculando linhas de crédito
Por Marcos Favero 29 fev., 2024
A gestão de equipes externas pode ser um desafio para algumas empresas. Confira algumas dicas para aumentar a produtividade do seu time.
homem usando um notebook para consultar a taxa selic
Por Marcos Favero 22 fev., 2024
Neste artigo, abordaremos os benefícios que as micro e pequenas empresas poderão colher com a futura redução da Taxa Selic.
homem feliz calculando capital de giro
Por Marcos Favero 08 fev., 2024
Guia completo sobre capital de giro para MPEs: entenda sua importância, aprenda a calcular, gerenciar e conheça soluções de financiamento com o BDMG Giro.
imagem mostra mulher pensando no pró-labore
Por Marcos Favero 01 fev., 2024
Neste artigo queremos ajudar os empreendedores que ainda não sabem como calcular um pró-labore com eficiência, com dicas práticas e objetivas.
homem sentado em seu escritório com seu notebook e segurando um papel calculando Prazo de carência
Por Marcos Favero 25 jan., 2024
Descubra o impacto do prazo de carência nas finanças das micro e pequenas empresas. Saiba como otimizar e enfrentar desafios.
Mais Posts
Share by: