logo
logo

3 Passos para Acompanhar o Reaquecimento da Economia

part • out. 29, 2021

Os dois últimos anos apresentaram algumas dificuldades para o cenário econômico mundial. A pandemia gerou retrações em diversos segmentos e uma desaceleração do mercado e consequentemente da economia. 

Esse contexto fez com que muitos negócios tivessem que se adaptar de forma rápida e efetiva para continuar funcionando: home office, entregas mais rápidas, serviços customizados, investimento em tecnologia, readequação aos novos hábitos de consumo que surgiram com o contexto e outros ajustes que as empresas viram necessidade em fazer. 

Ainda não é certo qual rumo a economia do país tomará em 2022, mas o Ministério da Economia mantém previsão de crescimento para o PIB em 2,5% para o próximo ano. Esse recorte é suficiente para dar um tom esperançoso aos empreendedores em relação ao mercado. Após dois anos de instabilidade e baixas, a possibilidade de um reaquecimento na economia precisa ser aproveitada. 

Mas como se preparar para o reaquecimento da economia?

O BDMG incentiva e busca apoiar todos os negócios de modo a fomentar a economia do Estado de Minas Geraisl, por isso reunimos 3 passos essenciais para você que quer acompanhar o reaquecimento da economia. Confira. 

  • Invista em tecnologia  e inovação 

Com a pandemia, vimos a transformação digital chegar cada vez mais rápido para inúmeras empresas. Não há mais como fugir dessa realidade. Ignorar a inovação é ignorar o futuro do seu negócio. Ainda que seus produtos ou serviços não tenham uma pegada para vendas on-line, ainda assim é preciso estabelecer sua presença digital, interagir com o seu público e mostrar a “cara” da sua empresa. Trabalhar conteúdos e dicas, depoimentos, casos de sucesso de clientes, são formas de interação que podem gerar importantes resultados no reconhecimento da capacidade da sua empresa para o atendimento dos desejos e necessidades dos seus clientes. 

  • Planejamento Estratégico 

Um bom planejamento é o alicerce para uma atuação assertiva. O primeiro passo é avaliar o seu negócio, busque entender o que está bom, quais são as ameaças, o que pode ser aproveitado e o que precisa ficar para trás. O BDMG fez um conteúdo específico sobre  a aplicação daanálise SWOT no seu planejamento, confira aqui ! Planeje e se prepare para o melhor caminho, mas tenha em mente que tudo pode mudar. A palavra da vez é adaptabilidade, os negócios mais bem sucedidos são aqueles que conseguem ser flexíveis e se encaixar nas situações para aproveitá-las. Tenha o costume de revisar e refazer o seu planejamento ao longo do tempo.

  • Crie oportunidades

Para estar apto a aproveitar  e acompanhar o reaquecimento da economia brasileira, primeiro você precisa criar o hábito de aproveitar oportunidades dentro do seu negócio. Esse conceito precisa ser um valor, uma cultura na sua empresa. Mais do que saber aproveitar uma oportunidade que existe é saber criar essas oportunidades. 

Reveja o que pode ser incorporado na sua empresa para criar esse senso de urgência e inovação. Novos cargos, profissões diferentes e etapas que ainda não existiam. Faça networking, converse com pessoas que entregam o mesmo que você, de forma diferente, converse também com pessoas de outros segmentos. Apresente isso para os seus funcionários, faça do seu negócio uma incubadora de novas ideias. 

credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
Mais Posts
Share by: