6 dicas para ter sucesso ao lançar novos produtos

Equipe BDMGEquipe BDMG - 30 de Janeiro de 2020.

Quando se deseja lançar novos produtos, a primeira coisa a se ter em mente é saber se suprem as necessidades e atendem aos desejos de compra dos seus clientes. Isso porque não é só inovação ou ideias de empreendedor que garantem o sucesso em vendas.

Para que você não cometa erros e, consequentemente, veja suas finanças e credibilidade em risco, compartilhamos aqui algumas dicas para acertar em cheio no lançamento de novos produtos. Desde as etapas de planejamento, até o momento de iniciar as vendas. Vamos lá!

Dicas para obter sucesso no lançamento de novos produtos

1 – Pesquise muito

Algumas empresas desenvolvem seus produtos a partir de uma demanda pré-existente, enquanto outras tentam criar uma necessidade para os seus públicos. Neste último caso, os riscos de não serem aceitos são grandes, sendo mais fácil e indicado seguir com uma oferta que seja aderente às necessidades dos clientes.

Por isso, pesquise as necessidades que o seu público tem e, a partir daí, comece a planejar novos produtos. Falando nisso, você já sabe quem é o seu público-alvo?

Caso ainda não tenha definido, estabeleça a persona do cliente, que é um personagem representativo do cliente ideal para o seu negócio. É possível criar mais de uma persona, para segmentar seu público de acordo com as particularidades de cada e entender melhor de que forma lançar novos produtos.

A etapa de pesquisa ainda envolve responder questões como:

  • Precificação: quanto você irá gastar na produção somado à margem de lucro desejada. Também é importante analisar o quanto os seus clientes pagariam pelos novos produtos.
  • Concorrentes: verificar na sua região ou em um raio até 5Km se existem outros empreendimentos que já oferecem produtos iguais ou similares, bem como o preço dos mesmos.
  • Clientes: os benefícios oferecidos pelos novos produtos são aderente às necessidades de seus clientes? Além disso, é necessário verificar se o segmento de mercado em que atua está preparado para os seus lançamentos.

Esclarecidas essas dúvidas, é hora de tirar a ideia do papel e iniciar a etapa de produção.

2 – Comece a desenvolver o seu produto

Visando garantir que o seus novos produtos tenham características e atributos necessários, é preciso testar e quantas vezes for necessário. Essa é a etapa onde se deve atentar muito para qualidade deles. 

A identidade visual também é um diferencial importante e deve ser definida antes do lançamento. Avalie como você quer que eles sejam vistos e o que o nome deles dirá sobre as suas características, sem esquecer de associar à identidade visual da sua marca.

Se a marca da sua empresa já for consolidada, pense ainda de que forma esses novos produtos irão compor sua oferta junto com os demais - ou seja, como agregam valor ao seu portfólio.

3 – Organize o seu estoque

Antes de sair investindo em ações de marketing, é importante verificar o seu estoque para produção e lançamentos dos novos produtos. Isso pode prejudicar as vendas, especialmente, quando fizer o lançamento e não tiver os novos produtos disponíveis para os clientes que desejam comprá-los.  

Por isso, inicie a produção com antecedência, estipule prazos e faça uma estimativa de quantos produtos consegue produzir diariamente. Verifique o seu capital de giro e, se necessário, busque alternativas financeiras para injetar um dinheiro extra nesse momento inicial.

Crie, ainda, um mapa das vendas, definindo quais as áreas serão atendidas com essa nova oferta e como seu produto chegará ao consumidor final. Caso haja venda por meio de parceiros, por exemplo, a logística deverá ser organizada a fim de garantir que o produto seja entregue a tempo para eles também.

4 – Crie uma estratégia para o lançamento

Antes mesmo do seu produto “sair do forno”, é preciso pensar nas estratégias de pré-lançamento. Atrair a atenção dos seus públicos gera curiosidade e cria expectativa para o lançamento de novos produtos.

Existem diversas opções a serem exploradas. Tudo depende da idade, do perfil e das preferências dos clientes. Por exemplo, pode-se entrar em contato com jornais e rádios locais visando conseguir um bom espaço de divulgação.

Por outro lado, as redes sociais são as plataformas mais eficientes para lançar novos produtos. Tenha presença digital para reunir possíveis compradores e que podem ser impactados pelas publicações. 

Dependendo da sua atuação nessas plataformas, é possível ampliar a divulgação compartilhando atualizações diárias conforme as etapas de lançamento. Você ainda pode investir em mídia nas redes sociais, criando anúncios segmentados por região, interesse e perfil do público.

Com a pandemia da COVID-19, os negócios tiveram que se reinventar e não é diferente para novos produtos. Por isso, considere outra formas de ampliar o alcance do lançamento. 

Peça a clientes que compartilhem vídeos e fotos mostrando suas aquisições e marcando sua empresa. Essa estratégia se chama ‘unboxing’ - ou tirando da caixa em Português, que ajuda na conquista de mais clientes por meio do “boca a boca” positivo.

5 – Transforme o lançamento de novos produtos em um evento virtual

Passadas as etapas de planejamento e produção dos produtos e realizadas as ações de pré-lançamento, é hora de, finalmente, apresentar para todos a sua nova oferta.

Empresas maiores costumam organizar um evento para o lançamento. Que tal fazer seu próprio lançamento online? Você pode organizar uma live, apresentando as novidades e, caso possível, apresentar alguma promoção para a compra desses novos produtos.

A dica aqui é tratar o evento virtual como faria em seu empreendimento. Para quem já é seu cliente, envie mensagens pelo direct ou marque nos comentários das publicações convidando para o lançamento online. 

Crie expectativa e engajamento, sinalizando a distribuição de amostras ou oferta de desconto para quem participar da live, por exemplo. 

Durante a transmissão ao vivo, apresente os benefícios e características únicas dos novos produtos. Quanto mais agradável for a experiência deles, maiores são as chances de recomendar a amigos e familiares.

Promova também ações promocionais em suas suas redes sociais alguns dias após o evento de lançamento, por exemplo, divulgando a oferta de desconto progressivo conforme a quantidade pretendida pelas pessoas. Trabalhe sua divulgação online para fechar o maior número de vendas e conquistar novos clientes.

6 – Mantenha a qualidade do seu produto

A qualidade dos produtos deve ser a mesma do lançamento. Observe em comentários online e nas avaliações de clientes algo que precise observar para não ter um resultado ruim nas vendas. 

Dessa forma, mantenha um controle rígido da qualidade na produção e garanta que os benefícios citados na divulgação continuem sendo mantidos.

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