logo
logo

CNPJ inapto: o que é e como regularizar?

part • jun. 14, 2022

Nós sabemos que existem inúmeras situações, como a do CNPJ inapto, que podem impedir ou atrapalhar a manutenção de uma empresa. Inclusive, algumas delas podem pegar os empresários desprevenidos, principalmente se eles não estiverem bem assessorados.

Portanto, se a sua empresa está passando por essa situação, esse artigo é para você. Vamos te ajudar a entender todos os processos legais e financeiros que podem gerar esse problema, bem como a melhor forma de reverter essa situação e evitar novas surpresas.

Primeiramente, o que é um CNPJ inapto?

Imagine o seguinte cenário: você vai consultar o seu Código Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, por coincidência, descobre que houve uma mudança no status situacional da sua empresa, agora, a Receita Federal está dizendo que ela se encontra inapta.

Mas, o que isso significa?

Bom, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que um CNPJ inapto é diferente de um CNPJ inativo. Isso porque a inaptidão ocorre quando uma empresa omite alguns dados, demonstrativos ou documentos contábeis em um espaço de dois anos consecutivos.

Ou seja, se durante dois anos, ela não apresentar alguma declaração ou documentação obrigatória, ela passa a ser considerada inapta perante a Receita Federal.

Os principais documentos que devem ser apresentados são:

  • Escrituração Contábil e Fiscal (ECF);
  • Relação Anual de Informações e Salários (RAIS);
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

Já o CNPJ inativo, por outro lado, é uma situação que ocorre quando a empresa para de fazer movimentações, passando um mês sem realizar atividades operacionais e financeiras.

E como fazer essa regularização?

Para ativar um CNPJ inapto é necessário regularizar, primeiro, a situação junto com a Receita Federal, fornecendo os documentos necessários e quitando seus débitos. Depois do pagamento e da análise dos documentos, a situação deve ser regularizada em até 48 horas.

Portanto se esse é seu caso, veja como fazer sua regularização no passo a passo a seguir:

Entenda quais são, de fato, as suas pendências

O primeiro passo para regularizar um CNPJ é descobrir, especificamente, quais foram as pendências que colocaram seu cadastro em inaptidão. Para isso, basta acessar o  portal e-CAC e verificar quais documentos deverão ser apresentados à Receita Federal.

Providencie demonstrativos, declarações e documentos em atraso

Agora que você já sabe os motivos que te tornam inapto, será necessário reunir também a documentação exigida e encaminhar toda essa papelada para o órgão responsável, através do próprio site da Receita Federal.

No entanto, o mais recomendado é contar com uma assessoria especializada.

Faça o pagamento das obrigações

Agora é hora de quitar seus débitos e multas , afinal, a regularização só estará completa quando o pagamento for processado. Além dos débitos decorrentes da documentação, a multa aplicada para entregas fora do prazo é de 200 reais, podendo ainda chegar a um valor maior, dependendo do tipo de empresa e das especificidades da situação fiscal.

Caso o pagamento seja realizado em até 30 dias, é oferecido um desconto de 50%.

Com o BDMG, você pode obter um fôlego extra com crédito empresarial, resolvendo suas pendências e melhorando a gestão financeira do seu negócio. 

E o melhor de tudo: nós temos as melhores condições do mercado!

como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
mulher com pasta na mão solicitando empréstimo para MPE
Por Marcos Favero 05 mar., 2024
Descubra por que optar por um empréstimo empresarial é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça as vantagens e como fazer a escolha certa.
pessoa calculando linhas de crédito
Por Marcos Favero 29 fev., 2024
A gestão de equipes externas pode ser um desafio para algumas empresas. Confira algumas dicas para aumentar a produtividade do seu time.
homem usando um notebook para consultar a taxa selic
Por Marcos Favero 22 fev., 2024
Neste artigo, abordaremos os benefícios que as micro e pequenas empresas poderão colher com a futura redução da Taxa Selic.
homem feliz calculando capital de giro
Por Marcos Favero 08 fev., 2024
Guia completo sobre capital de giro para MPEs: entenda sua importância, aprenda a calcular, gerenciar e conheça soluções de financiamento com o BDMG Giro.
imagem mostra mulher pensando no pró-labore
Por Marcos Favero 01 fev., 2024
Neste artigo queremos ajudar os empreendedores que ainda não sabem como calcular um pró-labore com eficiência, com dicas práticas e objetivas.
homem sentado em seu escritório com seu notebook e segurando um papel calculando Prazo de carência
Por Marcos Favero 25 jan., 2024
Descubra o impacto do prazo de carência nas finanças das micro e pequenas empresas. Saiba como otimizar e enfrentar desafios.
homem usando o computador para calcular gestão de fluxo de caixa
Por Marcos Favero 19 out., 2023
Neste artigo, exploramos as melhores práticas para uma eficaz gestão de fluxo de caixa em MPEs e como o BDMG pode auxiliar empresas.
Mais Posts
Share by: