Muitos empreendedores ficam em dúvida quando o assunto é financiamento. Existe um momento certo para recorrer ao crédito? Para responder essas questões, separamos alguns fatores externos e internos que devem ser analisados e ajudarão na tomada de decisão pelo melhor momento para uso de recursos de terceiros.
As taxas de juros para o crédito empresarial podem ser aplicadas em dois modelos diferentes: taxas pré-fixadas e taxas pós-fixadas. Em geral nas operações com taxas pré-fixadas, o cliente já tem conhecimento da taxa de juros cobrada na operação, o que não descarta a atenção especial com o CET – Custo Efetivo Total. Sua informação é obrigatória e compreende todos os custos relacionados à operação, que além dos juros podem incluir tarifas, impostos, dependendo da instituição financeira e do tipo de linha de crédito.
As operações contratadas com base em taxas pós-fixadas, em geral são impactadas pelas variações da SELIC, sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a taxa base da economia brasileira, utilizada para determina r os juros cobrados nos financiamentos ou empréstimos.
A inflação também tem tudo a ver com a análise do financiamento. Mas por que?
Para entendermos melhor, a inflação é o aumento dos preços de produtos e serviços em um intervalo de tempo. Ou seja: quanto mais alta a inflação, mais altas tendem a ser as taxas de juros do crédito. Isso acontece porque um dos principais instrumentos de política monetária do Banco Central para controle inflacionário é justamente o ajuste da taxa SELIC. Em tempos de subida de preços, a SELIC é utilizada para reduzir o ritmo de consumo, tornando o apetite pelo crédito reduzido e com a redução da demanda, o ajuste de preços tende a um maior controle.
O consumo também tem tudo a ver com o momento em que você deve pedir um financiamento. Como está a demanda dos seus clientes? Como está a oferta dos insumos do seu produto? Quanto mais consumo existir por parte de um produto, mais o preço vai subir. Pode ser uma vantagem para o seu negócio, mas fique atento ao limite de repasse de custos para os seus clientes que podem deixar de consumir por causa de preços elevados. Então, vamos fazer um planejamento para colocar tudo em ordem antes da decisão!
Outro aspecto muito importante é saber o seu faturamento ; ou seja, se o dinheiro do seu caixa é suficiente para expandir o seu negócio. O crédito empresarial ajuda os empreendedores a terem um impulso extra para novos investimentos, por isso, analisar o seu faturamento de forma mensal permite te dar uma visão sobre a injeção financeira que você precisa.
Ao identificar quais os períodos e melhores datas para venda, você se organiza para vender mais. Depois dessa análise, é importante você analisar se sua empresa está pronta para atender essas demandas ou se precisa de maiores investimentos. Planejamento!
No período de investimento, é importante estabelecer seus objetivos. Defina suas metas e divida-os em três: um de curto prazo, um de médio e um de longo prazo. A partir disso, fica mais fácil definir os investimentos que cabem no seu planejamento.
Um último ponto importante que envolve a sazonalidade é entender quando você tem condições de arcar com um financiamento e se preparar para pagar as parcelas em meses que costumam ser mais apertados no seu negócio.
Após essa análise bem minuciosa, é hora de conversar com um Banco que realmente vai entender suas necessidades. Um financiamento pode ser exatamente o que está faltando para o seu negócio continuar crescendo. O crédito viabiliza oportunidades, mas quem realiza cada uma delas é você! Entenda qual a situação atual da sua empresa e descubra se esse é o momento correto de contar com o BDMG para te ajudar nessa tarefa!
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