Conheça as principais diferenças entre empréstimo e financiamento

Equipe BDMGEquipe BDMG - 29 de Outubro de 2018.

No mundo do crédito para empresas, você encontrará pessoas falando sobre financiamento e empréstimo como se fossem a mesma coisa. Apesar de ajudarem no crescimento de um negócio, os dois têm diferenças importantes que podem determinar qual deles dois um empreendedor deve buscar. Independentemente da sua escolha, esses recursos financeiros podem ser empregados na empresa de diferentes formas — veja aqui algumas delas!

Vamos entender agora o conceito de empréstimo e financiamento.

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

O empréstimo, conforme conceito do Banco Central, é um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Nessa modalidade, os recursos obtidos não estão vinculados a um objetivo específico.

Já no financiamento, o crédito é concedido para um destino específico da empresa, como, por exemplo, capital de giro, reforma, expansão e compra de máquinas e equipamentos. Ou seja, há uma finalidade definida previamente.

Há outra diferença importante entre empréstimo e financiamento:

- Por não estar atrelado a nenhum tipo de garantia, os juros do empréstimo são mais altos;

- O financiamento, geralmente, possui algum tipo de garantia, como as pessoais (exemplo: aval) e reais (vinculadas à bens – como imóveis e máquinas). Por isso,os juros são mais baixos.

Tabela_emprestimo_financiamento

Independentemente do caminho que escolher, empréstimo ou financiamento, a empresa precisa primeiro organizar suas finanças e verificar se tudo está em ordem para procurar a linha de crédito ideal.

bdmg-cta-pronampe-cadastro

 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários