logo
logo

Código de barras: uma ferramenta de organização e gestão de estoque.

part • jun. 16, 2021

Empreender sempre é um desafio, principalmente para quem está começando. Quando falamos de gestão de estoque, são várias as dúvidas sobre organização dos produtos de forma que sua logística seja otimizada e, para melhorar esse aspecto da gestão do seu negócio , existem algumas ferramentas que podem te ajudar.

O código de barras , no padrão GS1 (antigo EAN), é uma das ferramentas mais utilizadas, pois estabelece um padrão geral e reconhecível na maioria dos sistemas informatizados. Neste conteúdo, você vai entender como funciona o código de barras e como criar seus códigos para otimizar sua gestão de estoque.

O que é e como funciona o código de barras?

O código de barras no modelo GS1 é um sistema criado para identificar, descrever e enumerar itens, sejam esses produtos , serviços, localizações ou outros. Adotado por mais de 100 países e inúmeras empresas pelo mundo, o código de barras é composto por 13 dígitos, com a sequência de dígitos do país , dígitos de identificação referentes à empresa , dígitos de produto e dígito de controle. Todas as informações armazenadas pelo código de barras podem ser lidas (escaneadas) e interpretadas em qualquer computador.

Otimizando recursos e a gestão de estoque

Se você possui um e-commerce , a utilização desse sistema de codificação para sua gestão de estoque se faz necessária para você conseguir integrar de forma precisa os estoques físico e virtual.

Essa é uma forma de garantir o controle de disponibilidade e rastreabilidade dos produtos em todas as etapas do processo de vendas. Seus colaboradores poderão identificar itens com maior saída, necessidades de reposição, tempo de duração do estoque, entre outros dados essenciais para seu negócio.

Evite reclamações e a insatisfação do seu cliente

Segundo dados do Procon, foram registradas cerca de 242 mil queixas relacionadas a compras on-line até outubro do ano passado (2020), muitas delas com referência aos atrasos na entrega. Um número que vem aumentando conforme o crescimento das compras on-line, devido à pandemia do novo coronavírus.

Geralmente, o prazo de entrega indicado é de sete dias úteis, mas o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estabelece uma regra quanto ao prazo máximo para entrega dos produtos. Estabelece apenas que as empresas devem informar aos clientes a data prevista para o recebimento de suas compras.

Com uma gestão de estoque feita pelo código de barras, também é possível rastrear o produto do momento da compra até a chegada nas mãos do cliente. Assim, você evita problemas com a logística de entrega, reclamações posteriores ou mesmo ações mais drásticas por parte dos clientes, que podem comprometer a imagem da sua empresa.

Como criar um código de barras?

Agora que você já sabe como funciona o código de barras e os benefícios que pode apresentar para sua gestão de estoque e de negócios em geral, veja seguir como criar os códigos para seus produtos.

 

  • Código GTIN e representação gráfica

Você já deve ter visto que o código de barras, além dos desenhos das barrinhas (representação gráfica), tem alguns números. Esses números são conhecidos como GTIN (Número Global do Item Comercial) e representam, em sequência, alguns fatores, como você viu acima. 

Para criar seu código de barras para um produto, você precisa estar associado ao GS1 Brasil e seguir os passos indicados pelo portal. Com o sistema global, você terá controle total e melhor gestão de estoque para otimizar seus negócios.

Invista na gestão de estoque e veja sua empresa crescer!

Com as linhas de crédito do BDMG, além do capital de giro necessário para que sua empresa continue operando, você encontra uma solução para investir na melhoria de processos e gestão do seu negócio.

Faça uma simulação e veja como podemos te ajudar a ver sua empresa crescendo cada vez mais.

cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
Mais Posts
Share by: