logo
logo

Como a reestruturação financeira da empresa ajuda a obter crédito?

part • mai. 27, 2021

Todo empreendedor sabe o quão difícil é manter uma empresa ativa e já deve ter passado por alguma dificuldade financeira em que fosse necessário recorrer à liberação de crédito para organizar as contas.

A questão é que, em muitos casos, a falta de organização financeira já fez com que a empresa chegasse a um ponto em que as dívidas pesam tanto que os sistemas financeiros de liberação de crédito negam o pedido assim que o recebem.

Para contornar essa situação e ajudar você e sua empresa a conseguirem a liberação de crédito que precisam para voltar a crescer, preparamos essa matéria sobre reestruturação financeira. Prepare-se e boa leitura!

Fatores que levam ao endividamento

O principal fator que leva ao endividamento de qualquer empresa é a falta de organização financeira. Não ter o controle sobre os valores que entram e saem do caixa é viver sobre o fio da navalha.

Pode ser que em um mês, por muita sorte ou outro fator, você tenha boas vendas e consiga pagar todas as contas e ainda usufruir do lucro, mas, no mês seguinte essa sorte seja ausente e as contas se acumulem e, se sua empresa não possuir uma organização financeira pensando no capital de giro e em reservas de emergência, você tenha que lidar com o endividamento.

Outros fatores, que temos menos controle e precisamos nos adaptar e administrar, são relacionados à imprevisibilidade do mercado, situações socioeconômicas que envolvem governos, crises sanitárias, entre outras.

Assim fica claro que, além dos afazeres gerais e diários relacionados à gestão de seu negócio, os empreendedores têm que estar sempre passos à frente em seu planejamento.

Por que o crédito é negado em casos de endividamento?

Os sistemas de liberação de crédito geralmente avaliam o histórico financeiro de uma empresa antes de liberar os valores solicitados e, podem inclusive oferecer contrapropostas à sua solicitação. A negativa de crédito acontece quando os sistemas avaliam que, em seu histórico, aquela empresa não cumpre as exigências mínimas para garantir, no mínimo, o pagamento das prestações combinadas caso o valor do crédito seja aprovado. É importante ressaltar que os sistemas de análise de crédito são parametrizados, variam de acordo com cada instituição financeira, e não possuem qualquer interferência humana. São algoritmos sofisticados que baseados em modelos matemáticos e dados históricos analisam as informações enviadas pela empresa e ao final atribuem uma nota de risco de crédito.

O que é a reestruturação financeira e como ela pode facilitar a liberação de crédito?

Basicamente, a reestruturação financeira é uma junção de processos que tem como objetivo ajustar a estrutura de capital da empresa e reformular os sistemas administrativos e contábeis de formas que permitam que o negócio se recupere de crises. Vale lembrar que essa reestruturação vai além de uma simples organização de contas. Ela envolve aspectos da gestão e, também, da legislação.

Pense nessa reestruturação financeira como se fosse uma organização das finanças pessoais e você vai ter um bom exemplo de como funciona. Quando o bolso aperta, geralmente cortamos os gastos desnecessários e, para isso, precisamos, também, mudar nosso comportamento de consumo. O mesmo acontece com a empresa, só que em patamares superiores.

A reestruturação começa pela contabilidade. É preciso entender o escoamento do faturamento e realizar mudanças com foco nas melhorias que podem otimizar os investimentos e gerar novas oportunidades de negócios.

O primeiro passo para alcançar esse objetivo é fazer um levantamento das dívidas da empresa e negociar seu pagamento honrando as datas e valores acordados.

Com as contas quitadas e as restrições de CNPJ liberadas, o caminho se torna mais fácil até a liberação do crédito que sua empresa precisa para voltar a crescer.

Após quitar suas dívidas, você pode solicitar uma nova liberação de crédito para sua empresa, com mais chances de conseguir aprovação, visto que as finanças de seu negócio estão equilibradas.

Se você quer crescer, vem com o BDMG!

Você já tentou solicitar uma linha de crédito para sua empresa e, anteriormente, teve seu pedido negado? Está agora com a situação de sua empresa regularizada? Que tal fazer uma nova solicitação de crédito?

cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
Mais Posts
Share by: