logo
logo

Fluxo de caixa: como manter o equilíbrio das contas?

part • abr. 16, 2021

Ter dinheiro em caixa é essencial para qualquer empresa que queira, no mínimo, se manter ativa no mercado e, posteriormente, ganhar reconhecimento e credibilidade. Isso porque o fluxo de caixa é o que vai garantir que essa empresa tenha os meios necessários para arcar com suas despesas e obrigações trabalhistas, por exemplo, e, também, investir em novas ações que possam alavancar seu crescimento com o decorrer do seu tempo de atuação. Mas como realizar um controle de fluxo de caixa eficiente? Isso é o que você vai entender nessa matéria.

A organização é a alma do negócio

Organizar o fluxo de caixa é extremamente necessário para garantir a estabilidade financeira de uma empresa. A falta de controle e organização podem levar a empresa ao mau endividamento, fruto de ações desesperadas e não planejadas para equilibrar as contas, situação que poderia ser evitada estabelecendo-se algumas regras de controle fundamentais.

“Receber primeiro, depois pagar” é uma dessas regras de controle. Sua empresa precisa primeiramente ter um fluxo de caixa para, depois, pagar suas despesas.
Pense na seguinte situação: você não possui um fluxo de caixa e, para pagar suas despesas, recorre a empréstimos. Com essa ação, você cria um ciclo negativo de fluxo de caixa, visto que seu ponto de partida é a dívida.

Ao estabelecer um fluxo de caixa em que você considere que deve receber primeiro para, posteriormente, pagar suas despesas, você estabelece um ciclo positivo, que não depende de terceiros e não corre o risco de pagar juros que geram mais despesas a longo prazo.
Com essa organização de seu fluxo de caixa, fica muito mais fácil manter a ordem das finanças e avaliar a saúde financeira de sua empresa, facilitando, também, a tomada de decisões mais precisas e conscientes diante de qualquer cenário.

Como entender o fluxo de caixa de uma empresa?

Para realizar essa atividade, você precisa de alguns conceitos e controles que vão nortear sua organização:

  • contas a pagar da empresa –  deve ser feito de acordo com as datas de vencimento das contas;

  • contas a receber – deve ser organizado de acordo com suas datas de vencimento;

  • cruzamento de dados – entre os valores a receber e a pagar com sua sequência de acordo com as datas em que foram realizados. 

O tripé da estruturação financeira

Para organizar suas finanças e conseguir observar claramente se sua empresa gera lucro ou ainda precisa se estabilizar financeiramente, você precisa conhecer o tripé que estrutura uma empresa nesse aspecto.

Primeiro, temos o “caixa”, que envolve todos os controles financeiros básicos da empresa, como os dados de registro de caixa de entradas e saídas, contas a pagar e a receber, os controles bancários e de estoque e o fluxo de caixa.

Logo em seguida, você precisa avaliar o lucro, ou seja, os resultados obtidos pela sua empresa. Isso acontece cruzando os dados de receitas e custos / despesas, os custos fixos e variáveis, a margem de contribuição e, até mesmo, estratégias para aumentar o lucro da empresa.

Também é importante conhecer o patrimônio do seu negócio, que envolve os bens da empresa, capital de giro, tendências de crescimento, endividamento e rentabilidade.

fluxo-de-caixa-emprestimo

Quando recorrer ao crédito?

Se, em suas avaliações, você perceber que seu fluxo de caixa não está gerando os rendimentos necessários para cobrir as despesas e que precisa de auxílio para equilibrar as contas, a busca pelo crédito empresarial pode ser uma boa opção . O mesmo vale quando você precisa incrementar seu capital de giro e investir em soluções para o crescimento de seu negócio, ou quando surgem oportunidades, como uma política agressiva de descontos de seus fornecedores para comprar antecipadas ou de maior volume.

Não se esqueça de avaliar, antes, se esse crédito vai sanar suas necessidades sem comprometer suas contas além do possível, pois, dessa forma, você pode entrar no campo do endividamento. 

Para isso, conte sempre com auxílio de linhas de crédito com as melhores condições do mercado, que podem ser contratadas de forma simples, rápida e sem burocracia, como as linhas do BDMG. 

Se você quer ver como funciona a solicitação de crédito, faça uma simulação.

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: