logo
logo

Crédito para empresas: saiba como usá-lo de maneira eficiente

part • jan. 14, 2021

Você está em dúvida sobre a utilização de crédito para empresas em seu negócio? Confira este conteúdo exclusivo preparado pelo especialmente pelo BDMG Orienta!

Desaceleração da economia, impactos econômicos da COVID-19 e queda no consumo foram algumas das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores em 2020. Até mesmo aqueles que já possuíam boas reservas de emergência sentiram os impactos em seus negócios e acabaram tendo que utilizá-las. 

Uma das opções para manter a saúde dos negócios é recorrer às linhas de crédito para empresas disponíveis e contar com a ajuda de um financiamento para equilibrar as finanças empresariais. No entanto, se o crédito não for utilizado de maneira inteligente, você pode afetar ainda mais o caixa da sua empresa.

A importância do planejamento

Planejamento é a palavra-chave quando estamos falando de crédito para empresas, pois a utilização de um financiamento deve ser feita de forma consciente para que traga resultados positivos. Um bom começo é a realização da Análise SWOT, visando a identificação dos pontos fortes e fracos de seu negócio e do mercado. Neste post, explicamos como fazer a análise e você ainda pode baixar um modelo padrão do arquivo para começar. 

Com a estratégia feita, o próximo passo é organizar as finanças do seu negócio e  passar um pente fino em todas as contas, analisando minuciosamente cada gasto. Por exemplo: você precisa de fato de mais de uma linha telefônica fixa para o seu negócio? As pessoas passaram a utilizar mais os aplicativos de comunicação instantânea e as redes sociais para entrar em contato com estabelecimento. Clique aqui para também ler este conteúdo sobre organização das finanças de seu negócio.  

Uso consciente do crédito 

O crédito para empresas deve ser usado para expandir o seu negócio, renovar seu estoque ou pagar dívidas, ou até mesmo para negociações com fornecedores. Solicitar um empréstimo apenas porque as contas não fecham pode fazer com que o saldo negativo do seu caixa continue aumentando. 

Um financiamento é o remédio para deixar o seu negócio saudável e, para que tenha eficiência na sua utilização, é importante fazer um diagnóstico e listar quais os motivos pelo qual sua empresa chegou nessa situação.

Depois estude e analise as taxas de juros, bem como o valor que será destinado mensalmente para pagamento do empréstimo. Assim, você terá sucesso tanto na utilização dos valores recebidos, quanto no fluxo do pagamento para a quitação sem atrasos ou mais juros.

Juros mais baixos 

Se você já solicitou um empréstimo para a sua empresa em outro momento, uma dica é analisar a possibilidade de renová-lo. Juros mais baixos podem reduzir o valor de sua parcela mensal.

A renovação do crédito também traz mais recursos para seu caixa, tendo ainda a possibilidade de estender o prazo de pagamento do contrato. Mais tranquilidade para gerir o seu negócio, proporcionando novos investimentos seja para expansão, aquisição de matéria-prima ou para o pagamento de colaboradores.

Empréstimos empresariais não precisam ser considerados inimigos por empreendedores. Agora que já conferiu nossas dicas, analise as necessidades do seu negócio e defina como o financiamento pode ser utilizado para equilibrar as finanças empresariais.

Você gostou deste conteúdo? Considere também negociar com fornecedores para ganhar fôlego de caixa, começar a vender online para atingir novos clientes e organizar seu estoque corretamente , descobrindo assim quais itens ocupam seu espaço e merecem ser negociados por preços especiais. 

credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
Mais Posts
Share by: