Crédito para empresas: saiba como usá-lo de maneira eficiente

Equipe BDMGEquipe BDMG - 14 de Janeiro de 2021.

Você está em dúvida sobre a utilização de crédito para empresas em seu negócio? Confira este conteúdo exclusivo preparado pelo especialmente pelo BDMG Orienta!

Desaceleração da economia, impactos econômicos da COVID-19 e queda no consumo foram algumas das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores em 2020. Até mesmo aqueles que já possuíam boas reservas de emergência sentiram os impactos em seus negócios e acabaram tendo que utilizá-las. 

Uma das opções para manter a saúde dos negócios é recorrer às linhas de crédito para empresas disponíveis e contar com a ajuda de um financiamento para equilibrar as finanças empresariais. No entanto, se o crédito não for utilizado de maneira inteligente, você pode afetar ainda mais o caixa da sua empresa.

A importância do planejamento

Planejamento é a palavra-chave quando estamos falando de crédito para empresas, pois a utilização de um financiamento deve ser feita de forma consciente para que traga resultados positivos. Um bom começo é a realização da Análise SWOT, visando a identificação dos pontos fortes e fracos de seu negócio e do mercado. Neste post, explicamos como fazer a análise e você ainda pode baixar um modelo padrão do arquivo para começar. 

Com a estratégia feita, o próximo passo é organizar as finanças do seu negócio e  passar um pente fino em todas as contas, analisando minuciosamente cada gasto. Por exemplo: você precisa de fato de mais de uma linha telefônica fixa para o seu negócio? As pessoas passaram a utilizar mais os aplicativos de comunicação instantânea e as redes sociais para entrar em contato com estabelecimento. Clique aqui para também ler este conteúdo sobre organização das finanças de seu negócio. 

Uso consciente do crédito 

O crédito para empresas deve ser usado para expandir o seu negócio, renovar seu estoque ou pagar dívidas, ou até mesmo para negociações com fornecedores. Solicitar um empréstimo apenas porque as contas não fecham pode fazer com que o saldo negativo do seu caixa continue aumentando. 

Um financiamento é o remédio para deixar o seu negócio saudável e, para que tenha eficiência na sua utilização, é importante fazer um diagnóstico e listar quais os motivos pelo qual sua empresa chegou nessa situação.

Depois estude e analise as taxas de juros, bem como o valor que será destinado mensalmente para pagamento do empréstimo. Assim, você terá sucesso tanto na utilização dos valores recebidos, quanto no fluxo do pagamento para a quitação sem atrasos ou mais juros.

Juros mais baixos 

Se você já solicitou um empréstimo para a sua empresa em outro momento, uma dica é analisar a possibilidade de renová-lo. Juros mais baixos podem reduzir o valor de sua parcela mensal.

A renovação do crédito também traz mais recursos para seu caixa, tendo ainda a possibilidade de estender o prazo de pagamento do contrato. Mais tranquilidade para gerir o seu negócio, proporcionando novos investimentos seja para expansão, aquisição de matéria-prima ou para o pagamento de colaboradores.

Empréstimos empresariais não precisam ser considerados inimigos por empreendedores. Agora que já conferiu nossas dicas, analise as necessidades do seu negócio e defina como o financiamento pode ser utilizado para equilibrar as finanças empresariais.

Você gostou deste conteúdo? Considere também negociar com fornecedores para ganhar fôlego de caixa, começar a vender online para atingir novos clientes e organizar seu estoque corretamente, descobrindo assim quais itens ocupam seu espaço e merecem ser negociados por preços especiais. 

Geraminas 2021

 

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários