Quando é hora de solicitar uma linha de crédito para minha empresa?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 19 de Janeiro de 2021.

O crédito é uma das alternativas para os empreendedores que encontram dificuldades com as finanças de seus negócios. No entanto, o empréstimo não é a única opção a ser analisada.

Negociação com fornecedores e redução de custos fixos também são maneiras adicionais e eficazes para ter um fôlego financeiro em sua empresa

Se você já negociou e reduziu as contas, analise qual o melhor momento para solicitar um financiamento e se a linha de crédito atende às necessidades do seu negócio

Foco na operação

Seu negócio não pode parar de funcionar. Por isso é importante ter a operação como foco inicial. Se você está com dificuldades em organizar as contas dos pontos que envolvem a cadeia operacional, esta pode ser a melhor hora para recorrer a uma linha de crédito ou empréstimo.   

Os clientes de sua empresa escolhem o seu negócio pela qualidade que você oferece, seja ela no produto e / ou no atendimento. Diminuir a qualidade de seus insumos ou fazer alterações diretas no quadro de colaboradores pode fazer com que seus clientes reconsiderem a escolha por seu estabelecimento.

Solicite um orçamento ou cotação de insumos para manter sua operação rodando por 3 ou 6 meses, por exemplo, e então negocie descontos para pagamentos à vista. Você receberá condições melhores de compras e poderá usar parte do crédito obtido no banco para pagar essas compras, trazendo um tempo de respiro e organização financeira antes de fazer novos pedidos.

Coloque suas contas em dia

Se você está com contas atrasadas e passíveis de serem negativadas ou incluídas nos órgãos de proteção ao crédito, solicite crédito para quitação das pendências. Um empréstimo ou linha de crédito oferecerá tempo hábil para quitar suas dívidas ao longo de alguns meses ou até mesmo anos. 

Embora existam taxas de juros muito competitivas no mercado, vale a pena se certificar de que o valor das parcelas do empréstimo pode ser arcado por sua movimentação financeira. Prolongue a quantidade de parcelas ou estenda o prazo de  pagamento para garantir que você tenha tempo suficiente para se recuperar. 

Recalcule seus preços e prazos de recebimento

Um dos motivos comuns do endividamento é o medo do aumento dos preços praticados aos clientes. É vital para seu negócio que os preços sejam recalculados de acordo com o aumento dos custos de insumos.

Longos prazos de recebimento ou parcelamento implicam na necessidade de um grande capital de giro. Se você precisa de capital para a renovação de estoque, vale a pena solicitar crédito. 

Mas não deixe de fazer suas contas e considerar a opção de oferecer descontos para recebimentos à vista ou com parcelamentos curtos. Isto manterá o dinheiro em movimento em seu negócio, permitindo que você consiga pagar as parcelas de seu empréstimo com tranquilidade e segurança. 

Ampliação de seu espaço ou operação

Se você possui demanda e não consegue atendê-la por deficiência em espaço físico ou maquinário, esta é, sem dúvidas, uma boa hora para pedir crédito. Monte um plano de expansão e uma estratégia de operação e apresente aos gerentes do banco. 

Seja realista na produção de suas projeções e considere também a compra de insumos e itens de estoque iniciais  para garantir uma abertura ou inauguração tranquila.

bdmg-linha-de-credito-giro-ja

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários