Quando é hora de solicitar uma linha de crédito para minha empresa?

part • jan. 19, 2021

O crédito é uma das alternativas para os empreendedores que encontram dificuldades com as finanças de seus negócios. No entanto, o empréstimo não é a única opção a ser analisada.

Se você já negociou e reduziu as contas, analise qual o melhor momento para solicitar um financiamento e se a linha de crédito atende às necessidades do seu negócio

Foco na operação

Seu negócio não pode parar de funcionar. Por isso é importante ter a operação como foco inicial. Se você está com dificuldades em organizar as contas dos pontos que envolvem a cadeia operacional, esta pode ser a melhor hora para recorrer a uma linha de crédito ou empréstimo.

Os clientes de sua empresa escolhem o seu negócio pela qualidade que você oferece, seja ela no produto e / ou no atendimento. Diminuir a qualidade de seus insumos ou fazer alterações diretas no quadro de colaboradores pode fazer com que seus clientes reconsiderem a escolha por seu estabelecimento.

Solicite um orçamento ou cotação de insumos para manter sua operação rodando por 3 ou 6 meses , por exemplo, e então negocie descontos para pagamentos à vista. Você receberá condições melhores de compras e poderá usar parte do crédito obtido no banco para pagar essas compras, trazendo um tempo de respiro e organização financeira antes de fazer novos pedidos.

Coloque suas contas em dia

Se você está com contas atrasadas e passíveis de serem negativadas ou incluídas nos órgãos de proteção ao crédito , solicite crédito para quitação das pendências. Um empréstimo ou linha de crédito oferecerá tempo hábil para quitar suas dívidas ao longo de alguns meses ou até mesmo anos.

Embora existam taxas de juros muito competitivas no mercado, vale a pena se certificar de que o valor das parcelas do empréstimo pode ser arcado por sua movimentação financeira. Prolongue a quantidade de parcelas ou estenda o prazo de  pagamento para garantir que você tenha tempo suficiente para se recuperar.

Recalcule seus preços e prazos de recebimento

Um dos motivos comuns do endividamento é o medo do aumento dos preços praticados aos clientes. É vital para seu negócio que os preços sejam recalculados de acordo com o aumento dos custos de insumos.

Longos prazos de recebimento ou parcelamento implicam na necessidade de um grande capital de giro. Se você precisa de capital para a renovação de estoque, vale a pena solicitar crédito.

Mas não deixe de fazer suas contas e considerar a opção de oferecer descontos para recebimentos à vista ou com parcelamentos curtos. Isto manterá o dinheiro em movimento em seu negócio, permitindo que você consiga pagar as parcelas de seu empréstimo com tranquilidade e segurança.

Ampliação de seu espaço ou operação

Se você possui demanda e não consegue atendê-la por deficiência em espaço físico ou maquinário , esta é, sem dúvidas, uma boa hora para pedir crédito. Monte um plano de expansão e uma estratégia de operação e apresente aos gerentes do banco.

Seja realista na produção de suas projeções e considere também a compra de insumos e itens de estoque iniciais  para garantir uma abertura ou inauguração tranquila.

simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
mulher com pasta na mão solicitando empréstimo para MPE
Por Marcos Favero 05 mar., 2024
Descubra por que optar por um empréstimo empresarial é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça as vantagens e como fazer a escolha certa.
pessoa calculando linhas de crédito
Por Marcos Favero 29 fev., 2024
A gestão de equipes externas pode ser um desafio para algumas empresas. Confira algumas dicas para aumentar a produtividade do seu time.
homem usando um notebook para consultar a taxa selic
Por Marcos Favero 22 fev., 2024
Neste artigo, abordaremos os benefícios que as micro e pequenas empresas poderão colher com a futura redução da Taxa Selic.
homem de negócios em sua mesa
Por Marcos Favero 15 fev., 2024
Descubra o impacto do prazo de carência nas finanças das micro e pequenas empresas. Saiba como otimizar e enfrentar desafios.
homem feliz calculando capital de giro
Por Marcos Favero 08 fev., 2024
Guia completo sobre capital de giro para MPEs: entenda sua importância, aprenda a calcular, gerenciar e conheça soluções de financiamento com o BDMG Giro.
imagem mostra mulher pensando no pró-labore
Por Marcos Favero 01 fev., 2024
Neste artigo queremos ajudar os empreendedores que ainda não sabem como calcular um pró-labore com eficiência, com dicas práticas e objetivas.
homem sentado em seu escritório com seu notebook e segurando um papel calculando Prazo de carência
Por Marcos Favero 25 jan., 2024
homem usando o computador para calcular gestão de fluxo de caixa
Por Marcos Favero 19 out., 2023
Neste artigo, exploramos as melhores práticas para uma eficaz gestão de fluxo de caixa em MPEs e como o BDMG pode auxiliar empresas.