Como negociar com fornecedores durante a Pandemia?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 28 de Julho de 2020.

Os impactos do Covid19 nos negócios são muitos e certamente você está sentindo na pele os reflexos da pandemia em seu negócio. Nós já lançamos um post com dicas para preparar sua empresa para enfrentar os efeitos do coronavírus, mas hoje falaremos especificamente sobre a renegociação de pagamentos e contratos com seus fornecedores. 

Assim como seu negócio precisa de clientes para sobreviver, ele também precisa de uma boa relação com seus fornecedores para manter seu estoque completo e sem falhas. 

  • Faça uma lista de seus fornecedores e classifique-os por tamanho e tipos de fornecimento. Assim como seu negócio, os fornecedores também estão sentindo os impactos da pandemia em seus negócios, por isso é importante saber quem são seus fornecedores e seus tamanhos de negócios. 

Fornecedores maiores contam com um capital mais elevado para manter o negócio girando, podendo assim assumir uma flexibilidade maior na negociação e nos pagamentos. Comece pelos contratos e boletos maiores.

  • Peça apoio para o vendedor ou representante comercial responsável pelo seu negócio. É comum que o departamento de contas a receber seja separado do departamento de vendas e por este motivo pedir uma força para o vendedor que atende sua empresa é sempre uma boa alternativa. O vendedor conhece exatamente o quanto seu negócio costuma comprar e sabe da cadência da recompra e isso é um ponto positivo na negociação. 
  • Não discuta, converse! Lembre-se que alguns atendentes não possuem a autonomia que precisam para renegociar ou remanejar seus fluxos de pagamentos. Nestas horas é importante resolver o assunto conversando e pedindo ajuda do atendente para encontrar uma solução em comum. Se você não tiver sucesso, busque outros caminhos como ligar novamente em outro período ou resolver o assunto por e-mail / What’sApp. 
  • Informe-se sobre o mercado para entender como estão acontecendo as negociações do seu segmento de atividade. Cada ramo possui uma peculiaridade: os produtos perecíveis dos estoques de restaurantes, por exemplo, estão sendo recolhidos por alguns fornecedores para evitar que eles atinjam a data de vencimento nas prateleiras. Alguns fornecedores estão abatendo estes valores das cobranças e outros se comprometendo a ‘devolver’ os itens quando houver a reabertura total do segmento.

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