Como ter consciência financeira e tomar melhores decisões?

part • ago. 17, 2021

Você já parou para pensar na importância da educação financeira para a saúde de seu negócio? Como você sabe, gerir o próprio negócio é uma missão difícil, pois diariamente é preciso superar desafios e estudar estratégias para manter a empresa produtiva e rentável.

Dentre as inúmeras responsabilidades de um empreendedor, manter as finanças organizadas é uma das que mais exige dedicação, estudo e disciplina. Afinal, uma empresa com dificuldades para se organizar financeiramente já está em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

No entanto, quando se tem uma compreensão adequada sobre os principais conceitos financeiros e o empenho em buscar conhecimento, informação e orientação para realizar a gestão financeira do negócio, é possível construir a base para um futuro empresarial seguro.

Por isso, é fundamental entender qual a importância da consciência financeira para ter um bom andamento do seu negócio.

O que é consciência financeira e qual sua importância?

Consciência financeira é ter o conhecimento essencial para tomar decisões estratégicas a respeito do dinheiro da sua empresa.

Mas o que isso significa de verdade? Isso quer dizer que você precisa entender alguns conceitos, como administração do fluxo de caixa e controle do estoque, para gerenciar e controlar todo o fluxo de dinheiro do negócio e, a partir disso, tomar as melhores decisões para a empresa.

Reflita: você sabe quanto entra e sai de dinheiro em seu caixa todos os dias?

A partir do momento em que você empreendedor tem consciência das finanças presentes na sua empresa, você consegue lidar com as dívidas de uma forma mais planejada e sem sustos.

É impossível controlar suas finanças se você não tem a noção exata de como é gasto o dinheiro dentro do seu negócio.

Por isso, ser consciente financeiramente é importante, pois possibilita um melhor controle sobre as dívidas e tomada de decisões que auxiliem no crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Por exemplo: implementar um software que auxilie na gestão de estoque pode ser uma boa decisão estratégica pois, com uma ferramenta automatizada, é possível identificar facilmente o produto que tem maior demanda e, com isso, você consegue ter uma previsibilidade maior de todos os seus produtos no estoque.

simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
mulher com pasta na mão solicitando empréstimo para MPE
Por Marcos Favero 05 mar., 2024
Descubra por que optar por um empréstimo empresarial é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça as vantagens e como fazer a escolha certa.
pessoa calculando linhas de crédito
Por Marcos Favero 29 fev., 2024
A gestão de equipes externas pode ser um desafio para algumas empresas. Confira algumas dicas para aumentar a produtividade do seu time.
homem usando um notebook para consultar a taxa selic
Por Marcos Favero 22 fev., 2024
Neste artigo, abordaremos os benefícios que as micro e pequenas empresas poderão colher com a futura redução da Taxa Selic.
homem feliz calculando capital de giro
Por Marcos Favero 08 fev., 2024
Guia completo sobre capital de giro para MPEs: entenda sua importância, aprenda a calcular, gerenciar e conheça soluções de financiamento com o BDMG Giro.
imagem mostra mulher pensando no pró-labore
Por Marcos Favero 01 fev., 2024
Neste artigo queremos ajudar os empreendedores que ainda não sabem como calcular um pró-labore com eficiência, com dicas práticas e objetivas.
homem sentado em seu escritório com seu notebook e segurando um papel calculando Prazo de carência
Por Marcos Favero 25 jan., 2024
Descubra o impacto do prazo de carência nas finanças das micro e pequenas empresas. Saiba como otimizar e enfrentar desafios.