logo
logo

Seus clientes voltam para você? Veja como fidelizar clientes.

part • ago. 18, 2021

Todo empreendedor, mesmo quem está começando agora, sabe que um cliente satisfeito tem grandes chances de virar um cliente recorrente . Mas quais são os fatores que levam os clientes a se sentirem satisfeitos? Preços baixos? Uma promoção? Descontos? Bem, nem sempre a satisfação do cliente está diretamente ligada aos preços, algumas experiências em relação à sua empresa e / ou marca também importam bastante. 

Nesse artigo, você vai aprender um pouco mais sobre formas de  garantir a satisfação e como fidelizar clientes com ações simples no dia a dia. Prepare-se e boa leitura!

 

A satisfação começa em casa!

Quem nunca ouviu falar que “roupa suja se lava em casa”? Esse ditado popular pode ser aplicado, com uma outra visão, sobre sua empresa. Você e seus colaboradores são a vitrine principal da sua marca e de seus produtos. Vocês são o primeiro contato que o cliente vai ter com a realidade de seu negócio e, é claro, você quer garantir que essa experiência seja ótima, certo? 

Seus clientes percebem quando as coisas não estão bem dentro de sua empresa. Por isso, é sempre bom investir em treinamentos para você e para seus colaboradores e ficar sempre atento à gestão de sua equipe. Dessa forma, você cria um ambiente muito mais amigável e garante que toda sua equipe esteja em sintonia. Esse é um dos primeiros passos para fidelizar um cliente: arrumar a casa. 

O Código de Defesa do Consumidor é seu aliado, não inimigo.

O Código de Defesa do Consumidor foi criado para garantir seguranças aos clientes quanto às suas compras e / ou contratações de serviços. Ele estabelece regras que devem ser seguidas tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. 

É errado tratar o CDC como um “inimigo do seu negócio”, visto que, se aplicado corretamente, garante segurança para você também. Você não precisa conhecer cada linha do CDC, mas é importante utilizá-lo para elaborar sua estratégia de atendimento e resolução de conflitos

Quando você entende o CDC e cria soluções personalizadas para cada situação de conflito, você tem mais chances de reverter a situação e transformá-la em uma oportunidade de fidelizar um cliente pelo seu atendimento. 

Quer saber se você está preparado para fidelizar clientes? Clique no botão abaixo e responda nosso Quiz!

Seja disponível e supere as expectativas

O mínimo que um cliente espera quando busca por sua empresa é um bom atendimento e uma solução para um “problema” que apresenta. Dessa forma, para fidelizar um cliente, é preciso ser solícito e entender a “dor” que esse cliente apresenta naquele momento. 

Mas não basta ficar no básico. Um atendimento robotizado dificilmente vai encantar o cliente. É preciso ir além. Aposte em criar uma conversa e utilizar seus conhecimentos para reconhecer qual é o real problema do cliente e mostrar as opções que esse tem para solucioná-lo. Dependendo da situação, uma conversa mais aprofundada pode até apresentar oportunidades de novas vendas para esse mesmo cliente. 

Clientes furiosos precisam de soluções rápidas!

Quando um cliente está insatisfeito, geralmente quer que seu problema seja resolvido o mais rápido possível. 

Estabelecer um banco de dados sobre todas as interações com cada um de seus clientes ajuda sua empresa a avaliar cada situação de acordo com seu histórico. Assim, fica mais fácil resolver o problema de forma rápida e possivelmente reverter o quadro de insatisfação para uma situação em que seja possível fidelizar o cliente. 

Esteja preparado para ouvir e aproveitar as críticas a seu favor!

O processo de otimização de sua empresa nunca deve parar. A busca por retorno sobre sua marca, seu atendimento e operações deve ser, além de passiva – com retorno dos clientes no momento da compra ou contratação de serviço -, ativa.

Para estabelecer um processo de otimização ativo, você pode apostar na realização de pesquisas por e-mail, questionários virtuais, ligações telefônicas e outras possibilidades. Claro que deve, também, levar em consideração as regras da LGPD para colher esses dados. 

E não deixe de monitorar as mídias sociais e plataformas de reclamações. Por causa de dificuldades no atendimento, muitos clientes têm optado prioritariamente por esses canais, antes mesmo de entrar em contato com a sua empresa. 

Pesquisas mostram que 21% das empresas afirmam que seus clientes utilizam canais de atendimento para registrar reclamações ou dar sugestões e que 80% das empresas já colocaram em prática alguma sugestão feita diretamente por seus consumidores.

Leve essas informações em consideração e você terá uma poderosa forma de fidelizar clientes utilizando informações passadas por eles. 

Invista no seu negócio e otimize seus processos

Com as linhas de crédito empresarial do BDMG você pode encontrar o capital de giro que sua empresa precisa para continuar operando com tranquilidade e, também, o dinheiro necessário para investir na otimização de seus processos internos. 

Garanta a possibilidade de criar ações para fidelizar seus clientes com o crédito empresarial do BDMG. Simule já!

cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
Mais Posts
Share by: