logo
logo

Prazo de Carência em Financiamentos: como ele Beneficia sua Empresa

part • out. 22, 2021

O capital de giro é o combustível que mantém um empreendimento funcionando. Composto pela diferença entre os recursos disponíveis em caixa e as despesas e contas a pagar, é fundamental para a manutenção de um negócio operando ao longo do tempo. Sua gestão cuidadosa é essencial para que o empreendedor não seja colocado em situação de vulnerabilidade e possa inclusive recorrer ao crédito para capital de giro a fim de reforçar o caixa em momentos de dificuldade, deixando de contrair outras dívidas que apresentam custos mais elevados.

Porém, para garantir o sucesso do seu negócio, é importante ter em mente que o crédito para capital de giro é, também, uma ferramenta de crescimento e que através dela você pode investir em algumas operações da sua empresa. Ele pode, por exemplo, auxiliar na realização de uma reforma, ser direcionado para a reposição do estoque ou te dar vantagem com alguma compra antecipada, até mesmo para comprar máquinas e equipamentos.

No entanto, antes de iniciar sua jornada em busca de um banco que apresente a melhor linha de financiamento para capital de giro, é necessário que você tenha um planejamento e um controle financeiro bem estruturado para o pagamento desse investimento. Por isso, uma das primeiras informações que você precisa ficar atento na contratação da linha de crédito é o prazo de carência. 

O que é prazo de carência?

A carência é um período de tempo dentro do prazo total do financiamento que sua empresa não efetua o pagamento de nenhuma parcela ou, em certos casos, paga apenas os encargos financeiros, como os juros.

Ao contrário do que acontece na carência dos planos de saúde, — que o cliente realiza o pagamento da mensalidade, porém ainda não pode utilizar os serviços clínicos — o prazo de carência dos financiamentos é o tempo que sua empresa possui até começar a pagar as parcelas acordadas . Geralmente, esse período é de 3 ou 6 meses no início do contrato, dependendo da instituição financeira.

Embora alguns empreendedores não percebam sua importância, o período de carência é uma grande oportunidade para preparar sua empresa , refazer o planejamento financeiro e realizar o pagamento do financiamento sem contratempos. 

Para aproveitar o prazo de carência a favor do seu negócio é fundamental ter um planejamento e um cronograma, além de muita disciplina para segui-los. Se pretende realizar um investimento como uma reforma, por exemplo, considere que os resultados para o negócio sejam perceptíveis no seu faturamento antes do vencimento da primeira parcela. Dessa forma, o incremento no seu faturamento representará um alívio no seu caixa e uma preocupação a menos para sua gestão. 

Aproveite este período também para otimizar os gastos desnecessários da sua empresa e provisione seus recursos financeiros , essencialmente, para o pagamento do financiamento empresarial.

Provisionar significa reconhecer uma obrigação esperada que resultará na saída de dinheiro do seu negócio. Com esse provisionamento, você pode diminuir o impacto no fluxo de caixa da sua empresa e ter fôlego para administrar melhor suas finanças, priorizando aquelas que contribuem para o crescimento do negócio .

Se você ainda não possui uma cultura de redução de custos no seu negócio, é hora de implantar, pois toda empresa opera com uma equação básica: o lucro é o resultado de sua receita menos os seus gastos. Portanto, menos gastos significa um lucro maior.

Escolha o prazo de carência mais adequado

Nesse momento, é fundamental você entender a diferença entre escolher um período de carência muito longo ou curto demais.

Ao escolher um período de carência longo , o valor das parcelas de seu financiamento será maior. Por esse motivo, você precisará de mais recursos em caixa para realizar o pagamento do financiamento nos meses restantes.

Por outro lado, ao escolher um prazo de carência curto , o valor das parcelas de seu financiamento será menor e você precisará de menos recursos do caixa para pagar mensalmente as parcelas restantes, mas deve começar a pagá-las mais rápido, reduzindo assim o tempo para que o investimento comece a gerar retorno para o negócio.  

É importante que você crie uma projeção de vendas dos meses para tentar equilibrar a decisão entre um prazo de carência longo ou curto. Faça a seguinte pergunta: quais são os melhores meses de faturamento da minha empresa?

Com essa pergunta você poderá guiar sua escolha e decidir qual a quantidade ideal de meses para a carência e também decidir sobre qual o melhor momento para realizar a busca de um financiamento empresarial. Ao saber quando ocorre o pico de vendas na sua empresa, você poderá programar os meses de carência para esse período e provisionar os recursos financeiros para pagar o financiamento.

É recomendável buscar um período de carência para financiamentos mais longos quando seu fluxo de caixa está apertado e comprometido com dívidas de curto prazo . No entanto, um prazo de carência curto é vantajoso quando sua empresa está em crescimento gradual e você tem condições de realizar o pagamento logo nos primeiros meses do financiamento.

Em certos casos, se o período de carência acabar e você não conseguir o dinheiro para o pagamento, é possível renegociar e conseguir um prazo maior com sua instituição financeira. Por isso, não deixe de investir na sua empresa e aproveite o fôlego que o prazo de carência permite para preparar seu negócio rumo ao crescimento que você sempre sonhou.

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: