O capital de giro é o combustível que mantém um empreendimento funcionando. Composto pela diferença entre os recursos disponíveis em caixa e as despesas e contas a pagar, é fundamental para a manutenção de um negócio operando ao longo do tempo. Sua gestão cuidadosa é essencial para que o empreendedor não seja colocado em situação de vulnerabilidade e possa inclusive recorrer ao crédito para capital de giro a fim de reforçar o caixa em momentos de dificuldade, deixando de contrair outras dívidas que apresentam custos mais elevados.
Porém, para garantir o sucesso do seu negócio, é importante ter em mente que o crédito para capital de giro é, também, uma ferramenta de crescimento e que através dela você pode investir em algumas operações da sua empresa. Ele pode, por exemplo, auxiliar na realização de uma reforma, ser direcionado para a reposição do estoque ou te dar vantagem com alguma compra antecipada, até mesmo para comprar máquinas e equipamentos.
No entanto, antes de iniciar sua jornada em busca de um banco que apresente a melhor linha de financiamento para capital de giro, é necessário que você tenha um planejamento e um controle financeiro bem estruturado para o pagamento desse investimento. Por isso, uma das primeiras informações que você precisa ficar atento na contratação da linha de crédito é o prazo de carência.
A carência é um período de tempo dentro do prazo total do financiamento que sua empresa não efetua o pagamento de nenhuma parcela ou, em certos casos, paga apenas os encargos financeiros, como os juros.
Ao contrário do que acontece na carência dos planos de saúde, — que o cliente realiza o pagamento da mensalidade, porém ainda não pode utilizar os serviços clínicos — o prazo de carência dos financiamentos é o tempo que sua empresa possui até começar a pagar as parcelas acordadas . Geralmente, esse período é de 3 ou 6 meses no início do contrato, dependendo da instituição financeira.
Embora alguns empreendedores não percebam sua importância, o período de carência é uma grande oportunidade para preparar sua empresa , refazer o planejamento financeiro e realizar o pagamento do financiamento sem contratempos.
Para aproveitar o prazo de carência a favor do seu negócio é fundamental ter um planejamento e um cronograma, além de muita disciplina para segui-los. Se pretende realizar um investimento como uma reforma, por exemplo, considere que os resultados para o negócio sejam perceptíveis no seu faturamento antes do vencimento da primeira parcela. Dessa forma, o incremento no seu faturamento representará um alívio no seu caixa e uma preocupação a menos para sua gestão.
Aproveite este período também para otimizar os gastos desnecessários da sua empresa e provisione seus recursos financeiros , essencialmente, para o pagamento do financiamento empresarial.
Provisionar significa reconhecer uma obrigação esperada que resultará na saída de dinheiro do seu negócio. Com esse provisionamento, você pode diminuir o impacto no fluxo de caixa da sua empresa e ter fôlego para administrar melhor suas finanças, priorizando aquelas que contribuem para o crescimento do negócio .
Se você ainda não possui uma cultura de redução de custos no seu negócio, é hora de implantar, pois toda empresa opera com uma equação básica: o lucro é o resultado de sua receita menos os seus gastos. Portanto, menos gastos significa um lucro maior.
Nesse momento, é fundamental você entender a diferença entre escolher um período de carência muito longo ou curto demais.
Ao escolher um período de carência longo , o valor das parcelas de seu financiamento será maior. Por esse motivo, você precisará de mais recursos em caixa para realizar o pagamento do financiamento nos meses restantes.
Por outro lado, ao escolher um prazo de carência curto , o valor das parcelas de seu financiamento será menor e você precisará de menos recursos do caixa para pagar mensalmente as parcelas restantes, mas deve começar a pagá-las mais rápido, reduzindo assim o tempo para que o investimento comece a gerar retorno para o negócio.
É importante que você crie uma projeção de vendas dos meses para tentar equilibrar a decisão entre um prazo de carência longo ou curto. Faça a seguinte pergunta: quais são os melhores meses de faturamento da minha empresa?
Com essa pergunta você poderá guiar sua escolha e decidir qual a quantidade ideal de meses para a carência e também decidir sobre qual o melhor momento para realizar a busca de um financiamento empresarial. Ao saber quando ocorre o pico de vendas na sua empresa, você poderá programar os meses de carência para esse período e provisionar os recursos financeiros para pagar o financiamento.
É recomendável buscar um período de carência para financiamentos mais longos quando seu fluxo de caixa está apertado e comprometido com dívidas de curto prazo . No entanto, um prazo de carência curto é vantajoso quando sua empresa está em crescimento gradual e você tem condições de realizar o pagamento logo nos primeiros meses do financiamento.
Em certos casos, se o período de carência acabar e você não conseguir o dinheiro para o pagamento, é possível renegociar e conseguir um prazo maior com sua instituição financeira. Por isso, não deixe de investir na sua empresa e aproveite o fôlego que o prazo de carência permite para preparar seu negócio rumo ao crescimento que você sempre sonhou.
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