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Como vender mais na Black Friday?

part • 26 de outubro de 2021

O final do ano já é conhecido por suas inúmeras oportunidades para os empreendedores. São muitas datas comemorativas que podem ser aproveitadas para acelerar negócios e convertidas em oportunidade de faturamento se bem aplicadas. 

 Muitas empresas costumam fazer um planejamento especial para dezembro, mês do Natal, Ano Novo e férias escolares. Mas e a Black Friday? Você está preparado para essa data? A Black Friday é sempre comemorada na última sexta-feira do mês de novembro e a tradição começou nos Estados Unidos com a intenção de movimentar o mercado através de grandes descontos para o público. A data é conhecida pelas promoções diferenciadas e descontos acima da média que fazem inclusive muitos dos consumidores aproveitar a oportunidade para antecipar as compras dos presentes de Natal. 

Faturar em uma data comemorativa não significa apenas colocar um desconto especial e esperar um incremento no faturamento. Existe todo um planejamento que deve ser feito. Encare a Black Friday – e todas as datas comemorativas das quais quiser participar- como um projetinho para sua empresa com começo, meio e fim, e que precisa de recursos, planejamento e execução. 

Como se preparar para a Black Friday? 

Como já falamos, não é interessante para o seu negócio apenas estipular um desconto e acreditar que ele vai surtir efeito. O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado. Qual é a tendência de consumo em 2021? Vale a pena colocar descontos maiores no seu e-commerce ou na loja física, caso você tenha os dois? Qual produto seu ou serviço precisa de vazão? Qual produto ou serviço seria de maior interesse do público agora? Você precisa escolher a sua estratégia

Escolhida a sua estratégia não esqueça de focar em alguns pontos importantes:

  • Descontos 

A data já ficou conhecida por oferecer descontos super especiais para o público, então isso chama bastante atenção. Avalie o que pode ser feito no seu negócio e encare como um investimento, isso vai atrair volume de vendas na Black Friday. Um outro ponto importante é: não ofereça descontos disfarçados. Hoje o consumidor tem muita informação e ninguém gosta de ser enganado. Falsos descontos podem prejudicar a reputação da sua marca. 

  • Estoque 

Se prepare para o aumento de demanda. Isso geralmente acontece em datas comemorativas. Alguns empreendedores oferecem descontos chamativos em cima de serviços ou produtos, mas não esperam uma grande aderência e não se preparam para ofertar aquilo em larga escala. A decepção do cliente também pode te prejudicar, tirando o fato de que se você não tiver no estoque, você não fatura. Veja neste conteúdo como gerenciar o seu estoque. 

 

  • Equipe 

É válido entender se a sua equipe precisa de reforço. As lojas costumam ficar bem cheias nessa data e as demandas de e-commerce, entrega, comunicação aumentam em larga escala. Entenda como você pode reforçar a sua equipe e estar preparado. Um ponto importante a ser lembrado é para tomar cuidado com contratações em cima da hora que podem prejudicar a empresa, ao invés de ajudar.  

  • Experiência do Cliente 

O seu foco precisa estar no cliente, sempre. Mas como as datas comemorativas costumam ser eventos que demandam bastante atenção, é importante reforçar. Boas experiências, excelente atendimento, agilidade nas respostas, entregas rápidas e atenção fazem toda a diferença. 

  • Comunicação 

A sua comunicação precisa estar aliada à estratégia. É preciso comunicar os descontos, os produtos, o foco da Black Friday. Dê uma atenção especial às redes sociais e às ações promocionais que você pode fazer por lá. Isso impulsiona e ajuda o seu negócio a ser visado. 

  • Pós Venda 

Como o volume de vendas na Black Friday costuma ser maior, planeje-se para um pós venda maior também. Reclamações, troca, agradecimentos, produtos com defeito. É importante e demonstra profissionalismo por parte do negócio estar preparado para atender o cliente em qualquer circunstância e principalmente após a venda ser feita. Isso te garante a revenda. 

O BDMG espera que após essas dicas você esteja preparado para faturar na Black Friday. Não esqueça que o planejamento é o melhor amigo do empreendedor. 

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