
Os primeiros meses do ano são conhecidos pelo baixo movimento de vendas. Seja no setor de serviços ou de produtos, janeiro e fevereiro são meses que apresentam um histórico de desempenho abaixo da média. Isso ocorre porque muitas famílias estão desfrutando férias, estão se preparando para as despesas de início de ano, principalmente impostos, ou porque o consumo ficou concentrado nos preparativos para o final do ano anterior, gerando uma espécie de “ressaca”.
Nós acreditamos que sim e que o período de baixa é importante para exercitar sua criatividade, estimulando novas possibilidades para o seu negócio. Confira com o BDMG algumas dicas para se planejar e movimentar o seu negócio mesmo nos primeiros meses do ano.
1. Descontos progressivos podem ser uma ótima alternativa para vender no começo do ano. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto para vendas feitas no Natal, mas que a pessoa só vai poder utilizar no período de janeiro/fevereiro. Ou mesmo um desconto de 5% para um produto 10% dois produtos 15% três produtos e assim por diante. Isso faz com que você tenha vazão de produto e ainda atrai os clientes. Lembre-se de divulgar esses descontos em seus canais.3. Treine sua equipe para criar um relacionamento de qualidade com o cliente. Sabemos que o foco é vendas, mas não podemos esquecer do valor agregado que toda a experiência de compra gera para o consumidor e a venda está apenas no final desse processo.
4. Estude tendências. As tendências mudam muito rápido. Elas se atualizam e se renovam, é importante entender o que o mercado busca, pois é exatamente isso que você precisa oferecer, principalmente nesta época do ano. Seja o primeiro a oferecer aquilo para os consumidores, busque o pioneirismo.
5. Aproveite as trocas! Muitas pessoas deixam para fazer as trocas do que ganharam no Natal para meados/final de janeiro por ser mais tranquilo. Aproveite esse momento para fazer vendas, não empurre nada para o cliente. Lembre-se do que falamos ali em cima, crie um bom relacionamento com o cliente. Crie a oportunidade de mostrar um novo produto/serviço sem forçar.
O BDMG acredita que é possível com planejamento, estratégia e persistência mudar a condição de baixo movimento nos primeiros meses do ano. Se isso está no seu planejamento, crie estratégias para atingir essa meta e seja uma empresa referência em vendas no mercado. Inove, persista e crie suas próprias oportunidades.
Conte com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais para o apoio necessário durante esse caminho.
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