5 Dicas para Contratações Efetivas
As etapas de recrutamento e seleção para a construção de um time eficiente de uma empresa podem ser determinantes para a contratação de profissionais.
Ao decidir pela expansão da equipe, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos ou a empresa contratada para essa finalidade, tenham cuidado na elaboração dos processos básicos, com atenção aos detalhes desde a descrição do cargo, nível de experiência exigida, perfil comportamental e competências necessárias, para que as pessoas corretas sejam encaminhadas para avaliação, evitando assim frustrações que podem reduzir a produtividade do processo e ainda afetar a imagem da empresa no mercado.
Para entender um pouco mais sobre esse processo, o BDMG Orienta preparou algumas dicas importantes para contratações efetivas.
1- O perfil do colaborador ideal:
Nessa etapa, é muito importante analisar o perfil comportamental do possível futuro colaborador. Por esse e outros motivos, a presença de profissionais dos Recursos Humanos é essencial para as empresas.
Uma dica muito valiosa nesse processo é reunir os profissionais de RH com os líderes da empresa para traçarem quais as soft (comportamentos) e hard (competências técnicas, conhecimento e habilidades) skills que estão buscando no candidato ideal . Dessa forma, eles poderão basear a análise na centralidade dessa busca, até que o futuro contratado seja escolhido.
2- Descrição da vaga
Após a definição do perfil do colaborador ideal, a segunda dica para contratar é ser objetivo na descrição da vaga. É importante listar todas as habilidades , tanto técnicas quanto interpessoais, necessárias para o preenchimento da vaga, além de competências que podem ser diferenciais.
Na descrição da vaga, é importante deixar de forma explícita quais as funções que serão desempenhadas pelo profissional no dia-a-dia, além dos desafios em que o cargo está inserido. Não deixe de mencionar as entregas esperadas, porque dessa forma os candidatos conseguem ter uma visão do que é esperado como resultado do seu trabalho.
Atrair o profissional para ser um candidato para a empresa é um diferencial no processo de seleção, assim como indicar a remuneração, as possibilidades de crescimento dentro da empresa, benefícios, atrativos profissionais, dentre outras informações
3- Análise do currículo
Essa é uma das dicas mais importantes no momento de considerar um candidato. Fazer uma análise do currículo com atenção, além de garantir a triagem para encaminhamento do candidato correto, valoriza o esforço e tempo da aplicação do candidato.
Analisar minuciosamente um currículo faz parte da busca da comprovação dos conhecimentos atestados no currículo , que caso seja aprovado na primeira parte da análise, será questionado na entrevista para verificação da experiência .
Como um complemento para conhecer melhor o candidato, a empresa pode analisar o perfil do candidato no LinkedIn e pedir um portfólio para conhecer um pouco mais da prática profissional dele. Todos esses aspectos auxiliam em uma contratação efetiva.
4- Hora da entrevista
A entrevista é um dos processos mais importantes do processo de seleção e, por isso, deve ser levada a sério. Ter uma entrevista estruturada faz parte de uma das dicas mais valiosas até a contratação.
É importante lembrar que o RH deve avaliar também detalhes comportamentais do candidato, que fazem toda a diferença na consideração de quem será contratado. A linguagem não-verbal também diz muito sobre uma pessoa, e pode ser expressada na postura, linguagem corporal e no nível de extroversão, por exemplo.
Nesse momento, o profissional do RH pode ter uma visão mais ampla do perfil comportamental do candidato. Apesar de estruturada, a entrevista deve fluir com naturalidade, deixando o candidato à vontade para responder as perguntas que serão feitas.
5- Teste de conhecimentos específicos e Habilidades interpessoais
Apesar de serem etapas paralelas, a totalidade dos resultados trará o candidato que os recrutadores estão buscando. Buscar um profissional qualificado em experiência e que saiba responder com sucesso aos conhecimentos específicos é apenas uma das partes que devem ser consideradas no processo.
Embora o RH seja o responsável pela aplicação do teste, o mesmo deve ser desenvolvido por especialistas da área de atuação onde o candidato está sendo entrevistado.
Após os conhecimentos técnicos, a avaliação das habilidades interpessoais é essencial para correlacionar o candidato com o perfil buscado pela empresa. Uma das alternativas utilizadas por algumas empresas são as dinâmicas de grupo, para avaliação de interação e testes comportamentais, por meio de avaliações psicológicas.
Após essas dicas e aplicações na prática de forma minuciosa, é hora de decidir qual será o candidato ideal, fazer a contratação efetiva do seu funcionário e trazer resultados ainda melhores.
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