Como Motivar funcionários e melhorar o trabalho em equipe?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 26 de Julho de 2021.

A motivação é algo inerente ao ser humano, para realizar qualquer mínima ação em nosso dia a dia, precisamos de algo que nos mova a executar tal ação. De modo geral, a dinâmica é simples: se sentimos fome, somos motivados a comer, por exemplo.

No entanto, quando se trata de questões mais abstratas — como motivar funcionários ao trabalho —, encontrar esses fatores motivadores é algo mais desafiador, afinal, o ser humano não se move somente por necessidades fisiológicas. 

Essa questão se torna delicada principalmente quando falamos em trabalhos que requerem alto nível de trabalho em equipe. Porque nesse caso, uma pessoa desmotivada pode influenciar várias outras. 

Individualmente, colaboradores desmotivados tendem a procrastinar suas obrigações e executar suas tarefas com menos atenção, ficando mais propícios a cometer erros. A desmotivação também afeta o seu comprometimento e sua satisfação geral com a empresa.

Ou seja: a motivação tem relação direta com a produtividade. Por essa razão, manter a motivação de toda a equipe é importante não apenas para cada membro do time, mas também para a saúde do negócio como um todo.

Além disso, se você cuida da contratação de pessoas por conta própria, é importante ter em mente que o foco não é simplesmente preencher funções, mas atrair e selecionar pessoas talentosas, alinhadas com os valores da sua empresa e que estejam motivadas e dispostas a aprender para construírem juntos um caminho de sucesso.

Para alcançar tudo isso, é necessário que você saiba como motivar funcionários, ressaltando a importância de trabalhar em equipe, para garantir o crescimento do seu negócio!

Dicas para manter sua equipe motivada

Veja 10 dicas para manter sua equipe motivada:

1. Trate todos igualmente

Os gestores que tratam de forma diferente os membros da equipe, têm grandes chances de construir um ambiente desequilibrado e pouco colaborativo. Muitas vezes isso acontece por conta de um favoritismo natural da relação pessoal ou do modo como a pessoa trabalha. 

Porém essa preferência mostra que o líder vai privilegiar uns em decorrência de outros. Algo suficiente para que qualquer profissional questione a sua relevância na equipe. Então, o ideal é tratar todos de forma igualitária, mesmo que você tenha afinidade com alguns. 

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2. Reconheça o valor

Você, empreendedor, deve se empenhar em reconhecer desde as menores até as grandes conquistas da empresa, bem como os responsáveis por elas.

A criatividade nas gratificações é muito bem-vinda. Não precisa ser, necessariamente, um considerável aumento salarial e, tampouco, um simples e discreto aperto de mão nos corredores da empresa.

Reconheça e mostre o quanto os profissionais são merecedores, além de deixar claro que outros colaboradores também podem ser agraciados com essas conquistas! 

Essa cultura pode beneficiar inclusive o trabalho em equipe. Pois uma pessoa motivada também tem o poder de motivar outras pessoas. Mas não se esqueça! Os critérios para o reconhecimento formal, bem como os indicadores de desempenho da equipe precisam ser claros e equilibrados para que toda a equipe sinta que é possível chegar lá!

3. Pense em um pacote de benefícios diferenciado

O salário nem sempre é o fator mais importante para reter talentos e manter sua equipe motivada. Quando o ambiente de trabalho é bom e há uma perspectiva de desenvolvimento, muitas pessoas estarão dispostas a trabalhar e entregar o seu melhor.

Os benefícios também fazem parte da rotina do seu quadro de funcionários e podem ter um papel determinante em facilitar o dia a dia deles.

As empresas que compreendem o perfil dos seus profissionais podem, ainda, moldar um pacote flexível de benefícios, em que o próprio colaborador consegue escolher de que forma usá-lo. Assim, seus colaboradores podem se empenhar mais, pois sabem que a empresa está demonstrando esforço por eles e contribuindo para sua qualidade de vida.

4. Estabeleça metas

Como mencionamos anteriormente, o estabelecimento de metas, critérios de avaliação e desempenho são fundamentais  para motivar as pessoas a trabalhar em equipe. Por meio de objetivos atingíveis, os colaboradores sentem que estão crescendo em conjunto com a empresa.

Metas são oportunidades para integrar a equipe, espantar as crises e promover a união de todos em busca de resultados ainda mais promissores para a empresa.

5. Promova capacitações e treinamentos

O aprendizado nunca está concluído para um profissional. O contexto atual exige cada vez mais profissionais capazes de realizar um trabalho multidisciplinar, que sejam atentos às tendências de mercado, entendam de variados assuntos e saibam atuar em mais setores. Aqueles que deixam de buscar conhecimento ficam estagnados, correndo sério risco de serem substituídos.

Por isso cabe à empresa, também, esse papel de qualificar cada vez mais o seu quadro de colaboradores com algumas das alternativas a seguir:

  • treinamentos;
  • workshops;
  • participação em eventos do setor;
  • palestras.

Eventos de integração também ajudam a compor um grupo unido e focado em resultados — tudo isso em decorrência de um bom ambiente de trabalho.

Capacitação é fundamental, pois os talentos são movidos pela possibilidade de crescer. Se o colaborador apresenta deficiências, treine e depois avalie os resultados.

6. Use mais feedbacks

Por meio do feedback constante, você pode conversar e explicar exatamente o que espera de seus profissionais e o quanto eles estão próximos disso.

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Os colaboradores motivados vão se empenhar em trabalhar seus pontos de melhoria, enquanto aqueles desmotivados vão deixar bem claro o desinteresse na atividade.

Com isso, você e os líderes de cada departamento podem trabalhar em conjunto para avaliar as melhores medidas a serem tomadas em cada situação para motivar funcionários.

Monitore como cada colaborador realiza suas atividades. A gestão de desempenho permite definir e negociar metas, acompanhar, avaliar, dar feedback e formular planos de melhoria.

O feedback proporciona sérias melhorias nos resultados de uma empresa que busca trabalhar em equipe, trazendo melhor relacionamento, mais comunicação, mais clareza, mais assertividade, mais otimização e desenvolvimento para os profissionais. 

7. Delegue as atividades com qualidade

A identificação é um forte elemento de interação. E funciona não apenas com pessoas, mas com as atividades também. Um líder que sabe como delegar tem mais chances de motivar funcionários no trabalho e deixar clara a importância do trabalho em equipe. 

Do contrário, os colaboradores vão se ver presos a responsabilidades das quais eles não têm o mínimo interesse em realizar ou se manter. E isso é prejudicial para todos.

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8. Crie um relacionamento

Líderes que se relacionam com os seus colaboradores, aprendem mais sobre eles, identificam suas qualidades e pontos de melhoria, e usam isso em favor de todos.

O gestor não precisa ser o melhor amigo de cada funcionário, mas deve compreendê-los a ponto de mostrar-se presente para ajudá-los sempre que possível.

Afinal de contas, a confiança gera comprometimento, que gera mais motivação no trabalho.

9. Promova um ambiente de trabalho agradável

Pense assim: o ambiente de trabalho costuma ser o local onde as pessoas passam a maior parte dos seus dias. Não é preferível, portanto, construir um local produtivo e estimulante em vez de um lugar onde ninguém gostaria de estar?

Conheça a sua equipe, faça com que eles entendam e se identifiquem com a cultura organizacional da empresa e crie um lugar estimulante. Todos saem ganhando com isso!

10. Realize atividades externas

Por fim, uma dica até complementar à última: saiam do ambiente de trabalho.

Integrem-se e promovam confraternizações!

Lembre-se que uma empresa estimulante valoriza os seus colaboradores. E essas pequenas situações — por menores que sejam — são fundamentais na realização desse processo.

Após colocar em prática essas dicas, você estará preparado e poderá decidir com consciência qual a melhor estratégia para motivar funcionários e aprimorar a performance da sua equipe.

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