logo
logo

Qual a importância da sustentabilidade nas empresas?

part • out. 18, 2022

Você já ouviu falar de sustentabilidade nas empresas?

Atualmente, as pautas ambientais e os projetos de sustentabilidade estão, cada vez mais, em alta e não é pra menos. Afinal, além das vantagens econômicas, pensar e agir de forma sustentável, também favorece a preservação da vida, do meio ambiente e a convivência entre a sociedade, as empresas e demais organizações.

Além disso, a sustentabilidade empresarial também favorece uma gestão mais alinhada aos princípios de ESG (governança ambiental, social e corporativa), impulsionando assim o crescimento econômico, a participação social e a reputação corporativa dessas marcas.

Quer saber mais? Então continue lendo o nosso artigo!

Por que é importante pensar e agir de forma sustentável? 

Investir em projetos de sustentabilidade nas empresas é ter uma visão avançada e estratégica de negócios. Afinal, uma empresa que adota práticas ecologicamente corretas sai na frente dos seus concorrentes e ganha muito mais destaque no mercado.

Isso porque organizações que investem em sustentabilidade, demonstram que estão preocupadas com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações, expandindo sua participação social para além dos seus limites organizacionais e administrativos.

Uma pesquisa da Edelman Trust Barometer revelou que 97% dos entrevistados esperam que as empresas solucionem algum tipo de problema social ou ambiental, o que também indica que os brasileiros estão, cada vez mais, engajados com essas ações.

E justamente por isso, os princípios de sustentabilidade passam por uma ampliação de escopo, passando a incorporar programas de inclusão de minorias, programas de integridade, de diversidade e de promoção do bem estar social, entre outros, que buscam colocar as pessoas e a sociedade no centro do relacionamento com o mundo corporativo, permitindo uma avaliação mais ampla das interações entre diferentes entes que compõem a nossa sociedade. . 

Viu só? Motivos para ser sustentável não faltam, não é mesmo?

Benefícios da sustentabilidade nas empresas

Entre os principais benefícios dessa prática estão:

  • Melhoria da reputação no mercado;
  • Economia com custos de produção;
  • Reaproveitamento de recursos;
  • Criação de valores sociais;
  • Engajamento com uma causa;
  • Mais oportunidades de negócio;
  • Redução dos impactos ambientais;
  • E muito mais!

Mas como implementar projetos de sustentabilidade na minha empresa?

Você pode começar a investir em sustentabilidade com algumas ações simples, como:

  • Investir em reciclagem;
  • Reaproveitar a água da chuva;
  • Priorizar matéria-prima biodegradável;
  • Descartar corretamente os seus resíduos;
  • Apoiar projetos de preservação ambiental;
  • Utilizar fontes de energia renovável , como por exemplo, a energia solar;
  • Eliminar o uso de descartáveis, principalmente os de plástico;
  • E promover treinamentos sobre sustentabilidade no ambiente de trabalho.
  • Desenvolver programas de integridade, inclusão e diversidade.

Então, agora que você já sabe mais sobre a importância da sustentabilidade nas empresas, também pode perceber que a adoção dessa prática traz diversas vantagens competitivas.

E com o BDMG,  você ainda ganha um fôlego extra para fazer esse investimento.

Afinal, temos uma linha de crédito voltada para projetos fotovoltaicos, principalmente aqueles de autoconsumo para micro e pequenas empresas (MPEs). Com taxas competitivas, prazos diferenciados e maior tempo de carência para você se planejar.

Gostou?

credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
Mais Posts
Share by: