logo
logo

Gestão sustentável: como melhorar os processos de sua empresa.

part • jun. 28, 2021

A sustentabilidade é pauta cada vez mais importante para os gestores de negócios e empreendedores iniciantes. Alguns dos desafios atuais na gestão de empresas é a implementação de ações sustentáveis que possibilitem o bom desempenho e otimizem o uso dos recursos naturais.

No mês do meio ambiente, preparamos esse artigo para você conhecer algumas formas de implementar uma gestão sustentável em seu negócio e, com isso, além de promover as boas práticas na utilização de recursos naturais, você possa ter bons resultados nas finanças. Prepare-se e boa leitura!

Gestão sustentável e seus benefícios duradouros

Os benefícios de implementar uma gestão sustentável nos negócios não ficam restritos exclusivamente aos ganhos financeiros com a economia na utilização de recursos naturais. A longo prazo, ao se estabelecer uma cultura de gestão sustentável na empresa, fomenta-se a adoção dessa mesma cultura pelos colaboradores em suas residências e o resultado pode ser observado na comunidade em que a empresa está inserida.

Além disso, o estabelecimento dessas ações de sustentabilidade em momentos de crise pode ser o ponto de partida para a criação de uma cultura permanente.

Outro fator importante a se avaliar é que uma gestão sustentável pode garantir à empresa a possibilidade de participar de programas de incentivo para seu desenvolvimento, como a obtenção de crédito para empresas que apostam em soluções sustentáveis para seu negócio, o “crédito verde”.

 

Você já conhece o programa de crédito verde do BDMG? Clique no botão a seguir para saber mais sobre essa iniciativa!

{{cta(‘bee2a8a7-edee-4ca4-b584-ec5241161563’)}}

 

Sustentabilidade em ações

Confira, a seguir, algumas ações que podem te auxiliar a implementar uma gestão sustentável, eficiente e gerar economia nas contas de sua empresa.

Faça um planejamento de otimização energética

A utilização de máquinas, motores e até mesmo de iluminação da empresa costuma gerar grandes impactos nas contas mensais. Por esse motivo, é essencial para uma gestão sustentável fazer um planejamento da utilização desses recursos.

Faça uma análise de sua operação atual e estabeleça regras para que sua utilização seja otimizada, recorrendo a esses recursos somente quando estritamente necessário e de forma controlada. Avalie se existem alternativas mais modernas no mercado que compensem o investimento com base na economia gerada ao longo do tempo.

Utilize a água com sabedoria

Além do “clichê”, mas extremamente importante, “economize água”, é preciso avaliar se esses recursos são utilizados corretamente e com responsabilidade.

Outro ponto importante a ser avaliado é o funcionamento dos hidrômetros. Para conferir se esses aparelhos estão funcionando corretamente, confira os valores indicados neles, interrompa o uso da água por algumas horas – quando essa não for necessária para a realização das atividades – e, depois, volte a conferir o valor do hidrômetro.

Se mesmo com a interrupção da utilização de água os valores forem divergentes, é um sinal de que há algum vazamento que possa estar gerando maior consumo e custos para sua empresa.

Sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos

Mesmo que sua empresa não seja grande produtora de resíduos sólidos em suas operações, por mínimas que sejam, as ações sustentáveis de gestão desses resíduos impactam diretamente nos seus custos operacionais.

Uma boa prática que pode ser adotada na gestão sustentável é o incentivo da coleta seletiva, com a distribuição de pontos de coleta de cada tipo de material por sua empresa. Dessa forma, você pode direcionar os resíduos para o tratamento correto.

Investir em gestão sustentável é uma ótima atitude empreendedora !

As ações de sustentabilidade, além de gerar economia para sua empresa, agregam valor ao seu negócio.
Novas oportunidades, como a obtenção do “crédito verde” começam a surgir e sua empresa pode tornar-se referência para o mercado.
No BDMG você encontra, além do capital de giro que sua empresa precisa para continuar funcionando, soluções de financiamento empresarial para investir em gestão sustentável.
Faça uma simulação e seja parceiro BDMG!

cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
Mais Posts
Share by: