Com os impactos econômicos da crise global e os reflexos da pandemia, a renda de muitas famílias diminuiu consideravelmente e muitas dessas não conseguiram recursos suficientes para o pagamento de suas dívidas.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em abril deste ano (2021), 67,5% das famílias brasileiras apresentaram dificuldades em pagar suas dívidas.
Nesse artigo, vamos te apresentar algumas dicas para evitar a inadimplência e ter um pouco mais de segurança em relação ao pagamento de seus clientes, melhorando a sua gestão financeira . Prepare-se e boa leitura!
Criar um cadastro de clientes, além de permitir que você tenha um banco de dados para análise de perfil de consumo e utilização em campanhas de marketing – seguindo as recomendações da LGPD , é claro -, é uma maneira de se precaver em relação ao endividamento. Peça documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros; e confira sua procedência e veracidade.
A gestão financeira da sua empresa é importante para que você continue tendo sucesso com seu negócio. Por isso, solicitar uma análise de crédito junto a empresas ou entidades de proteção ao crédito como o SPC, Serasa, associações empresariais ou mesmo na internet é uma prática comum e os clientes estão cientes disso. Além de ser comum, são ótimas formas para ampliar a segurança e reduzir os riscos do seu negócio.
No primeiro momento, não é interessante oferecer limites de crédito muito altos. O ideal é estabelecer um relacionamento com o cliente e, conforme esse relacionamento amadureça, aumentar o crédito.Essa estratégia ajuda a empresa a ter um melhor controle da exposição do seu caixa a imprevistos e na outra ponta podeajudar o próprio cliente a não entrar no endividamento.
Se o seu negócio vende ou presta serviço para outras empresas, é essencial estabelecer um contrato com garantias e aval de terceiros, como fiadores. Dessa forma fica mais fácil buscar seus direitos e acionar o cliente quando necessário, garantindo o pagamento pelo serviço prestado ou produto vendido.
Mesmo que tenham um certo custo financeiro, os pagamentos por cartão continuam sendo as melhores opções de garantia de recebimento. Seja por débito ou crédito, caso o cliente não cumpra com suas obrigações de pagamento, você receberá o valor acertado na compra e a dívida do cliente será com a administradora do cartão. Essa é uma dica importante para sua gestão financeira empresarial.
Os sistemas de pagamento evoluíram muito nos últimos anos no mercado brasileiro. Hoje é possível trabalhar com cartões de débito, crédito, transferência bancárias rápidas, carteiras eletrônicas ou digitais, amparados por uma grande concorrência que acaba por beneficiar vendedores e compradores.
No entanto, alguns clientes ainda preferem utilizar instrumentos mais tradicionais como os cheques, que acabam sendo menos garantidos e seguros que os meios digitais. Por isso, saiba que, você pode, por lei, recusar pagamentos por cheque ou outros métodos , desde que deixe as informações bem claras para os clientes em cartazes visíveis.
A emissão da nota fiscal é indispensável para todos os produtos e serviços vendidos. Quando você não emite a nota fiscal, além de cometer um crime fiscal, você fica sem amparo algum caso precise acionar o cliente em casos de inadimplência.
Agora que você já conhece algumas dicas para evitar a inadimplência dos consumidores, que tal fazer uma simulação de crédito para implementar recursos no seu negócio que possam te ajudar a melhorar sua gestão?
Com o crédito empresarial do BDMG , além do capital de giro necessário para que sua empresa possa continuar crescendo, você garante os recursos necessários para otimizar e modernizar seu negócio. Faça uma simulação no BDMG Digital!
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