logo
logo

Gestão Financeira: como evitar a inadimplência e melhorar resultados?

part • jul. 07, 2021

Com os impactos econômicos da crise global e os reflexos da pandemia, a renda de muitas famílias diminuiu consideravelmente e muitas dessas não conseguiram recursos suficientes para o pagamento de suas dívidas.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em abril deste ano (2021), 67,5% das famílias brasileiras apresentaram dificuldades em pagar suas dívidas. 

Nesse artigo, vamos te apresentar algumas dicas para evitar a inadimplência e ter um pouco mais de segurança em relação ao pagamento de seus clientes, melhorando a sua gestão financeira . Prepare-se e boa leitura!

1- Crie um cadastro de seus clientes

Criar um cadastro de clientes, além de permitir que você tenha um banco de dados para análise de perfil de consumo e utilização em campanhas de marketing – seguindo as recomendações da LGPD , é claro -, é uma maneira de se precaver em relação ao endividamento. Peça documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros; e confira sua procedência e veracidade.

2- Faça uma análise de crédito

A gestão financeira da sua empresa é importante para que você continue tendo sucesso com seu negócio. Por isso, solicitar uma análise de crédito junto a empresas ou entidades de proteção ao crédito como o SPC, Serasa, associações empresariais ou mesmo na internet é uma prática comum e os clientes estão cientes disso. Além de ser comum, são ótimas formas para ampliar a segurança e reduzir os riscos do seu negócio. 

3- Avalie os limites de crédito

No primeiro momento, não é interessante oferecer limites de crédito muito altos. O ideal é estabelecer um relacionamento com o cliente e, conforme esse relacionamento amadureça, aumentar o crédito.Essa estratégia ajuda a empresa a ter um melhor controle da exposição do seu caixa a imprevistos e na outra ponta podeajudar o próprio cliente a não entrar no endividamento.

4- Contratos são essenciais

Se o seu negócio vende ou presta serviço para outras empresas, é essencial estabelecer um contrato com garantias e aval de terceiros, como fiadores. Dessa forma fica mais fácil buscar seus direitos e acionar o cliente quando necessário, garantindo o pagamento pelo serviço prestado ou produto vendido.

5- Pagamentos em cartão são mais confiáveis

Mesmo que tenham um certo custo financeiro, os pagamentos por cartão continuam sendo as melhores opções de garantia de recebimento. Seja por débito ou crédito, caso o cliente não cumpra com suas obrigações de pagamento, você receberá o valor acertado na compra e a dívida do cliente será com a administradora do cartão. Essa é uma dica importante para sua gestão financeira empresarial.

6- Deixe os métodos de pagamento bem claros aos clientes

Os sistemas de pagamento evoluíram muito nos últimos anos no mercado brasileiro. Hoje é possível trabalhar com cartões de débito, crédito, transferência bancárias rápidas, carteiras eletrônicas ou digitais, amparados por uma grande concorrência que acaba por beneficiar vendedores e compradores. 

No entanto, alguns clientes ainda preferem utilizar instrumentos mais tradicionais como os cheques, que acabam sendo menos garantidos e seguros que os meios digitais. Por isso, saiba que, você pode, por lei, recusar pagamentos por cheque ou outros métodos , desde que deixe as informações bem claras para os clientes em cartazes visíveis.

7- Sempre emita a Nota Fiscal

A emissão da nota fiscal é indispensável para todos os produtos e serviços vendidos. Quando você não emite a nota fiscal, além de cometer um crime fiscal, você fica sem amparo algum caso precise acionar o cliente em casos de inadimplência.

Agora que você já conhece algumas dicas para evitar a inadimplência dos consumidores, que tal fazer uma simulação de crédito para implementar recursos no seu negócio que possam te ajudar a melhorar sua gestão?

Com o crédito empresarial do BDMG , além do capital de giro necessário para que sua empresa possa continuar crescendo, você garante os recursos necessários para otimizar e modernizar seu negócio. Faça uma simulação no BDMG Digital! 

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: