O final do ano é sempre um período de muita expectativa para os negócios e para 2021 deve ser ainda mais acelerado, agora que a economia e a rotina das pessoas começam a retornar à normalidade. Não importa se você atua com comércio ou serviços, há um crescimento da demanda e você precisa aproveitar as diferentes datas comemorativas e mesmo os feriados para aumentar o seu faturamento.
Ainda que a data mais importante no Brasil seja o Natal, há ainda outras datas especiais que demandam planejamento e organização para estar com a melhor oferta para os seus clientes. Feriados prolongados no mês de novembro, Black Friday, Cyber Monday, são apenas algumas das ocasiões especiais que estimulam o consumo das famílias brasileiras e também das empresas. Além do apelo emocional das confraternizações, que deve vir ainda mais forte em 2021, a disponibilidade de renda extra para as famílias por meio do décimo terceiro salário, amplia as possibilidades de consumo e demanda que o seu negócio esteja pronto!
A preparação para o fim de ano demanda organização e a definição de prioridades. É preciso estar atento ao comportamento dos seus consumidores, mas também estar atento aos seus fornecedores, sua equipe e mesmo o seu caixa para que consiga deidar a sua “máquina de vendas” pronta para acelerar.
Confira algumas dicas para encarar este período sem surpresas negativas, garantindo um grande aumento de faturamento, clientes satisfeitos e propagando sua marca da melhor forma.
1. Planeje. Analise estratégias usadas pelo mercado nessa data, quais os serviços ou produtos estão em alta que a sua empresa pode oferecer? É possível oferecer descontos? Pacotes? Aproveite a hora do planejamento para entender as oportunidades que podem ser aproveitadas.
2. Seus funcionários estão em número suficiente e treinados de forma adequada para o grande movimento? Talvez seja necessário promover uma capacitação ou até contratar novos funcionários. Mas lembre-se: não contrate apenas “quebrar o galho”, contratações mal feitas podem prejudicar o seu negócio e afetar outros bons funcionários.
3. Garanta o seu estoque ! Faça o devido controle do seu estoque e evite passar pela falta de produto ou insumo para serviço quando o movimento estiver grande. Isso pode afetar o seu relacionamento com os clientes e gerar insatisfações desnecessárias. Se prepare e redobre o cuidado neste ponto! É de amplo conhecimento que a retomada da vida à normalidade vem gerando escassez e dificuldades com a indústria. Esteja próximo dos seus fornecedores, considere prazos alongados e alternativas de fornecimento. Mais do que nunca, a parceria com seus fornecedores pode se tornar o grande diferencial do seu negócio.
4. Entre no clima. Decore sua loja, treine os funcionários para desejar “boas festas”, introduza o clima natalino da experiência de compra do seu negócio (online e offline), isso faz diferença na experiência do consumidor e agrega valor ao seu serviço.
5. Divulgue suas promoções. Use as redes sociais ao seu favor e comunique todas as campanhas que você optou por fazer nessa data. Invista também em campanhas pagas, assim você vai garantir que o seu público segmentado seja alcançado e saiba o que você está fazendo e tenha mais chances de ir até você.
6. Cuide do pós venda. Gerencie o relacionamento com o cliente no pós venda. Insatisfações, troca, reclamações. Ouça e tente resolver com rapidez os problemas dos seus clientes. Isso faz parte de uma excelente experiência de compra. Tanto na loja física quanto em todos os canais de venda. Aqui deixamos mais um alerta: tenha um plano de contingência e seja transparente com seus clientes. Ofereça bônus em caso de problemas com prazos, defeitos.
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