logo
logo

Seu Empreendimento está preparado para o Natal?

part • nov. 24, 2021

O final do ano é sempre um período de muita expectativa para os negócios e para 2021 deve ser ainda mais acelerado, agora que a economia e a rotina das pessoas começam a retornar à normalidade. Não importa se você atua com comércio ou serviços, há um crescimento da demanda e você precisa aproveitar as diferentes datas comemorativas e mesmo os feriados para aumentar o seu faturamento. 

Ainda que a data mais importante no Brasil seja o Natal, há ainda outras datas especiais que demandam planejamento e organização para estar com a melhor oferta para os seus clientes. Feriados prolongados no mês de novembro, Black Friday, Cyber Monday, são apenas algumas das ocasiões especiais que estimulam o consumo das famílias brasileiras e também das empresas. Além do apelo emocional das confraternizações, que deve vir ainda mais forte em 2021, a disponibilidade de renda extra para as famílias por meio do décimo terceiro salário, amplia as possibilidades de consumo e demanda que o seu negócio esteja pronto!

Como preparar o seu negócio para as vendas de natal? 

A preparação para o fim de ano demanda organização e a definição de prioridades. É preciso estar atento ao comportamento dos seus consumidores, mas também estar atento aos seus fornecedores, sua equipe e mesmo o seu caixa para que consiga deidar a sua “máquina de vendas” pronta para acelerar.  

Confira algumas dicas para encarar este período sem surpresas negativas, garantindo um grande aumento de faturamento,  clientes satisfeitos e propagando sua marca da melhor forma. 

1. Planeje. Analise estratégias usadas pelo mercado nessa data, quais os serviços ou produtos estão em alta que a sua empresa pode oferecer? É possível oferecer descontos? Pacotes? Aproveite a hora do planejamento para entender as oportunidades que podem ser aproveitadas.

2. Seus funcionários estão em número suficiente e treinados de forma adequada para o grande movimento? Talvez seja necessário promover uma capacitação ou até contratar novos funcionários. Mas lembre-se: não contrate apenas “quebrar o galho”, contratações mal feitas podem prejudicar o seu negócio e afetar outros bons funcionários. 

3. Garanta o seu estoque ! Faça o devido controle do seu estoque e evite passar pela falta de produto ou insumo para serviço quando o movimento estiver grande. Isso pode afetar o seu relacionamento com os clientes e gerar insatisfações desnecessárias. Se prepare e redobre o cuidado neste ponto! É de  amplo conhecimento que a retomada da vida à normalidade vem gerando escassez e dificuldades com a indústria. Esteja próximo dos seus fornecedores, considere prazos alongados e alternativas de fornecimento. Mais do que nunca, a parceria com seus fornecedores pode se tornar o grande diferencial do seu negócio. 

4. Entre no clima. Decore sua loja, treine os funcionários para desejar “boas festas”, introduza o clima natalino da experiência de compra do seu negócio (online e offline), isso faz diferença na experiência do consumidor e agrega valor ao seu serviço. 

5. Divulgue suas promoções. Use as redes sociais ao seu favor e comunique todas as campanhas que você optou por fazer nessa data.  Invista também em campanhas pagas, assim você vai garantir que o seu público segmentado seja alcançado e saiba o que você está fazendo e tenha mais chances de ir até você. 

6. Cuide do pós venda. Gerencie o relacionamento com o cliente no pós venda. Insatisfações, troca, reclamações. Ouça e tente resolver com rapidez os problemas dos seus clientes. Isso faz parte de uma excelente experiência de compra. Tanto na loja física quanto em todos os canais de venda. Aqui deixamos mais um alerta: tenha um plano de contingência e seja transparente com seus clientes. Ofereça bônus em caso de problemas com prazos, defeitos. 

O BDMG continua atuando para oferecer o suporte necessário às empresas mineiras.  Se precisar de um apoio financeiro para investir no planejamento de final de ano do seu negócio ou reforçar o seu caixa não deixe de conferir as condições atuais. Faça uma simulação de crédito em nossa plataforma BDMG Digital. 

Conte com o BDMG para impulsionar o seu negócio! 

credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
Mais Posts
Share by: