logo
logo

Como está o seu planejamento para 2022?

part • nov. 17, 2021

Aqui no BDMG Orienta já citamos inúmeras vezes a importância de um bom planejamento. Inclusive fizemos diversos conteúdos relevantes sobre planejamento estratégico , planejamento financeiro e planejamento de promoções . Ter um bom planejamento é o que sustenta as estratégias do seu negócio e orienta os passos da empresa na sua jornada rumo ao sucesso.

Fazer um planejamento antes de um novo ano começar é crucial para definir quais os objetivos da empresa para o próximo ano. Esse planejamento não precisa ser anual, pode ser semestral ou trimestral e revisitado quando a gestão entender necessário. Todo planejamento é flexível porque existem nele fatores externos que sofrem alterações. Mas a existência do planejamento define o ponto de partida. 

Como montar o planejamento para 2022? 

Agora que já entendemos a extrema importância de planejar o próximo ano, vamos ao passo a passo. Confira algumas dicas do que fazer para montar o seu planejamento para o próximo ano. 

  • Faça um balanço do ano que passou

Quais pontos valem a pena levar adiante? O que foi melhorado? Quais os pontos de atenção? O que precisa ser melhorado para o próximo ano? Identifique as oportunidades, as ameaças, faça uma análise extensa da situação atual da empresa. 

  • Analise profundamente o mercado do seu segmento 

Quais as previsões para 2022? Quais as oportunidades atuais? Onde o seu foco de atuação principal pode se encaixar no mercado atual? Você pode desenvolver algum serviço ou produto diante do cenário atual? Essa parte fará a gestão da sua empresa identificar as oportunidades diante do mercado e o que precisa ser trabalhado. 

  • Trace metas

O que vai ser entregue? Seja ousado, mas realista. Coloque números no seu planejamento e se tiver dificuldades se baseie em números de anos anteriores ou de concorrentes. Mas coloque metas tanto numéricas quanto comportamentais para sua empresa. 

  • Defina indicadores-chave de desempenho para essas metas

Com as metas estabelecidas, defina indicadores de desempenho. Eles te ajudam a entender como você vai chegar nas metas que você definiu. 

  • Construa planos de ação para essas metas

Construa como você vai chegar nessas metas e nesses indicadores de desempenho, o que vai ser feito dia após dia para que o número X seja entregue no mês Y. Isso precisa estar claro não só para você ou para quem fez o planejamento, mas para qualquer um que assumir uma posição e ler esse planejamento. 

  • Explore o calendário

Explores as datas comemorativas, os dias especiais, promoções , ações, campanhas, oportunidades. O céu é o limite para o seu negócio, planeje isso. 

  • Prepare-se para diferentes cenários

Considere diferentes cenários para o seu planejamento. Por isso a importância da visão de mercado. Entenda que circunstâncias podem mudar e a empresa vai estar mais preparada para isso quando o planejamento já considerar esse contexto. 

  • Defina um orçamento para o planejamento atual

Diante das metas, das estratégias e dos planos de ação, qual o orçamento a empresa vai disponibilizar para que esse planejamento possa ser executado?

  • Deixe documentado quais as ferramentas serão utilizadas para otimizar esse planejamento

Traga ferramentas para o seu lado do jogo. Isso vai te poupar recursos financeiros e humanos. E deixe claro no planejamento quais serão essas ferramentas para que outras pessoas possam entender quando virem o plano. 

  • Defina prazos

Prazos para o cumprimento das metas, das ações e dos  planos. Deixe registrado de quanto em quanto tempo esse planejamento será revisitado. 

O BDMG espera que com essas dicas você consiga construir um planejamento assertivo para o ano de 2022 da sua empresa! Conte conosco para qualquer etapa do processo! 

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: