Historicamente, o Carnaval é um período de baixa para as vendas no e-commerce e comércio físico brasileiro. Entretanto, com um bom planejamento e aplicação de algumas estratégias adequadas para a data, esta dificuldade pode ser convertida em uma grande oportunidade de crescimento.
O BDMG separou 5 dicas que podem ajudar você, empreendedor a se preparar e garantir um Carnaval mais colorido e alegre também para o seu negócio – com ou sem pandemia. Continue a leitura e se jogue na folia do empreendedorismo!
Oferecer itens com descontos especiais ou vantagens nas formas de pagamento podem ser atrativos consideráveis para essa época de início de ano, principalmente após Natal e Ano Novo, em que os consumidores investem em compras. A dica é colocar as ofertas “no ar” um pouco antes do feriadão. Assim, é possível que sua loja venda mais e compense o período de folga em que o volume de acessos diminui.
Outra dica importante ainda nos descontos é oferecer descontos nos produtos por categoria, progressivo, cupom para a próxima compra e frete grátis.
Independente se o seu negócio é e-commerce ou loja física, é importante relacionar os seus produtos com a data.
Vender produtos que tenham a ver com carnaval como pacotes de viagem, trajes de banho, malas, ou até mesmo roupas de verão pode ser uma boa aposta. Colocar esses produtos em promoção ou em destaque perto da data, publicar nas redes sociais e disparar e-mails com esse tema podem alavancar suas vendas nesse período.
O seu negócio também deve adotar uma identidade em clima de festa, com cores vivas e um nome interessante e que dê destaque para a campanha. Isso atrai os consumidores e mostra, logo de cara, que você e o seu empreendimento estão no clima.
Afinal, o comércio brasileiro que retira o carnaval de datas comemorativas está perdendo uma grande oportunidade, não é mesmo?
Como é de se esperar, muitos clientes costumam viajar nessa época do ano. Uma estratégia interessante e que pode funcionar muito bem é disparar e-mail marketing comunicando suas promoções antes do Carnaval. Isso evita que o cliente receba os e-mails durante um período de viagem e faz com que ele antecipe as próprias compras . A dica vale, principalmente, se você anunciar produtos que possam ser úteis durante o feriadão.
Independente se é do seu gosto pessoal ou não, o Carnaval é tradição por aqui. Então, entre na onda. Invista em comunicações temáticas sobre a data, sempre relacionando com os produtos ou segmentos atendidos pela sua loja.
Vamos dar um exemplo bem prático: se você vende peças de carro ou tem uma oficina, por exemplo, fale da importância de fazer revisões para garantir uma viagem segura nos dias de folia. Se trabalha com o setor de turismo, seja transparente sobre as regras e determinações sobre o reagendamento, reembolso, porque dessa forma o seu cliente se sentirá mais seguro.
Adapte a temática de acordo com o seu negócio. Abuse do tema nas redes sociais, já que isso desperta o interesse do cliente e mostra que você está ligado com as datas comemorativas. E além disso, pode gerar engajamento e resultados.
E então? Gostou das nossas dicas? Agora chegou a hora de colocar em prática todas as estratégias para garantir mais lucros durante o Carnaval e fazer dessa data, uma oportunidade de negócio e crescimento, mesmo sem a festividade nas ruas. Fale com o BDMG para solicitar seu crédito e dar um impulso para oportunidades ainda melhores.
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