Antes considerado uma tendência, com a pandemia do novo coronavírus o atendimento em formato delivery se tornou uma necessidade – por muitas vezes até considerada primária.
Segundo dados coletados pela Statista – uma empresa especializada em dados de mercado e consumidores – a estimativa de crescimento de novos usuários e pedidos em aplicativos de delivery era de 30% para o ano de 2020, mas, diante da necessidade e mudança nos padrões de consumo durante a pandemia, dados de fechamento do setor no ano mostraram que o crescimento de novos clientes foi de 115% enquanto o aumento nos pedidos foi de 975%.
A mesma pesquisa revela que o Brasil foi responsável por praticamente metade dos números de consumo do setor de delivery , com 48,77% do total na América Latina.
Considerando esses dados, podemos entender que uma boa opção para empresas que desejam minimizar os impactos da pandemia em suas vendas é oferecer seus produtos por serviços de delivery. Mas quais são os passos para começar a atender dessa forma? Isso é o que vamos te mostrar neste artigo. Prepare-se e boa leitura!
Um serviço de delivery , como canal de distribuição de seus produtos, e mesmo a prestação de serviços in loco , ou seja, no local de maior comodidade para o seu cliente, podem diferenciar o seu negócio frente à concorrência ao passo que permitem uma oferta no momento em que seu cliente precisa, com toda a comodidade e segurança que os tempos atuais demandam.
No entanto, ter um serviço delivery exige uma avaliação da adequação desse método de atendimento para a sua empresa, visto que nem todos os produtos e serviços conseguem ser ajustados para uma entrega de qualidade e mesmo uma experiência positiva. Um serviço de entrega pode ampliar e diversificar as vendas do seu negócio e permitir ainda:
Para implementar um sistema para oferecer seus produtos por serviços de delivery em sua empresa, é preciso levar em consideração algumas questões:
É preciso, para optar por serviços de delivery com sucesso, avaliar como sua empresa é vista, encontrada e como se comunica com seus clientes , além da forma de compra que é oferecida. Leve em consideração a jornada do cliente antes de implementar esse sistema.
Outro ponto importante é saber o “comportamento” do seu produto em transporte. Avalie se há riscos de danos aos produtos comercializados , se exigem cuidados especiais de transporte, entre outros. Garanta sempre a integridade dos produtos para uma boa experiência do cliente.
Uma boa experiência do cliente também passa por uma boa embalagem. Além de proteger seu produto durante o transporte, as embalagens são a primeira impressão que seu cliente terá em contato com seu produto. Por isso, por que não investir em uma embalagem especial que forneça uma experiência diferenciada?
Caso seu negócio seja do ramo alimentício, você terá que ter um cuidado especial com as embalagens para garantir que os alimentos frios e quentes permaneçam com sua temperatura inalterada do embarque à entrega ao cliente.
Principalmente durante a pandemia, é essencial
que você garanta a higiene dos produtos e embalagens desde seu despacho até sua entrega ao cliente.
Esse cuidado com o cliente
, além de diminuir a possibilidade de contaminações, pode agregar valor à sua empresa e sua marca.
Para garantir uma entrega de qualidade , é preciso conhecer a empresa e/ou entregador que você contrata para o serviço. A melhor solução, nesse caso, é buscar serviços de empresas confiáveis, com experiência comprovada no mercado e bem avaliadas por quem as utiliza.
Avalie com calma as possibilidades de contratação e quais apresentam o melhor custo benefício para o seu negócio e vão melhorar a experiência do cliente.
Cada vez mais os serviços de delivery se ramificam. Antes direcionados, primariamente, para o ramo de alimentação, hoje existem aplicativos de entrega que realizam transporte de diversos tipos de produtos.
Verifique a disponibilidade dos aplicativos
em sua região, faça contatos com pessoas que utilizam esses serviços e tire suas conclusões sobre qual proporcionará o melhor negócio para sua empresa.
Lembre-se que oferecer tipos de pagamentos diferenciados é, também, uma das formas de melhorar a experiência do cliente.
Aproveite essas dicas e avalie como implementar um serviço de delivery pode ajudar a aumentar suas vendas.
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