Teletrabalho: como empresas podem atuar com excelência nesse regime
O mundo passou por grandes mudanças com os reflexos da pandemia do COVID19. Sem nenhuma previsão ou planejamento, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o teletrabalho pelo bem-estar de seus colaboradores.
Enquanto grandes empresas já possuíam alguma noção de como esse tipo de trabalho deveria acontecer, os pequenos empresários e empreendedores tiveram que buscar informações e fazer testes para garantir que a eficiência do trabalho à distância fosse a mesma daquela dentro dos estabelecimentos comerciais ou escritórios.
Principais Aprendizados do Teletrabalho
Mais de um ano após a adoção do trabalho remoto ou teletrabalho, é possível citar alguns dos aprendizados ao longo desse período. Nós do BDMG Orienta selecionamos alguns deles, vamos lá?
- Eficiência : o teletrabalho mostrou-se muito eficiente na maioria das empresas. Muitos gestores afirmam que a capacidade produtiva de suas equipes aumentou e não houve queda na produtividade;
- Deslocamento: enquanto a demanda pelos serviços de entregas aumentou muito, os colaboradores diminuíram o tempo gasto no trajeto de casa para o trabalho. Para muitos, essa economia de tempo significou mais tempo com a família e mais tempo livre para curtir seus dias, diminuindo níveis de cansaço e estresse;
- Custo: muitos dos custos fixos dos escritórios e empresas diminuíram bastante com a ausência dos colaboradores. Grandes espaços puderam ser revistos e até mesmo reduzidos, gerando economias no fluxo de caixa;
É claro que os benefícios percebidos pelos empresários aconteceram paralelamente aos efeitos negativos da crise econômica. Isso pode dificultar a percepção real dos benefícios obtidos com o teletrabalho, por isso a dica é separar os cenários externos e interno para que você possa realmente identificar as mudanças.
O teletrabalho vai terminar?
É comum ouvir essa pergunta ou questionamentos similares. Muitas empresas decidiram manter como padrão o sistema de trabalho remoto ou à distância.
Uma grande parte das empresas, está optando por modelos híbridos de trabalho, que mesclam a presença do colaborador em alguns dias da semana no escritório com o teletrabalho. Com planejamento adequado, uma escala da presença física dos colaboradores é sinônimo de economia de aluguel, por exemplo. Espaços físicos menores, podem comportar aqueles colaboradores escalados, sem a necessidade de um grande espaço para o trabalho simultâneo de todos.
Dicas para adoção do teletrabalho
As orientações para o teletrabalho continuam sendo desenhadas, mas algumas dicas para o sucesso do seu negócio com o teletrabalho são:
Equipamentos : seus colaboradores precisarão de computadores velozes para realizarem suas tarefas com qualidade e dentro dos prazos estipulados. Considere a necessidade de cada posição ou trabalho desempenhado pelo colaborador antes de fazer a escolha pelos equipamentos;
Conexão com a Internet: seus colaboradores precisarão de uma conexão rápida com a Internet. Muitas empresas oferecem como benefício um tipo de ‘vale-internet’, que permite que os colaboradores contratem ou aumentem a velocidade da banda larga em suas casas;
Ferramentas: considere a contração de softwares ou aplicativos que unifiquem a comunicação de sua equipe e que permitam a realização de reuniões e apresentações com os demais membros de sua empresa e clientes. Isso garantirá que as informações de seu negócio permaneçam centralizadas e com acesso fácil;
Finanças: Economias para emergências precisam ser construídas ao longo do tempo, mas você não precisa se lamentar caso não tenha conseguido poupar ou economizar o suficiente. O BDMG oferece linhas de crédito com taxas muito pequenas para apoiar seus planos e garantir a tranquilidade de seu negócio.
Você gostou desse conteúdo? Clique no rodapé para assinar a newsletter do BDMG e receba mais conteúdos relevantes para seu negócio e empreendimento.
Crédito barato para empresas mineiras que faturam
até R$ 4,8 milhões/ano