logo
logo

Teletrabalho: como empresas podem atuar com excelência nesse regime

part • ago. 30, 2021

O mundo passou por grandes mudanças com os reflexos da pandemia do COVID19. Sem nenhuma previsão ou planejamento, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o teletrabalho pelo bem-estar de seus colaboradores. 

Enquanto grandes empresas já possuíam alguma noção de como esse tipo de trabalho deveria acontecer, os pequenos empresários e empreendedores tiveram que buscar informações e fazer testes para garantir que a eficiência do trabalho à distância fosse a mesma daquela dentro dos estabelecimentos comerciais ou escritórios. 

Principais Aprendizados do Teletrabalho

Mais de um ano após a adoção do trabalho remoto ou teletrabalho, é possível citar alguns dos aprendizados ao longo desse período. Nós do BDMG Orienta selecionamos alguns deles, vamos lá?

  • Eficiência : o teletrabalho mostrou-se muito eficiente na maioria das empresas. Muitos gestores afirmam que a capacidade produtiva de suas equipes aumentou e não houve queda na produtividade;
  • Deslocamento: enquanto a demanda pelos serviços de entregas aumentou muito, os colaboradores diminuíram o tempo gasto no trajeto de casa para o trabalho. Para muitos, essa economia de tempo significou mais tempo com a família e mais tempo livre para curtir seus dias, diminuindo níveis de cansaço e estresse; 
  • Custo: muitos dos custos fixos dos escritórios e empresas diminuíram bastante com a ausência dos colaboradores. Grandes espaços puderam ser revistos e até mesmo reduzidos, gerando economias no fluxo de caixa; 

 

É claro que os benefícios percebidos pelos empresários aconteceram paralelamente aos efeitos negativos da crise econômica. Isso pode dificultar a percepção real dos benefícios obtidos com o teletrabalho, por isso a dica é separar os cenários externos e interno para que você possa realmente identificar as mudanças.

O teletrabalho vai terminar? 

É comum ouvir essa pergunta ou questionamentos similares. Muitas empresas decidiram manter como padrão o sistema de trabalho remoto ou à distância.

  Uma grande parte das empresas, está optando por modelos híbridos de trabalho, que mesclam a presença do colaborador em alguns dias da semana no escritório com o teletrabalho. Com planejamento adequado, uma escala da presença física dos colaboradores é sinônimo de economia de aluguel, por exemplo. Espaços físicos menores, podem comportar aqueles colaboradores escalados, sem a necessidade de um grande espaço para o trabalho simultâneo de todos. 

Dicas para adoção do teletrabalho

As orientações para o teletrabalho continuam sendo desenhadas, mas algumas dicas para o sucesso do seu negócio com o teletrabalho são: 

Equipamentos : seus colaboradores precisarão de computadores velozes para realizarem suas tarefas com qualidade e dentro dos prazos estipulados.  Considere a necessidade de cada posição ou trabalho desempenhado pelo colaborador antes de fazer a escolha pelos equipamentos; 

Conexão com a Internet: seus colaboradores precisarão de uma conexão rápida com a Internet. Muitas empresas oferecem como benefício um tipo de ‘vale-internet’, que permite que os colaboradores contratem ou aumentem a velocidade da banda larga em suas casas;

Ferramentas: considere a contração de softwares ou aplicativos que unifiquem a comunicação de sua equipe e que permitam a realização de reuniões e apresentações com os demais membros de sua empresa e clientes. Isso garantirá que as informações de seu negócio permaneçam centralizadas e com acesso fácil; 

Finanças: Economias para emergências precisam ser construídas ao longo do tempo, mas você não precisa se lamentar caso não tenha conseguido poupar ou economizar o suficiente. O BDMG oferece linhas de crédito com taxas muito pequenas para apoiar seus planos e garantir a tranquilidade de seu negócio. 

Você gostou desse conteúdo? Clique no rodapé para assinar a newsletter do BDMG e receba mais conteúdos relevantes para seu negócio e empreendimento.

imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
Mais Posts
Share by: