Gestão de energia: como realizar e evitar impactos nos preços da sua empresa

part • 13 de outubro de 2021

Em setembro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento de 49,6% por KWh consumido, representando um aumento de quase 7% nas contas de energia em todo o Brasil. O que representa uma despesa extra para as casas dos brasileiros, simboliza um ponto de alerta ainda maior para os empreendedores que lidam com estabelecimentos maiores, com maior consumo, demanda e gasto de energia. 

Espaços de trabalho como lojas, restaurantes e fábricas, onde trabalham mais pessoas, possuem um desafio maior na gestão eficiente de energia, uma vez que esse é um insumo indispensável para sua operação, seja na climatização do ambiente ou na própria produção. Então nesse momento, muitos empreendedores se perguntam:

Como não deixar o meu gasto com energia afetar o preço do meu serviço? 

Uma coisa é certa, como empreendedor, não busque a solução mais simples. Avalie com bastante critério se os seus clientes aceitam um repasse de custos com um consequente aumento nos preços dos seus produtos ou serviços. Em muitos casos, o repasse sem o devido cuidado pode custar clientes e consequentemente uma perda ainda maior no faturamento.  Nessa circunstância específica da energia há outras saídas. 

Uma calculadora está em cima de uma nota de 100 dólares.

A primeira delas é a gestão de energia, você sabe como fazer? Basicamente é controlar e ter consciência dessa parte da sua empresa. Se a sua energia é por demanda, você consome toda a energia solicitada? Se não é por demanda, existe algum corte que possa ser feito sem diminuir o bem estar do cliente e funcionário? 

Ter esse controle e fazer essa gestão pode te ajudar a diminuir custos e impedir que os preços dos seus produtos e serviços subam e afetem as vendas. 

Opções Alternativas

Existe também uma alternativa muito implementada por empresas que é a migração para o Mercado Livre de Energia. Onde você tem liberdade para fazer escolhas e pode negociar preços, contratando, através de negociação, solicitações de energia que supram a sua demanda específica. Mas não se engane, apenas a migração para o mercado livre de energia não garante 100% de economia, é preciso fazer a gestão da energia, o controle da sua demanda, dos preços no mercado e principalmente dos contratos vigentes. 

Uma outra alternativa é optar por projetos de energia sustentável que sejam uma fonte alternativa de produção de energia. Mesmo que no começo essa alternativa não supra toda a demanda de energia, pode aliviar o gasto com as contas, ser uma boa iniciativa para o planeta e ainda um investimento para o longo prazo. Energias renováveis são tendência em investimento e apostar nisso pode ser uma excelente opção para o bolso.

Uma fileira de painéis solares e turbinas eólicas em um campo.

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais tem linhas de crédito exclusivas para você que tem um projeto sustentável ou pretende implementar um no seu negócio. São 3 linhas de crédito diferentes que incentivam a sustentabilidade e fomentam o desenvolvimento do seu negócio. 

 

Entenda mais clicando no link abaixo e seja um incentivador da sustentabilidade! 

Quero Saber Mais!

Crédito barato para empresas mineiras que faturam

até R$ 4,8 milhões/ano

Simulação Online

Mais publicações

empreendedor calculando fluxo de caixa projetado
Por Marcos Favero 4 de fevereiro de 2026
Fluxo de caixa projetado: aprenda como prever entradas e saídas da sua empresa ao longo do ano, antecipar riscos, planejar investimentos e tomar decisões financeiras.
empreendedor pesquisando sobre credito 2026
Por Marcos Favero 4 de fevereiro de 2026
Entenda como funciona a análise de crédito em 2026, os principais motivos da recusa de crédito e o que fazer após um empréstimo negado.
mulher buscando crédito empresarial
Por Marcos Favero 30 de janeiro de 2026
Aprenda como organizar sua empresa ao longo do ano para buscar crédito empresarial com mais estratégia, planejamento financeiro e maiores chances de aprovação.
mulher calculando score de crédito empresarial
Por Marcos Favero 30 de janeiro de 2026
Entenda o que é score de crédito empresarial, como ele é calculado e quais práticas ajudam a melhorar a pontuação e conquistar melhores condições de crédito.
pessoa calculando capital de giro no começo do ano
Por Marcos Favero 30 de janeiro de 2026
Capital de giro no começo do ano: saiba quando reorganizar o caixa e quando buscar crédito para manter a saúde financeira da sua empresa.
pessoas analisando indicadores financeiros
Por Marcos Favero 30 de janeiro de 2026
Descubra os principais indicadores financeiros essenciais para MPEs, entenda sua importância e aprenda a avaliar a saúde financeira do seu negócio.
Mostrar mais