logo
logo

Fidelizar clientes: veja como criar uma estratégia para o seu negócio

part • set. 03, 2021

Quem já está há algum tempo no mercado sabe que fidelizar clientes é uma tarefa que requer dedicação e pode trazer grandes benefícios para o negócio. Seja pelo lado financeiro, com clientes satisfeitos e fiéis, que sempre voltam a comprar com você; ou mesmo pela publicidade orgânica e gratuita conquistada. 

Mas e você? Sabe como fidelizar clientes? Já usou alguma estratégia de fidelização de clientes em seu negócio? Nesse artigo, vamos mostrar alguns dos benefícios de ter clientes fiéis e como conquistá-los. 

Custo de fidelização vs. custo de aquisição

Fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos clientes. A diferença é que o custo de retenção de uma pessoa que já compra com você ou contrata seus serviços é muito inferior ao custo de aquisição de um novo cliente.

Segundo Philip Kotler, considerado “pai do marketing moderno”, o custo de retenção de um cliente chega a ser de 5 a 7 vezes menor que o custo de aquisição de um novo, ou seja, o custo total em relação aos investimentos que você faria para atrair um novo cliente. 

Dados coletados pela Zendesk e pesquisas da Invesp indicam que 74% dos clientes se sentem fiéis a uma determinada marca ou empresa e que 52% dos clientes relatam fazer o possível para comprar de sua marca favorita. Mas o contraponto também aparece, já que 61% dos varejistas afirmam que o processo de fidelização de clientes é uma das suas maiores dificuldades. A questão aqui é que mesmo um incremento de 5% na lealdade de um cliente pode representar um aumento no lucro médio de 25% a 100%. 

Provas sociais para o seu negócio

Cada vez mais os interessados buscam clientes reais para ouvir opiniões e questionar sobre empresas e produtos. Essa é a prova social . São clientes que consomem produtos, serviços e conteúdo de uma empresa mostrando que estão satisfeitos e trabalhando como divulgadores de sua marca. 

 

Investir em fidelizar clientes é, também, utilizar a prova social como uma estratégia de fidelização de clientes a seu favor, já que ela tem um poder muito maior de convencimento do que vídeos institucionais ou outras propagandas sobre seu negócio. 

Quando você tem um cliente fiel, fica muito mais fácil pedir para que esse seja seu divulgador, fornecendo depoimentos para utilizar na mídia, por exemplo. 

Clientes fiéis ajudam a superar momentos de crise

Todo empreendedor sabe que deve estar preparado para os momentos de crise , seja por motivos internos ou externos. Por isso, investir desde cedo em fidelizar clientes é uma ótima estratégia para blindar suas finanças quando um desses momentos surgir. Assim, você consegue, também, arquitetar de forma inteligente a escalabilidade de seu negócio. 

Estabeleça uma estratégia de fidelização de clientes a partir de já!

Neste conteúdo você viu somente alguns dos muitos benefícios de contar com clientes fiéis para o seu negócio, mas eles não param por aqui. 

Se você quer conhecer mais benefícios e como fidelizar clientes, preparamos um guia completo com “5 dicas para fidelizar clientes”. 

Acesse e baixe o conteúdo para ter novas ideias e começar, a partir de já, a fidelizar clientes com sucesso.

Quer ver sua empresa crescer? Conte com o BDMG!

homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
mulher solicitando segunda via do boleto BDMG
Por Marcos Favero 14 mar., 2024
Saiba como emitir a 2ª via do boleto BDMG e mantenha seus pagamentos em dia. Acesse o Internet Banking e acompanhe seu financiamento com conveniência.
simular financiamento
Por Marcos Favero 08 mar., 2024
Descubra onde e como simular financiamento para MPEs. Conheça as taxas, opções de crédito e a vantagem do BDMG para empresas em Minas Gerais.
mulher com pasta na mão solicitando empréstimo para MPE
Por Marcos Favero 05 mar., 2024
Descubra por que optar por um empréstimo empresarial é crucial para o sucesso do seu negócio. Conheça as vantagens e como fazer a escolha certa.
Mais Posts
Share by: