Fidelizar clientes: veja como criar uma estratégia para o seu negócio

Equipe BDMGEquipe BDMG - 3 de Setembro de 2021.

Quem já está há algum tempo no mercado sabe que fidelizar clientes é uma tarefa que requer dedicação e pode trazer grandes benefícios para o negócio. Seja pelo lado financeiro, com clientes satisfeitos e fiéis, que sempre voltam a comprar com você; ou mesmo pela publicidade orgânica e gratuita conquistada. 

Mas e você? Sabe como fidelizar clientes? Já usou alguma estratégia de fidelização de clientes em seu negócio? Nesse artigo, vamos mostrar alguns dos benefícios de ter clientes fiéis e como conquistá-los. 

Custo de fidelização vs. custo de aquisição

Fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos clientes. A diferença é que o custo de retenção de uma pessoa que já compra com você ou contrata seus serviços é muito inferior ao custo de aquisição de um novo cliente.

Segundo Philip Kotler, considerado “pai do marketing moderno”, o custo de retenção de um cliente chega a ser de 5 a 7 vezes menor que o custo de aquisição de um novo, ou seja, o custo total em relação aos investimentos que você faria para atrair um novo cliente. 


Fidelizar clientes: veja como criar uma estratégia para o seu negócio

Dados coletados pela Zendesk e pesquisas da Invesp indicam que 74% dos clientes se sentem fiéis a uma determinada marca ou empresa e que 52% dos clientes relatam fazer o possível para comprar de sua marca favorita. Mas o contraponto também aparece, já que 61% dos varejistas afirmam que o processo de fidelização de clientes é uma das suas maiores dificuldades. A questão aqui é que mesmo um incremento de 5% na lealdade de um cliente pode representar um aumento no lucro médio de 25% a 100%. 

Provas sociais para o seu negócio

Cada vez mais os interessados buscam clientes reais para ouvir opiniões e questionar sobre empresas e produtos. Essa é a prova social. São clientes que consomem produtos, serviços e conteúdo de uma empresa mostrando que estão satisfeitos e trabalhando como divulgadores de sua marca. 


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Investir em fidelizar clientes é, também, utilizar a prova social como uma estratégia de fidelização de clientes a seu favor, já que ela tem um poder muito maior de convencimento do que vídeos institucionais ou outras propagandas sobre seu negócio. 

Quando você tem um cliente fiel, fica muito mais fácil pedir para que esse seja seu divulgador, fornecendo depoimentos para utilizar na mídia, por exemplo. 

Clientes fiéis ajudam a superar momentos de crise

Todo empreendedor sabe que deve estar preparado para os momentos de crise, seja por motivos internos ou externos. Por isso, investir desde cedo em fidelizar clientes é uma ótima estratégia para blindar suas finanças quando um desses momentos surgir. Assim, você consegue, também, arquitetar de forma inteligente a escalabilidade de seu negócio. 

Estabeleça uma estratégia de fidelização de clientes a partir de já!

Neste conteúdo você viu somente alguns dos muitos benefícios de contar com clientes fiéis para o seu negócio, mas eles não param por aqui. 

Se você quer conhecer mais benefícios e como fidelizar clientes, preparamos um guia completo com “5 dicas para fidelizar clientes”. 

Acesse e baixe o conteúdo para ter novas ideias e começar, a partir de já, a fidelizar clientes com sucesso.

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