logo
logo

Automação de caixa: praticidade e velocidade no atendimento ao cliente

part • jun. 22, 2021

A tecnologia atual permite que mesmo micro e pequenas empresas digitalizem suas operações e, com isso, possam otimizar seu tempo, gestão, melhorar suas vendas e aumentar seu lucro. Processos como a automação de caixa tornam o trabalho muito mais eficiente e produtivo, podendo ser um investimento que apresenta resultados mesmo em curto prazo.

Nesse conteúdo, vamos mostrar como essa automação de caixa pode alavancar seus negócios e surgir como uma sábia atitude empreendedora mesmo no início de suas operações. Prepare-se e boa leitura!

Competição acirrada gera necessidade de otimização

Quem já está presente no mercado há algum tempo sabe que, mais que teoria, a informação de que a concorrência estimula a evolução é realidade. Com o avanço cada vez maior das vendas online e entregas por delivery , mesmo nos pequenos comércios é preciso investir na automação de caixa para que todo o processo da cadeia de vendas seja otimizado.

Mas como se preparar e investir em um processo de automação de caixa? O primeiro passo é criar um sistema de identificação e controle para todos os produtos, que integre as operações de ponta a ponta.

Criando sua primeira estrutura de automação de caixa

Como falamos anteriormente em nosso blog, identificar os produtos por meio do código de barras é essencial para a gestão eficiente de estoques, por exemplo. Mas isso não significa que a prática está atrelada somente a essa função. Esses códigos serão cruciais para a gestão eficiente e automatizada de caixa.

Para começar sua primeira estrutura de automação de caixa, você deve avaliar o porte de seu negócio e a quantidade de itens que precisa cadastrar. Com essa análise, você poderá enxergar melhor se o seu estabelecimento precisa de um PDV com um microcomputador dedicado à automação de caixa mais robusto ou se um microterminal – que é basicamente um PC simples com capacidade de emitir cupons fiscais – pode ser a solução mais vantajosa e econômica.

Além disso, é obrigatório e exigido por lei que empresas com faturamento anual superior a 120 mil reais tenham um Emissor de Cupom Fiscal (ECF), utilizado em transações que sejam passíveis de tributação pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Vale lembrar que implementar uma automação de caixa eficiente é olhar, também, para a experiência do cliente. Os sistemas informatizados facilitam a consulta de preços, podem evitar longas filas e ainda gerar credibilidade para o seu negócio.

Dicas para quem quer iniciar uma automação de caixa

Principalmente em empresas de pequeno porte , implementar uma automação de caixa completa que pense em todo processo logístico, de ponta a ponta, pode ser um pouco mais difícil. A dica aqui é buscar empresas confiáveis e especializadas no assunto para realizar todas as etapas do processo e evitar conflitos de informação.

Agora, se você está começando a empreender e já está pensando em todos os aspectos do seu negócio, além de uma boa atitude empreendedora, você já começa com a possibilidade de criar todas as etapas do processo de forma otimizada. É claro que ainda vai precisar de um fornecedor especializado e de boa reputação, então não deixe de garantir que seu contrato cubra a aquisição, instalação, treinamento de funcionários, manutenção e atualização de máquinas.

Conte com o BDMG para ampliar seu negócio!

Nas linhas de crédito do BDMG você encontra, além do capital de giro necessário para auxiliar sua empresa a continuar operando, soluções para investir em otimizações como a automação de caixa.
É uma oportunidade de você ampliar seu negócio e, consequentemente, melhorar suas vendas.
Faça uma simulação e seja parceiro do BDMG!

cálculo do prazo de carência
Por Marcos Favero 25 abr., 2024
Descubra se o prazo de carência em empréstimos é uma vantagem ou um custo adicional. Saiba mais sobre essa condição financeira aqui.
credito taxa pré e pós fixada
Por Marcos Favero 23 abr., 2024
Descubra as diferenças entre taxa pré e pós-fixada em financiamentos. Escolha com segurança. Explore as opções para MPEs agora!
imagem mostra um dado escrito
Por Marcos Favero 18 abr., 2024
Descubra se a Selic deve subir ou baixar e como isso afeta o crédito. Conheça opções de crédito vinculadas à Selic para micro e pequenas empresas.
homem calculando comprometimento de renda
Por Marcos Favero 16 abr., 2024
Descubra como evitar comprometer o financeiro da sua empresa ao captar empréstimos. Saiba o limite ideal e confira as opções disponíveis para PJ!
empreendedores buscando crédito para micro e pequenas empresas
Por Marcos Favero 11 abr., 2024
Descubra por que o Crédito BDMG se destaca como a melhor opção para micro e pequenas empresas. Conheça suas vantagens exclusivas agora!
máquina funcionando após ser comprada via financiamento de equipamentos
Por Marcos Favero 09 abr., 2024
Descubra como o financiamento de equipamentos pode impulsionar o crescimento de Micro e Pequenas Empresas. Conheça o Pronampe e suas vantagens!
pessoas comemorando alcance de metas 2024
Por Marcos Favero 04 abr., 2024
Descubra como definir e alcançar metas empresariais para 2024. Estratégias SMART, exemplos práticos e plano de ação. Confira agora!
pequenas empresas
Por Marcos Favero 02 abr., 2024
Descubra como gerenciar as finanças de pequenas empresas de forma eficaz com nosso guia definitivo. Sucesso financeiro ao seu alcance!
Crédito para pequenas empresas
Por Marcos Favero 28 mar., 2024
Descubra se o crédito para pequenas empresas é a melhor escolha. Explore opções, critérios e taxas para uma decisão informada. Leia mais!
como abrir uma filial
Por Marcos Favero 21 mar., 2024
Descubra como abrir uma filial de forma eficaz e desvende as dúvidas mais comuns nesse processo. Planeje, expanda e conquiste novos horizontes!
Mais Posts
Share by: