Código de barras: uma ferramenta de organização e gestão de estoque.

Equipe BDMGEquipe BDMG - 16 de Junho de 2021.

Empreender sempre é um desafio, principalmente para quem está começando. Quando falamos de gestão de estoque, são várias as dúvidas sobre organização dos produtos de forma que sua logística seja otimizada e, para melhorar esse aspecto da gestão do seu negócio, existem algumas ferramentas que podem te ajudar.

O código de barras, no padrão GS1 (antigo EAN), é uma das ferramentas mais utilizadas, pois estabelece um padrão geral e reconhecível na maioria dos sistemas informatizados. Neste conteúdo, você vai entender como funciona o código de barras e como criar seus códigos para otimizar sua gestão de estoque.

O que é e como funciona o código de barras?

O código de barras no modelo GS1 é um sistema criado para identificar, descrever e enumerar itens, sejam esses produtos, serviços, localizações ou outros. Adotado por mais de 100 países e inúmeras empresas pelo mundo, o código de barras é composto por 13 dígitos, com a sequência de dígitos do país, dígitos de identificação referentes à empresa, dígitos de produto e dígito de controle. Todas as informações armazenadas pelo código de barras podem ser lidas (escaneadas) e interpretadas em qualquer computador.

codigo-de-barras-leitor

Otimizando recursos e a gestão de estoque

Se você possui um e-commerce, a utilização desse sistema de codificação para sua gestão de estoque se faz necessária para você conseguir integrar de forma precisa os estoques físico e virtual.

Essa é uma forma de garantir o controle de disponibilidade e rastreabilidade dos produtos em todas as etapas do processo de vendas. Seus colaboradores poderão identificar itens com maior saída, necessidades de reposição, tempo de duração do estoque, entre outros dados essenciais para seu negócio.

Evite reclamações e a insatisfação do seu cliente

Segundo dados do Procon, foram registradas cerca de 242 mil queixas relacionadas a compras on-line até outubro do ano passado (2020), muitas delas com referência aos atrasos na entrega. Um número que vem aumentando conforme o crescimento das compras on-line, devido à pandemia do novo coronavírus.

codigo-de-barras-insatisfacao-cliente

Geralmente, o prazo de entrega indicado é de sete dias úteis, mas o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estabelece uma regra quanto ao prazo máximo para entrega dos produtos. Estabelece apenas que as empresas devem informar aos clientes a data prevista para o recebimento de suas compras.

Com uma gestão de estoque feita pelo código de barras, também é possível rastrear o produto do momento da compra até a chegada nas mãos do cliente. Assim, você evita problemas com a logística de entrega, reclamações posteriores ou mesmo ações mais drásticas por parte dos clientes, que podem comprometer a imagem da sua empresa.

Como criar um código de barras?

Agora que você já sabe como funciona o código de barras e os benefícios que pode apresentar para sua gestão de estoque e de negócios em geral, veja seguir como criar os códigos para seus produtos.

 

  • Código GTIN e representação gráfica

Você já deve ter visto que o código de barras, além dos desenhos das barrinhas (representação gráfica), tem alguns números. Esses números são conhecidos como GTIN (Número Global do Item Comercial) e representam, em sequência, alguns fatores, como você viu acima. 

Para criar seu código de barras para um produto, você precisa estar associado ao GS1 Brasil e seguir os passos indicados pelo portal. Com o sistema global, você terá controle total e melhor gestão de estoque para otimizar seus negócios.

modelo-codigo-de-barros

Invista na gestão de estoque e veja sua empresa crescer!

Com as linhas de crédito do BDMG, além do capital de giro necessário para que sua empresa continue operando, você encontra uma solução para investir na melhoria de processos e gestão do seu negócio.

Faça uma simulação e veja como podemos te ajudar a ver sua empresa crescendo cada vez mais.

bdmg-cta-pronampe-cadastro

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários