Vale a pena vender por serviços de delivery?

Equipe BDMGEquipe BDMG - 20 de Julho de 2021.

Antes considerado uma tendência, com a pandemia do novo coronavírus o atendimento em formato delivery se tornou uma necessidade - por muitas vezes até considerada primária.

Segundo dados coletados pela Statista - uma empresa especializada em dados de mercado e consumidores - a estimativa de crescimento de novos usuários e pedidos em aplicativos de delivery era de 30% para o ano de 2020, mas, diante da necessidade e mudança nos padrões de consumo durante a pandemia, dados de fechamento do setor no ano mostraram que o crescimento de novos clientes foi de 115% enquanto o aumento nos pedidos foi de 975%.

A mesma pesquisa revela que o Brasil foi responsável por praticamente metade dos números de consumo do setor de delivery, com 48,77% do total na América Latina.

Considerando esses dados, podemos entender que uma boa opção para empresas que desejam minimizar os impactos da pandemia em suas vendas é oferecer seus produtos por serviços de delivery. Mas quais são os passos para começar a atender dessa forma? Isso é o que vamos te mostrar neste artigo. Prepare-se e boa leitura!

Quais os benefícios em oferecer delivery?

Um serviço de delivery, como canal de distribuição de seus produtos, e mesmo a prestação de serviços in loco, ou seja, no local de maior comodidade para o seu cliente, podem diferenciar o seu negócio frente à concorrência ao passo que permitem uma oferta no momento em que seu cliente precisa, com toda a comodidade e segurança que os tempos atuais demandam.

atendimento-delivery

No entanto, ter um serviço delivery exige uma avaliação da adequação desse método de atendimento para a sua empresa, visto que nem todos os produtos e serviços conseguem ser ajustados para uma entrega de qualidade e mesmo uma experiência positiva. Um serviço de entrega pode ampliar e diversificar as vendas do seu negócio e permitir ainda:

  • oferecer maior comodidade aos clientes;
  • aumentar a clientela;
  • manter as metas de vendas;
  • aumentar o faturamento;
  • otimizar o atendimento.

Como montar um delivery em 5 passos?

Para implementar um sistema para oferecer seus produtos por serviços de delivery em sua empresa, é preciso levar em consideração algumas questões:

1. Entenda sua empresa e seu produto

É preciso, para optar por serviços de delivery com sucesso, avaliar como sua empresa é vista, encontrada e como se comunica com seus clientes, além da forma de compra que é oferecida. Leve em consideração a jornada do cliente antes de implementar esse sistema.

Outro ponto importante é saber o “comportamento” do seu produto em transporte. Avalie se há riscos de danos aos produtos comercializados, se exigem cuidados especiais de transporte, entre outros. Garanta sempre a integridade dos produtos para uma boa experiência do cliente.

2. Avalie as embalagens

Uma boa experiência do cliente também passa por uma boa embalagem. Além de proteger seu produto durante o transporte, as embalagens são a primeira impressão que seu cliente terá em contato com seu produto. Por isso, por que não investir em uma embalagem especial que forneça uma experiência diferenciada?

abrindo-encomenda-delivery

Caso seu negócio seja do ramo alimentício, você terá que ter um cuidado especial com as embalagens para garantir que os alimentos frios e quentes permaneçam com sua temperatura inalterada do embarque à entrega ao cliente.

3. Garanta a higiene adequada

Principalmente durante a pandemia, é essencial que você garanta a higiene dos produtos e embalagens desde seu despacho até sua entrega ao cliente.
Esse cuidado com o cliente, além de diminuir a possibilidade de contaminações, pode agregar valor à sua empresa e sua marca.

4. Conte com serviços de entrega de qualidade

Para garantir uma entrega de qualidade, é preciso conhecer a empresa e/ou entregador que você contrata para o serviço. A melhor solução, nesse caso, é buscar serviços de empresas confiáveis, com experiência comprovada no mercado e bem avaliadas por quem as utiliza.

Avalie com calma as possibilidades de contratação e quais apresentam o melhor custo benefício para o seu negócio e vão melhorar a experiência do cliente.

5. Use os aplicativos de delivery com inteligência!

Cada vez mais os serviços de delivery se ramificam. Antes direcionados, primariamente, para o ramo de alimentação, hoje existem aplicativos de entrega que realizam transporte de diversos tipos de produtos.

aplicativo-delivery

Verifique a disponibilidade dos aplicativos em sua região, faça contatos com pessoas que utilizam esses serviços e tire suas conclusões sobre qual proporcionará o melhor negócio para sua empresa.
Lembre-se que oferecer tipos de pagamentos diferenciados é, também, uma das formas de melhorar a experiência do cliente.

Aproveite essas dicas e avalie como implementar um serviço de delivery pode ajudar a aumentar suas vendas.
Para investir no seu negócio e ter o capital de giro essencial para que sua empresa funcione bem, conte sempre com o BDMG!

bdmg-pronampe-cadastro-2021

Já fez uma simulação de empréstimo?

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários