{Uberaba} Cidades Mineiras

Equipe BDMGEquipe BDMG - 30 de julho de 2019.

História e população

Antes de ser propriamente mineira, a região em que hoje se encontra Uberaba, no Triângulo Mineiro, já pertenceu às Capitanias do Espírito Santo, São Paulo e Goiás. A cidade conta com marcos reconhecidos no Brasil e no mundo, como a espiritualidade do médium Chico Xavier, o desenvolvimento da pecuária zebuína e a paleontologia.

Hoje em dia, Uberaba possui um centro comercial dinâmico, uma agricultura produtiva, uma pecuária seletiva (com importação de gados da Índia), um parque industrial diversificado e está entre as 10 cidades mais populosas de Minas Gerais, com cerca de 330 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE 2018.

Curiosidades

  • Casa de Chocolates

Em 2018, um grupo da cidade construiu a maior casa de chocolate do mundo. A certificação foi realizada pelos avaliadores do Guinness World Records, durante a 2ª edição da Expocolate. A escultura de 15 m² é dividida em dois cômodos e tem 2,40 metros de altura. Cerca de 25 pessoas trabalharam na construção durante 180 horas, utilizando 10.488 quilos do produto numa estrutura cheia de detalhes como telhas, janelas e portas

  • Terra dos Dinossauros

terra-dos-dinossauros-Uberaba

Você não entendeu errado!

Existem dinossauros em Uberaba – mais precisamente em Peirópolis, um distrito rural do município mineiro que se localiza às margens da rodovia BR-262, a 20 km do centro da cidade. Peirópolis é considerada a Terra dos Dinossauros, mas não se assuste! O vilarejo recebeu esse título graças à enorme concentração de fósseis dos mais diversos tipos de vertebrados em suas imediações.

Os primeiros fósseis foram encontrados na cidade no início do século XX e, desde então, o distrito construiu sua história como sendo o Sítio Arqueológico mais importante do Brasil.

Mas foi apenas no ano de 1992 que a cidade inaugurou seu próprio Centro de Pesquisas Paleontológicas e Museu dos Dinossauros – antes disso, todos os fósseis eram enviados para serem estudados no Rio de Janeiro.

A criação do museu transformou a história de Uberaba e Peirópolis, se tornando uma grande região de turismo rural.

Capital Mundial do Zebu

O título foi dado a Uberaba por se tornar um local de referência na criação, comercialização e desenvolvimento genético da raça indiana — que foi introduzida na cidade no fim do século XIX.

Vários pecuaristas uberabenses continuaram o processo de importação direta dessa espécie bovina. Aqui, a raça zebu foi aprimorada, ao longo dos anos, quanto aos seus caracteres genéticos.

Hoje, de um plantel de 210 milhões de cabeças, existentes no país, cerca de 90% pertencem a essa raça, ou são azebuadas. Nesse particular, o Brasil só perde para a Índia, que conta com um rebanho de 330 milhões de animais da raça zebuína.

Por isso, muitas pessoas vão até o município para participar de feiras agropecuárias, como a ExpoZebu — que é realizada, tradicionalmente, no Parque de Exposições Fernando Costa.

PIB (Produto Interno Bruto)

Uberaba tem o 6º maior PIB no estado de Minas Gerais, com cerca de 13 bilhões de reais, ficando atrás de Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Betim e Juiz de Fora. No Brasil, ocupa a 64º posição.

A cidade é o principal polo produtor de fertilizantes fosfatados (adubos) do Brasil. A produção dessa commodity é realizada primordialmente pela empresa estadunidense Mosaic com operações em Uberaba, Tapira, Patrocínio e Araxá. Além de fertilizantes, Uberaba conta com várias plantas fabricantes de agroquímicos, como a da FMC Química do Brasil Ltda.

As Micro e Pequenas Empresas

Em Uberaba, existem cerca de 15 mil micro e pequenas empresas, sendo 41% do setor de comércio, 37% do setor de serviços, 16% do setor industrial e 6% do setor agro.

Entre os 10 segmentos com maior resultado econômico estão:

  1. Construção de edifícios;
  2. Comércio de mercadorias em geral alimentícios;
  3. Fabricação de álcool;
  4. Comércio varejista de artigos de vestuário;
  5. Fabricação de adubos e fertilizantes;
  6. Criação de bovinos;
  7. Comércio varejista de outros produtos;
  8. Comércio atacadista de equipamentos e artigos de uso pessoal;
  9. Comércio varejista de veículos automotores;
  10. Fabricação de defensivos agrícolas.

ISDEL (Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local)

isdel-uberaba

O ISDEL é o índice do Sebrae Minas que busca apresentar em termos quantitativos as dimensões de desenvolvimento a fim de promover o crescimento econômico local.

O índice utiliza 135 indicadores e variáveis de fontes oficiais, divididos nas cinco dimensões - Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

As pessoas que pensam que as ações de fomento à inovação e ao empreendedorismo estão concentradas apenas nas capitais estão enganadas.

Uberaba tem sido destaque na valorização das micro e pequenas empresas e, para isto, criou um ambiente favorável à implementação de novos negócios. Uberaba é o terceiro no ranking de Minas Gerais no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e Contagem.

Gestão Ambiental Municipal

O Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal, entregue pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), colocou Uberaba entre o grupo seleto de 2,5% dos municípios reconhecidos nacionalmente, nesta premiação que foi considerada a segunda maior do segmento desde a Eco 92 — conferência de chefes de Estado realizada pelas Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento.

Ambiente de Negócios

Uma pesquisa elaborada pela consultoria Urban Systems em 2018, destacou Uberaba como a terceira melhor cidade em Minas Gerais para se fazer negócios em meio à recessão.

No Brasil, a cidade é a 49ª, tendo melhorado 24 posições desde a edição de 2017 da pesquisa, em que apareceu na 73ª posição. O estudo leva em consideração indicadores sociodemográficos, econômicos, de saúde, educação, finanças, transporte e infraestrutura.

Em um outro ranking, o Connected Smart Cities também destacou Uberaba como a 16ª cidade no país em termos de tecnologia e inovação e a 19ª em educação. No ranking geral, a cidade aparece na 40º posição entre as 100 cidades pesquisadas.

Inovação no Agronegócio

A cidade de Uberaba, considerada a capital brasileira do agronegócio, terá oficialmente o primeiro hub de inovação 1005 voltado para o agronegócio do Estado. Denominado Celeiro, o Centro de Referência em empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio fica localizado no campus da Fazu.

Em um espaço especialmente estruturado para receber empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups -, além de empresas, nacionais e internacionais e potenciais investidores.

Setor Agropecuário

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com informações do IBGE, sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM) referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017, mostra Uberaba em 21º lugar no País e 1º lugar em Minas Gerais. O Município registrou PIB agropecuário de R$13.453.594.000,00 e taxa de crescimento de 7,86%, entre 2014 e 2016.

Segundo o IBGE, 82% dos municípios brasileiros classificados como os maiores produtores do setor agropecuário cresceram em média 4,4% ao ano no período. Ou seja, Uberaba ficou acima desse percentual.

Além de ser o principal produtor geral de grãos do estado, Uberaba também é líder na produção de milho. Foram 409 mil toneladas em 2008. Unaí é o segundo produtor estadual do grão, com 253 mil toneladas, seguido por Sacramento, Perdizes e Nova Ponte.

Para além dos números de sua produção agropecuária, o Triângulo Mineiro também sedia várias festividades de relevância nacional e internacional, que atraem uma grande quantidade de turistas, como a Festa Nacional do Milho (Fenamilho), em Patos de Minas, e a Expozebu, em Uberaba.

O BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - tem expertise e atendimento especializado para apoiar o agronegócio com linhas para capital de giro e investimentos.

Se você precisa de um apoio financeiro para mecanização e modernização rural, investimento em frotas e equipamentos, conte o BDMG e realize sua solicitação de crédito online clicando no botão abaixo:

 

Nova call to action

Assine a Newsletter.

Posts relacionados

Comentários